Quais as principais vantagens e desvantagens do home office?

0800 60 Clique para ver

Tudo sobre home office: vantagens e desvantagens para sua empresa

Por Marcelo Marques

Empreendedorismo

Publicado - 03/09/2021

Baixe nosso material mais recente!

Baixe nosso material mais recente!
Baixar Material
Tudo sobre home office: vantagens e desvantagens para sua empresa

Sumário

    Pensar nas vantagens e desvantagens do home office é uma pergunta recorrente para você? Então, veja como a facilidade dos meios de comunicação e novas práticas empregatícias mudaram o jeito de se enxergar o trabalho em casa.

    Home office: vantagens e desvantagens

    Popularmente conhecido como “o trabalho do futuro”, ainda existem questionamentos sobre os pontos positivos e negativos do home office, mas, afinal, quais são eles?

    Nota-se que os custos de home office são bem inferiores aos de manter uma empresa física, favorecendo muitas áreas, principalmente aquelas que não dependem do relacionamento direto com o consumidor. 

    Quer descobrir mais sobre como identificar se a sua empresa pode aderir ao home office sem perder a qualidade dos serviços e, principalmente, a excelência do atendimento?

    Então, siga a leitura para mais um conteúdo exclusivo e veja como encontrar neste mercado uma nova oportunidade de expansão e crescimento para a sua empresa.

    Home office: o trabalho do futuro

    Antes de iniciarmos o questionamento sobre as vantagens e desvantagens do home office, é bom esclarecer tudo sobre essa prática nova prática que tem tomado conta do mundo, compreendendo o porquê desta modalidade marcar presença logo agora.

    Termo originário do inglês, o home office tem como tradução literal “escritório em casa”, tornando possível executar de forma remota todo serviço que não depende de uma presença no escritório.

    Mas, por que hoje essa é uma realidade mais comum do que imaginávamos?

    Com a facilidade da internet e otimização dos processos internos de uma empresa, hoje a possibilidade de realizar o trabalho remoto no atendimento ao cliente está cada vez mais presente nas empresas, trazendo como consequência inúmeras vantagens.

    Isso porque os profissionais estão mais capacitados e antenados, fazendo com que as empresas também se atualizem e evoluam, disponibilizando cursos, material de ponta e novas possibilidades de se trabalhar com qualidade.

    As empresas que decidem investir em plataformas integradas ou na terceirização de alguns serviços como, por exemplo, o atendimento ao cliente no home office, acabam otimizando seus processos e o gerenciamento do tempo dos seus funcionários.

    Ou seja, o que antes exigia a utilização de diversos instrumentos de trabalho como: papel, caneta, inúmeras planilhas, sistemas complicados e distintos, pode ser direcionado facilmente para apenas um lugar, possibilitando tranquilamente o trabalho remoto.

    Mas, ainda assim, existem algumas funções que dependem do toque e da atenção presencial humana e é justamente por isso que decidimos trazer os pontos positivos e negativos do home office.

    Veja tudo sobre essas vantagens e desvantagens do trabalho em home office e se a sua empresa está preparada para isso!

    Pontos positivos do home office

    Agora que compreendeu sobre o motivo do trabalho remoto ser um modelo de trabalho em ascensão, vamos falar sobre as vantagens do home office e como identificar soluções para modernizar a forma de trabalhar.

    Vimos que a expansão do home office abriu novas possibilidades de empresas, como a sua, trabalharem e se estruturarem. Atualmente, onde tudo é dinâmico e acelerado, essa modalidade ganhou cada vez mais espaço e dessa vez, parece vir para ficar!

    Seja em tempo integral ou apenas alguns dias da semana, podemos listar dentre as vantagens do home office os seguintes pontos: 

    1. Gastos menores para empresa

    Na lista de vantagens do home office, não poderíamos deixar de falar sobre como os custos com a empresa e os colaboradores diminui, de luz até o vale-transporte, o que torna o processo de trabalho remoto uma forma de diminuir gastos.

    2. Aproveitamento do tempo

    Antes o funcionário que perdia mais de quatro horas no trânsito ou no transporte público, agora consegue utilizar o tempo para seu lazer e recreação, melhorando assim o desempenho em suas tarefas diárias por conta da melhora na qualidade de vida.

    3. Conforto e privacidade

    É notável a diferença brutal de conforto e privacidade para aqueles mais introvertidos e que trabalham melhor quietos, o home office é um prato cheio para ajudar o colaborador a se concentrar nas demandas e melhorar o desempenho, sendo um grande benefício quando pensamos na produtividade.

    4. Mudanças de local e expansão da equipe

    Se a sua empresa conseguir desenvolver a autonomia necessária durante o home office, é possível tornar essa a única forma de trabalho dentro de seu negócio, utilizando os recursos antes gastos com estrutura para mudar de local e expandir a equipe. 

    Além disso, é possível contratar profissionais de qualquer local, não ficando limitado à região da sua empresa. Isso, com certeza, traz novas possibilidades, sendo possível encontrar as pessoas certas para o seu negócio.

    5. Terceirização de serviços

    Por fim, dentro da nossa lista de vantagens no home office, temos como benefício a possibilidade de terceirizar serviços que antes eram exercidos por uma equipe própria.

    Através desse novo formato, as empresas podem perceber que a terceirização, além de reduzir custos, é uma forma de garantia de qualidade, visto que as empresas focadas nisso disponibilizam treinamentos e garantem a efetividade do serviço prestado.

    Pontos negativos do home office

    Pode parecer impossível listar os pontos negativos do home office após entender quão benéfico para o seu bolso e para o sucesso da empresa pode ser a aplicação dessa nova modalidade de trabalho.

    Mas também precisamos citar os inconvenientes, riscos e desvantagens que o trabalho remoto acarreta.

    Lembre-se que a gestão é algo que pode mudar o cenário e que com o planejamento correto, é possível, sim, realizar o trabalho remoto e terceirizar o atendimento telefônico ao cliente. 

    Então dentro das desvantagens do home office, selecionamos como pontos fracos os seguintes acontecimentos: 

    1. Mau atendimento ao cliente home office

    Uma das reclamações que temos que considerar é que muitos colaboradores deixam a desejar no atendimento telefônico quando trabalham remotamente. Isso porque não são monitorados da mesma forma que trabalhando presencialmente.

    A solução para isso, na maioria dos casos, é terceirizar o atendimento e focar em outras áreas da empresa para o home office.

    2. Descontrole nos processos gerenciais 

    Outro fator que prejudica a inserção do home office em algumas empresas é o descumprimento e até mesmo o descontrole em processos internos, que já era difícil com a monitoria presencial.

    Portanto, é importante acompanhar o dia a dia dos colaboradores, solicitando relatórios de produtividade e abrir espaço para adaptações e mudanças que favoreçam o desempenho do setor.

    3. Dificuldade de socialização em grupo

    A dificuldade de socialização é o que mais chama atenção dentre as vantagens e desvantagens do home office. Afinal, muitos tendem a se sentir sozinhos e sentem dificuldade de se comunicar com os seus colegas de empresa.

    Já que o modelo proporciona mais quietude e privacidade, o silêncio se torna parte do dia a dia, deixando um buraco para a socialização. Uma boa alternativa é focar na comunicação da equipe, inclusive criando espaços para descontração, como um happy hour algumas vezes no mês.

    4. Conciliar vida profissional e pessoal

    Por fim, uma desvantagem que dificulta muito a qualidade e desempenho no trabalho remoto é a falta de organização pessoal, isso porque o mau gerenciamento dos dois pode fazer com que o funcionário perca mais tempo trabalhando do que no lazer ou vice-versa.

    Por isso, é necessário deixar claro ao colaborador os horários de início, de pausa e de término da jornada de trabalho, além de acompanhar se o mesmo tem os cumprido.

    Devo investir no atendimento ao cliente em home office?

    Se você acompanha nossos conteúdos, está cansado de saber como a excelência no atendimento melhora a experiência do cliente. Porém, não podemos deixar de lado as questões relacionadas sobre a eficiência de um atendimento ao cliente em home office.

    Como em toda modalidade, o home office apresenta tanto vantagens quanto desvantagens. Mas é importante lembrar que, com uma boa gestão e comunicação, é possível encontrar boas alternativas para a maioria dos pontos negativos.

    O atendimento ao cliente é o pilar de sucesso em toda boa empresa, mas também seu calcanhar de Aquiles. Afinal, se não estiver com a equipe alinhada, profissionais capacitados e instrumentos de trabalho de qualidade, o atendimento ao cliente em home office poderá ser um risco para seu negócio.

    A Prestus é a primeira e maior empresa de Secretárias Compartilhadas no Brasil, atendendo em nome de mais de 500 empresas com total sigilo e prestatividade.

    Entre as principais vantagens da contratação do serviço de assistentes virtuais para o seu negócio, podemos ressaltar:

    • Economia com infraestrutura e Recursos Humanos;
    • Melhoria no atendimento e satisfação do cliente;
    • Maior produtividade para a equipe de vendas;
    • Realização de um pós-vendas eficiente.

    Quer saber mais sobre como esse serviço pode otimizar o seu negócio? Confira também estes conteúdos:

    [Infográfico] Como tornar o home office mais produtivo

    [Ebook] Tudo que você precisa saber antes de contratar um call center

    [Guia Visual] 5 benefícios do atendimento compartilhado para sua empresa

    Deixe o seu comentário!