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Atendimento ao cliente

Publicado - 02/02/2022

Atendimento compartilhado: como e por que implementar?

Tempo estimado de leitura: 7 minutos

 

O atendimento compartilhado é o mais novo modelo de atendimento no mercado que une as ferramentas já utilizadas na sua empresa durante o suporte ao cliente com outras plataformas de atendimento humanizado à distância.

Não é de hoje que o mercado abre espaço para as novidades, graças à transformação digital, principalmente quando se trata de substituir um hábito antigo para algo novo e tecnológico. 

O escritório compartilhado é ideal para quem procura otimizar a experiência do usuário, reduzir custos e terceirizar o setor de atendimento da sua empresa.

Imagina encontrar tudo isso em um só lugar, sem precisar se preocupar com aluguel, contratação de colaboradores e todos os outros gastos que uma empresa tem com o modelo tradicional de organização.

Veja a seguir como o escritório compartilhado é capaz de mudar a forma com que os clientes enxergam a sua empresa, trabalhar a prospecção de clientes, manter os processos de fidelização e outras várias vantagens. 

O que é um atendimento compartilhado?

O atendimento compartilhado pode ser observado como uma evolução e terceirização do atendimento telefônico comum, já que conta com a presença de secretárias e assistentes virtuais para realizar as funções que são dedicadas a elas (e que podem ser inúmeras, mas falaremos disso adiante).

Um atendimento compartilhado conta com uma equipe treinada para atender às necessidades do seu cliente 24 horas por dia, ou como desejar, já que é um modelo flexível e que se adequa às exigências de sua empresa.

Quais os benefícios do atendimento compartilhado?

Este modelo de atendimento visa manter os benefícios de um tradicional canal de contato que é o telefone, tornando ele uma ferramenta mais completa, possibilitando novas interações com o público, evitando chamadas não atendidas ou em espera. 

Entretanto, como ressaltamos anteriormente, o trabalho das secretárias compartilhadas abrange várias frentes. 

Então, pode ser feito desde o atendimento receptivo por telefone, até o contato por outros canais de comunicação, como o WhatsApp, por exemplo. Isso vai depender do acordo estabelecido entre as duas partes.

Além disso, com o atendimento compartilhado é possível realizar as mais diversas tarefas. Alguns dos principais exemplos são:

  • prospecção de novos clientes;
  • direcionamento de ligações;
  • pós-venda
  • acompanhamento de tratativas com o cliente;
  • agendamento de visitas/consultas;
  • pesquisas de satisfação;
  • cobranças e lembretes.

Como o escritório compartilhado, o atendimento e call center compartilhado ganharam força para aqueles que precisam manter a empresa ativa e funcionando, mas não podem ter os custos comerciais que uma tradicional tem.

Além do mais, até grandes empresas optam por terceirizar seus serviços, evitando dores de cabeças como aluguel, treinamento de equipe, água, luz e demais gastos fixos que uma organização atuante em local próprio tem.

Contar com o atendimento compartilhado é garantir ao cliente um serviço de qualidade do início ao fim e ao mesmo tempo não ter que se preocupar em gerenciar ou controlar essas demandas já que a única responsável por essas burocracias é a empresa terceirizada. 

Conheça mais sobre todas as vantagens dessa modalidade de atendimento? Confira este material feito especialmente para isso: [Guia visual] 5 benefícios do Atendimento Compartilhado para sua empresa 

Modelos de atendimentos compartilhados presentes no mercado

Agora que você já sabe por que investir em um atendimento compartilhado pode ser uma boa alternativa para seu negócio, está na hora de compreender qual é o melhor modelo de atendimento para seu escritório compartilhado.

De maneira geral, contempla o processo de atendimento compartilhado, recepcionar ou ativar ligações em uma central de atendimento, definir um script de atendimento para cada caso e garantir agilidade e efetividade durante toda a ligação.

Empresas que terceirizam esses serviços contam com auxílio de especialistas na experiência do cliente, que identificam novas formas de melhorar a sua comunicação com o cliente, criando novas abordagens e instruindo os atendentes da plataforma.

Agora que você já compreendeu como funciona o atendimento compartilhado, veja quais são os modelos presentes no mercado atualmente!

Atendimento compartilhado – ativo

Não muito diferente das ligações ativas de uma empresa, o atendimento ativo de escritório compartilhado é aquele quando a sua companhia entra em contato com o cliente, ou seja, parte de você o contato independente da razão.

Portanto, seja para oferecer um novo plano, realizar cobranças ou otimizar o pós-vendas, este modelo de negócio ajuda manter um contato mais próximo com o público.

Vamos supor que você decida fazer uma campanha orgânica e até mesmo paga no Google e em suas redes. Direcionando o formulário para esta empresa terceirizada, você não precisa se preocupar em contatar o cliente imediatamente ou perder tempo com um cliente frio.

Atendimento compartilhado – receptivo

Já o atendimento receptivo compartilhado é o oferecido quando um cliente ou prospect entra em contato com a empresa, ou seja, parte do consumidor o contato. Isso normalmente é feito nas áreas de suporte ao cliente e SAC.

Podemos destacar que a agilidade que o atendimento receptivo terceirizado fortalece o processo de vendas e por conta de seu imediatismo propõe ao cliente que sua empresa estará à disposição para sanar um problema a qualquer instante.

É comum notar que dentre as principais funções das secretárias virtuais no atendimento receptivo, destaca-se o agendamento de consulta, triagem de leads, direcionamento de chamadas e muito mais.

>>> Veja também: Atendimento no consultório médico: 4 benefícios em investir na experiência dos seus pacientes! 

Escolha o atendimento compartilhado para alavancar seu negócio!

Você pode acompanhar no conteúdo de hoje o que é um atendimento compartilhado e como ele pode ajudar seu negócio terceirizando responsabilidades, diminuindo custos e melhorando a experiência do cliente.

Vale lembrar que esse modelo é ideal para todos os portes de empresas, já que possibilita direcionar melhor seu tempo focando em estratégias para o mercado enquanto as secretárias virtuais cuidam do atendimento telefônico. 

Viu também que é possível ter atendimento simultâneo em chamadas ativas e receptivas, assim como ter todo processo organizado por um profissional capacitado que compreende seu objetivo e seus valores.

O atendimento compartilhado te ajuda desde agendamentos de consultas até prospecção de novos clientes e pode atuar tanto em horário comercial, como 24 horas por dia.

A Prestus é a primeira e maior empresa de Secretárias Compartilhadas no Brasil, atendendo em nome de mais de 500 organizações com total sigilo e prestatividade. 

As secretárias virtuais da Prestus:

  • são profissionais especializadas no atendimento ao cliente;
  • atendem o telefone no nome da empresa;
  • aplicam o questionário de atendimento receptivo;
  • encaminham os recados por e-mail e/ou SMS;
  • em caso de urgência, transferem a ligação ou acionam técnicos de plantão;
  • oferecem um atendimento humanizado;
  • fazem o pós-venda;

Ou seja, são uma alternativa real, com serviço profissional, proporcionando um atendimento personalizado aos seus clientes, por um preço acessível a empresas de qualquer porte e atendimento 24 horas. Conheça a Prestus e saiba mais sobre os nossos planos.

Quer saber mais sobre como esse serviço pode otimizar o seu negócio? Confira também estes conteúdos: