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Publicado - 15/02/2024

Captação de pacientes: como profissionalizar o atendimento

Tempo estimado de leitura: 9 minutos

 

Hoje em dia, a busca por serviços médicos é cada vez mais uma atividade digitalizada e orientada pela experiência do paciente. No entanto, muitos profissionais, inclusive que estão iniciando sua carreira médica, ainda não sabem quais são as melhores estratégias para fazer uma boa captação de pacientes.

Como fazer captação de pacientes

Captar pacientes é um processo essencial para o sucesso de qualquer profissional da saúde ou clínica médica. Porém, para alcançar bons resultados, é fundamental adotar estratégias eficazes que abordem de forma coerente o público-alvo.

Regras da publicidade médica

Antes de mais nada, é necessário conhecer e seguir as regulamentações da publicidade médica. 

No Brasil, a publicidade médica é regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) por meio da Resolução CFM nº 1.974/2011, que estabelece normas para a propaganda e publicidade em Medicina. 

Além disso, existem regras específicas relacionadas a medicamentos e divulgação de procedimentos médicos. Confira através do Manual da Publicidade Médica.

Estude o público e defina objetivos

Sendo assim, para saber como atingir seus objetivos, é preciso fazer o estudo sobre quem é o público que você deseja alcançar. 

Uma compreensão profunda do público-alvo é essencial para direcionar suas estratégias de marketing e apontar em quais canais de comunicação você deve estar presente. 

Portanto, faça uma pesquisa sobre quais são os interesses, necessidades e desejos do seu público. Como também, não esqueça de averiguar quem são seus concorrentes e como eles se posicionam no digital. 

Você pode realizar essa pesquisa através das redes sociais e sites dos seus concorrentes, bem como buscando em fóruns e avaliações sobre a sua área médica.

Invista em marketing de conteúdo

Investir em marketing e ter uma presença digital é fundamental para aumentar sua captação de pacientes. 

O marketing de conteúdo é uma estratégia de captar pacientes através da educação, mas também é uma ótima maneira de fortalecer o posicionamento da sua clínica como uma autoridade e referência no segmento médico. 

Portanto, use os canais digitais, blog e até mesmo e-mail marketing para conquistar uma audiência e ensinar sobre bons hábitos, dicas de saúde e o que mais for relacionado à sua área de atuação.

Ofereça um atendimento personalizado para captação de pacientes

Mais importante do que todas estratégias acima, um atendimento personalizado é o que realmente vai gerar mais oportunidades na sua captação de pacientes.

O atendimento personalizado na área médica, além de proporcionar ao seu paciente uma boa experiência, te diferencia da concorrência. 

Além disso, investir em um atendimento personalizado e de alta qualidade pode levar a recomendações boca a boca e fidelização.

Caso você não possua infraestrutura e equipe para melhorar a qualidade do seu atendimento, existe a possibilidade de você terceirizar esse serviço. A terceirização do atendimento é muito utilizada por empresas que buscam reduzir custos e fazem questão de garantir atendimento para todos que entram em contato.

A Prestus é uma empresa que atende clientes de mais de 500 empresas em todo Brasil através do seu time de atendimento humano: as Secretárias Virtuais. Estamos há mais de 10 anos no mercado auxiliando pequenas e médias empresas a fazerem mais, simplesmente atendendo melhor, tanto via telefone quanto WhatsApp. 

E para aqueles que são da área da saúde, a Prestus também oferece o serviço de agendamento online. Ou seja, além de recepcionar muito bem seus pacientes, agendamos suas consultas. Assim, você foca 100% em oferecer o melhor atendimento e cuidado com seus pacientes.

Por que não divulgar o telefone da clínica?

Nestes 15 anos, assessorando médicos e clínicas, encontramos uma situação muito comum: médicos que atuam em clínicas compartilhadas ou de propriedade de outros médicos divulgando o número de telefone da clínica como se fosse o seu.

Muito cuidado, seja você recém formado ou não, ao divulgar o telefone de uma clínica que não é sua. Afinal, agindo dessa forma, você constrói uma carteira de pacientes somente para clínica, ao invés de construir uma carteira própria de pacientes. 

Se um dia você se muda, os pacientes ficam, e você fez todo o trabalho difícil de aparecer em artigos, listagens ou catálogos, só que com o telefone errado.

Uma solução é contar com o direcionamento de chamadas e atendimentos da Prestus. Com esse serviço, o médico pode ter um número exclusivo da Prestus, que será sempre direcionado para onde quiser, inclusive para a clínica que quiser. 

Mudou de clínica? É só logar na área de clientes da Prestus e direcionar seu número para outro número, fixo ou celular.

Vamos a um exemplo, digamos que você atende hoje numa clínica que não é sua. Ao invés de divulgar o número da clínica associado ao seu nome, você divulga um número exclusivo seu, mesmo que continue tocando no telefone da clínica. No futuro, por um custo muito baixo, você levará toda sua carteira de pacientes para tocar em outro número, sem perder seus pacientes.

Garanta atendimento para captação de pacientes

Além disso, ainda tem a vantagem de que, caso a ligação não seja atendida pela clínica, a Prestus tem o opcional de atender, seja por telefone ou WhatsApp, entrando imediatamente em ação e garantindo o atendimento do paciente 24 horas.

Isto é muito importante para garantir que os pacientes particulares, que têm muito mais opções de outros profissionais e clínicas no mercado, sejam fiéis ao seu atendimento como médico.

WhatsApp no atendimento médico

Agora, caso você já divulgue seu próprio número ao invés de divulgar o número da clínica em que você trabalha, é importante tomar cuidado em como você faz o atendimento e captação de pacientes através do WhatsApp.

Ao usar o seu número para atender seus pacientes, é fundamental que você também profissionalize seu atendimento via WhatsApp, começando por usar o WhatsApp Business e os seus recursos, como mensagens automáticas, respostas rápidas e até mesmo informar seu horário de atendimento.

Caso contrário, ao não profissionalizar seu atendimento, ainda mais no WhatsApp, você terá de ficar à disposição desse atendimento o dia inteiro, o que com certeza é prejudicial para sua carreira profissional.

Dicas para utilizar o WhatsApp na captação de pacientes

Sabemos que o WhatsApp é uma forma prática e segura de recepcionar os pacientes. Com ele, podemos agendar consultas, esclarecer dúvidas sobre o atendimento médico e até mesmo oferecer informações sobre os serviços oferecidos. Sendo assim, veja a seguir algumas dicas para utilizar o WhatsApp, inclusive para captação de pacientes.

Agendamento de consultas

Incentive seus pacientes a agendarem consultas via WhatsApp. Além de ser uma forma mais conveniente, facilita o processo tanto para ele quanto para você ou a pessoa responsável pelo atendimento ao agendar a consulta. 

Configure respostas automáticas

Como dito anteriormente, ao utilizar os recursos do WhatsApp Business, você pode configurar respostas automáticas ou rápidas dentro do seu atendimento.

É claro que é imprescindível humanizar e oferecer um atendimento personalizado, inclusive para a captação de pacientes. No entanto, ao utilizar de forma estratégica as mensagens automáticas, você adquire mais otimização de tempo. 

Então, por exemplo, a mensagem inicial quando automatizada pode, além de oferecer uma saudação, já perguntar as informações e dados daquele paciente. Facilitando o processo para você dar sequência do atendimento em seguida.

Agilidade no atendimento

Hoje, a agilidade no atendimento ao cliente é fundamental para captação e fidelização de clientes. E no atendimento médico, todos estão acostumados com longas filas de atendimento. Por isso, cause impacto e vença a concorrência ao oferecer um atendimento ágil e personalizado ao seu paciente.

O WhatsApp é um ótimo canal de comunicação para tornar o atendimento mais ágil, prático e personalizado uma vez que você o profissionaliza. 

Profissionalize seu atendimento

Uma solução para oferecer um atendimento eficiente e aumentar sua captação de pacientes é o que mais foi falado nesse artigo: a profissionalização do atendimento. No entanto, sabemos que muitos médicos contam com uma secretária, mas a mesma não consegue dar conta de todas as demandas do consultório e ainda oferecer um atendimento ágil e personalizado aos pacientes.

Por isso, com a terceirização do atendimento, seja telefônico ou via WhatsApp, você pode otimizar a recepção dos seus pacientes e ainda agendar consultas.

A Prestus é uma empresa que oferece o verdadeiro equilíbrio entre tecnologia e atendimento humano. Hoje, atendemos em nome de inúmeras clínicas e consultórios, auxiliando médicos a otimizarem seu tempo e profissionalizar seu atendimento ao contar com nossa equipe humana de Secretárias Virtuais Compartilhadas. 

Um atendimento profissional oferece credibilidade e aumenta seu reconhecimento como profissional no ramo médico. Agende uma consultoria grátis e fale com um de nossos especialistas.

Passo a passo para fazer a captação de pacientes 

  1. Estude seu público e defina objetivos

  2. Invista em marketing de conteúdo

  3. Ofereça um atendimento profissional

  4. Divulgue seu próprio número para construir sua carteira de pacientes

Perguntas frequente sobre captação de pacientes

O que é captação de pacientes?

Captação de pacientes é um conjunto de estratégias aliadas ao atendimento que promovem sua clínica e aumentam sua carteira de pacientes. 

Como atrair pacientes particulares?

Antes de mais nada, você precisa conhecer seu público e quais necessidades ele possui e que podem levá-lo a entrar em contato com a sua clínica. Com esse estudo em mãos, defina estratégias de marketing para promover sua empresa e, com um atendimento personalizado e profissional, captar esses pacientes particulares para serem clientes do seu consultório.