Como fazer um bom plano de neg√≥cios? [Passo a Passo] ūüďą

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Como fazer um bom plano de negócios? Planejamento em 6 passos

 

Os 6 passos para fazer um bom plano de negócios são:

  1. Estudar o mercado em que seu empreendimento se insere;
  2. Definir seu modelo de negócios;
  3. Escrever sua Miss√£o, Vis√£o e Valores;
  4. Definir quais são os objetivos e metas do seu negócio;
  5. Elaborar um plano de ação;
  6. Definir a identidade visual da sua marca.

Se você está querendo empreender, fique sabendo que entender como fazer um bom plano de negócios é fundamental para que o seu empreendimento alcance o sucesso e se mantenha lucrativo ao longo dos anos. 

Um levantamento realizado pelo IBGE constatou que a cada dez empresas abertas no Brasil no ano de 2012, seis fecharam as portas em menos de cinco anos. Além disso, 21,1% não conseguiram sobreviver nem ao primeiro ano de funcionamento.

Não é difícil perceber que manter uma empresa aberta é um verdadeiro desafio, ainda mais quando falta planejamento. Se você não quer que o seu negócio entre para essa estatística, talvez seja interessante começar a fazer o seu rascunho agora mesmo.

Sabemos que essa não é uma tarefa fácil, por isso decidimos montar um passo a passo, explicando como fazer um bom plano de negócios. Se interessou? Então, boa leitura!

Qual a import√Ęncia de se fazer um plano de neg√≥cios?

Se este √© seu primeiro contato com o assunto e voc√™ nunca elaborou um planejamento desses antes, √© prov√°vel que esteja se perguntando: ‚Äúafinal, por que √© t√£o importante fazer um bom plano de neg√≥cios?‚ÄĚ 

A resposta √© simples: quanto mais completo for o seu planejamento, menores ser√£o os imprevistos pelo caminho e maiores ser√£o as chances de sucesso. Isso porque um bom plano de neg√≥cios, al√©m de ajudar a estruturar o projeto, tamb√©m funciona como uma b√ļssola, guiando o empreendimento rumo ao sucesso.

√Č importante que fique claro que a elabora√ß√£o do plano de neg√≥cios √© uma prepara√ß√£o, o que significa que deve ser realizada antes da abertura da empresa.

Algumas das principais vantagens em se fazer um bom plano de negócios são:

  • possibilita verificar se o seu projeto de fato √© vi√°vel;
  • permite conhecer seu empreendimento mais √† fundo, bem como sua concorr√™ncia e o mercado em que se insere;
  • confere maior previsibilidade para os desafios da sua jornada no empreendedorismo;
  • ajuda a identificar poss√≠veis falhas que poderiam inviabilizar o crescimento do neg√≥cio l√° na frente;
  • te d√° maior clareza sobre seus objetivos e o que precisa fazer para alcan√ß√°-los;
  • contribui para um planejamento eficiente de suas estrat√©gias de neg√≥cios, do marketing √†s vendas.

Como fazer um bom plano de negócios em 6 passos

J√° de in√≠cio √© preciso deixar claro que a complexidade de um plano de neg√≥cios est√° diretamente relacionada ao tamanho do empreendimento que se pretende iniciar. 

Um empreendedor que deseje abrir um restaurante, por exemplo, certamente terá que se empenhar mais em seu plano de negócios do que outro que irá vender água de coco na praia, mas isso não significa que o segundo não deva se preparar.

Confira agora um passo a passo geral de como fazer um bom plano de negócios:

1 – Estude o mercado em que seu empreendimento se insere

Seja qual for o seu projeto, uma coisa √© certa: voc√™ precisa conhecer o mercado no qual est√° prestes a se inserir. √Č por isso que esta deve ser uma das primeiras etapas da elabora√ß√£o do seu plano de neg√≥cios.

Algumas perguntas que podem orientar este in√≠cio de planejamento s√£o: 

  • Qual √© o panorama geral do mercado? 
  • Est√° aquecido ou em crise? 
  • Quem s√£o os principais concorrentes? 
  • H√° espa√ßo para inovar?

Uma ótima ferramenta nesta etapa é a análise SWOT, também conhecida como matriz FOFA. Essa ferramenta irá lhe ajudar a conhecer o cenário e compreender as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas inerentes ao seu empreendimento, gerando insights que servirão como base para o seu plano de negócios.

Fonte: Runrun.it

Para mais detalhes sobre como aplicar a Matriz Swot na prática, confira o vídeo abaixo:

2 РDefina seu modelo de negócios

O segundo passo de como fazer um bom plano de neg√≥cios √© estabelecer com o que exatamente voc√™ ir√° trabalhar, ou seja, o seu modelo de neg√≥cios. Essas defini√ß√Ķes s√£o importantes para que voc√™ tenha clareza do que vem pela frente. 

Alguns exemplos de perguntas que podem orientar esta etapa s√£o: 

3 – Miss√£o, Vis√£o e Valores

Agora que voc√™ est√° por dentro do mercado em que ir√° atuar e tem um modelo de neg√≥cios bem definido, voc√™ j√° pode partir para a pr√≥xima etapa, que √© a defini√ß√£o cl√°ssica da Miss√£o, Vis√£o e Valores do seu neg√≥cio. 

Como você já deve imaginar, essa etapa é extremamente importante para estabelecer a postura da sua empresa diante do mundo. Caso você não saiba o que colocar em cada item, confira algumas perguntas que podem orientar sua decisão:

  • Miss√£o: qual √© o prop√≥sito da sua empresa? Por que ela existe?
  • Vis√£o: qual √© o objetivo da sua empresa? Onde voc√™ quer chegar?
  • Valores: quais s√£o os ideais, princ√≠pios e atitudes que voc√™ e seus colaboradores cultivam, defendem e empregam nas rela√ß√Ķes com clientes, parceiros e fornecedores?

4 РDefina quais são os objetivos e metas do seu negócio

Neste passo você irá definir onde quer chegar, e para isso, deverá estabelecer metas e objetivos para o seu empreendimento.

Podemos entender um objetivo como algo a longo prazo. Já as metas podem ser entendidas como pequenas etapas que você vai cumprindo ao longo do caminho para chegar no objetivo.

A dica para ter sucesso nesta etapa é usar a Matriz SMART, que define que suas metas e objetivos precisam necessariamente ser:

  • Specific (Espec√≠fico) – Onde quer chegar?
  • Measurable (Mensur√°vel) – Como ir√° medir os resultados?
  • Attainable (Alcan√ß√°vel) – √Č poss√≠vel atingir essa meta?
  • Relevant (Relevante) – Faz sentido para o seu empreendimento?
  • Time based (Temporal) – Quando essa meta deve ser atingida?

Para mais detalhes sobre como definir suas metas SMART ao montar seu plano de negócios, confira o vídeo abaixo:

5 РElaboração de um plano de ação

Nesta etapa da criação do seu plano de negócios você deverá traçar a estratégia a ser empregada para atingir os objetivos e metas estabelecidos no passo anterior. O que você precisa fazer para alcançá-los?

Obviamente, tudo ir√° depender dos seus objetivos. Por exemplo, se o seu objetivo for um crescimento de 30% no semestre, qual ser√° a sua estrat√©gia para chegar a este n√ļmero? 

  • Aumentar o investimento em marketing? 
  • Realizar eventos promocionais? 
  • Contratar mais colaboradores?
  • Fazer parcerias? 

Cabe a você definir o melhor caminho com base em seu plano de negócios, na sua experiência e no conhecimento de mercado que você adquiriu até o momento.

6 – Defina a identidade visual da sua marca

Muitos subestimam a import√Ęncia do design para uma empresa, mas esse √© um grande erro, afinal, sua identidade visual √© respons√°vel pela forma como as pessoas enxergam e reconhecem a sua marca.

Aqui podemos incluir cores, tipografias, formas, etc. Lembrando que toda a sua comunica√ß√£o precisa seguir esses padr√Ķes para fortalecer a autoridade da sua marca, permitindo que os consumidores a reconhe√ßam onde quer que esteja.

Uma dica de ferramenta que pode te ajudar muito neste processo e no seu dia a dia, em sua comunicação, é a Trakto, uma plataforma de edição de imagens online super fácil de usar. 

Com essa ferramenta voc√™ certamente conseguir√° economizar muito tempo e poder√° ter resultados incr√≠veis em suas a√ß√Ķes de marketing, seja para vender nas redes sociais ou mesmo para criar pe√ßas de divulga√ß√£o offline.

Ficou claro como fazer um bom plano de negócios?

Como voc√™ pode perceber, a import√Ęncia de um bom plano de neg√≥cios √© inquestion√°vel, afinal, ele √© essencial para garantir um crescimento sustent√°vel e cont√≠nuo para qualquer empreendimento. 

Pode parecer uma tarefa um tanto trabalhosa, mas pode ter certeza de que isso fará toda diferença no futuro da sua empresa!
Este post foi escrito pela Trakto, uma poderosa plataforma de edição de imagens online, que conta com diversos recursos e templates prontos para uso.

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