Empreendedorismo: 5 Dicas de como otimizar o seu negócio.

0800 60 Clique para ver

Empreendedorismo: 5 Dicas de como otimizar o seu negócio.

 
empreendedorismo dicas de como otimizar o seu negocio

O que é o Empreendedorismo?

Havia um tempo em que nem existia toda essa repercussão sobre o empreendedorismo, hoje, é uma realidade extremamente presente em nossa sociedade. Segundo dados da Sebrae, 98,5% das empresas do país são micro ou pequenos negócios e esses números revelam muito sobre a disposição inovadora e a busca por soluções que o nosso país possui. Mas afinal, o que significa empreendedorismo?

Empreendedorismo, resumidamente, representa uma pessoa que tem a capacidade de gerar soluções criativas, investir em estratégias que possam resolver problemas e apresentar novas oportunidades para o seu meio e para a sociedade. Essas soluções podem acontecer através de novos projetos, negócios, desenvolvimento de novos métodos ou novos produtos para a comercialização.

No entanto, engana-se quem pensa que empreender é fácil ou algo que instantaneamente resulta em um grande faturamento, exige muita dedicação, resiliência e estudo! Aqui no blog, você consegue encontrar diversas dicas sobre empreendedorismo. E para te ajudar, já te indico alguns principais:

Apesar do empreendedorismo estar tão em foco, dados afirmam que seis a cada dez empresas encerram suas atividades antes mesmo de alcançarem cinco anos, e as razões principais são: falta de capacitação e treinamento, má administração financeira, falta de planejamento e divulgação.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para te ajudar com dicas práticas e fundamentais sobre como otimizar o seu negócio. Vamos lá?!

Como otimizar o seu negócio

No mundo do empreendedorismo, a chave para o sucesso é o aprendizado constante, é preciso estar atento constantemente às mudanças econômicas, tecnológicas e principalmente sobre os hábitos de consumo. A busca por informações é a dica principal para você, empreendedor!

Se esforce para ter o hábito de consumir conteúdos que diferem do seu meio, pois assim você pode ter referências de como outros segmentos atuam e como você pode também otimizar o seu negócio através desses insights. Além disso, busque melhorar sua perspectiva, modo de pensar e agir em suas relações.

1 – Planejamento

Sobre todas as dicas que buscamos sobre empreendedorismo, está é a mais comentada. O planejamento é essencial para todos os tipos de negócio. Você precisa ter determinado onde quer chegar, como fazer para chegar até lá, o que vai fazer quando chegar lá e quais são as metas de cada processo.

Através dele é possível definir um roteiro sobre cada passo que sua empresa precisa dar para alcançar seus objetivos. Além disso, é necessário dentro do planejamento, ter estratégias e alternativas que possam impedir que sua empresa sofra drasticamente em meio a crises. Uma grande qualidade de um empreendedor é correr riscos calculados!

Para fazer um planejamento é necessário, antes, estudar a situação atual da sua empresa, internamente e externamente, e com isso definir alguns pontos fundamentais:

  • Missão, Visão e Valores
  • Objetivos e metas que sejam mensuráveis e concretizáveis, tanto a longo quanto a curto prazo
  • Pautar suas ações nas condições financeiras reais
  • Utilize ferramentas que te ajudem com a gestão do seu negócio. Conheça algumas sugestões destas em outro artigo do nosso blog, clique aqui.

2 – Conheça seu mercado

Ao passo que você investe no seu planejamento, também é importante realizar uma pesquisa de mercado, para que assim você saiba como sua empresa deve atuar em seu meio, conhecer como o seu consumidor ou público alvo consome e se comporta, descobrir novas oportunidades e entender as ações da sua concorrência direta e indireta.

A pesquisa de mercado existe também para que o seu negócio possa tomar ações mais certeiras e diminuir as possibilidades de risco, é fundamental para que você, como empreendedor, enxergue o cenário total em que sua empresa está inserida.

Para realizar esta etapa é necessário, como o próprio nome diz, de muita pesquisa e estudo. Há diversas ferramentas no mercado atual, além de empresas, que otimizam esse processo para o seu negócio, mas basicamente as etapas da pesquisa de mercado são:

  • Definição dos objetivos: Ou seja, o que sua empresa quer descobrir, é uma nova tendência de consumo? Qual o posicionamento da sua marca? O valor cobrado pelo seu produto ou serviço é agradável ou é uma barreira? Em suma, seria buscar preencher lacunas que possam dar novas soluções para o seu empreendimento.

Caso sua pesquisa seja realizada a nível de entrevista, você vai precisar de:

  • Público-alvo: Quem são as pessoas que participarão dessa pesquisa.
  • Amostragem: Quantas pessoas serão abordadas
  • Roteiro: Um script de como as perguntas serão executas.
  • Aplicação: Como essa pesquisa será executada e como ocorrerá o levantamento dos dados ditados nos objetivos.
  • Análise: Recolher todos os resultados, estatísticas e entre outros para entender o panorama.

Você também pode, para descobrir o grau de satisfação dos seus clientes com a sua empresa, utilizar o NPS, saiba como aplica-lo clicando neste link.

3 – Busque sempre a produtividade para alcançar seus objetivos

Para ter sucesso no empreendedorismo e dar, de fato conta de tudo, é necessário exercer a produtividade. Ou seja, ter a habilidade de otimizar recursos para a realização de atividades e tarefas, o que significa trabalhar de forma inteligente com o seu tempo e desenvolver as atividades mais prioritárias que realmente geram um resultado a partir do esforço investido.

E para isso funcionar na vida de um empreendedor é necessário, principalmente, a organização da sua agenda. Sim, sua agenda dita como será cada um dos seus dias, como você terá que adequar seus compromissos e onde aplicara o seu foco em cada momento.

Uma dica é começar seu expediente resolvendo os problemas maiores, ali você conseguirá aplicar mais concentração e ter um resultado imediato ao invés de empurrar para o dia seguinte, o que se dá muito pela procrastinação que normalmente acontece quando nos deparamos com situações desconfortáveis que precisam ser solucionadas.

Contudo, a produtividade pode ser gerada através de diversas formas e existem ferramentas para te ajudar a controlar seu tempo com mais eficiência, mais como fundamento, ela começa com o planejamento e o direcionamento do seu foco.

Outra dica sobre como gerar mais produtividade é contar com a terceirização de serviços, um exemplo disso é o atendimento telefônico. As Secretárias Compartilhadas da Prestus podem lhe auxiliar a manter o foco nas suas tarefas e ainda vender melhor, além de reduzir custos, saiba mais em nosso site.

4 – Esteja presente nas redes sociais

Para otimizar o seu negócio, você precisa falar com o seu público e as redes sociais são ferramentas excelentes para alcança-los. Além de gerar essa troca através da comunicação, elas também servem como plataforma para o posicionamento da sua marca.

Em cada rede social, é necessário ter uma estratégia diferente, é preciso também saber onde investir mais esforços, ou seja, gerar mais conteúdo naquela em que o seu público está mais presente. As redes sociais também funcionam como uma ponte de conexão, onde você poder obter ainda mais relacionamento com o seu cliente e isso é fundamental no mundo dos negócios.

Infográfico: 05 canais de comunicação para auxiliar no fluxo de atendimento

Um outro fato sobre as redes sociais é como sua empresa pode alcançar mais visibilidade independente do porte, hoje muito empreendedores evoluem os seus negócios pelo investimento que fizeram nesses ambientes. Através deles, você também pode sair na frente da sua concorrência. Quanto mais sua empresa conversar com seu público, mais sua marca será a primeira a ser lembrada quando surgir a necessidade da compra ou contratação do serviço ou produto.

 5 – Atenda de forma única

E a última e não menos, mas sim, umas das principais dicas de empreendedorismo que você precisa saber, é sobre o atendimento do seu negócio.

Considerado como o cartão de visita da sua empresa, é a porta de entrada para os seus futuros clientes e por isso deve ser feito de forma eficiente. Afinal, você não voltaria a ter contato com uma empresa que te ofereceu um mal atendimento, não é mesmo? É assim que todos os consumidores pensam.

O atendimento de algumas empresas, muitas vezes, se limita apenas a chatbots e troca de e-mails para evitar o contato direto com o consumidor.

No entanto, a maioria prefere tratar algumas questões através de ligações, pois através delas, é possível ter mais confiança nas ações, resolver os assuntos com mais praticidade e compreensão. Além de gerar um relacionamento melhor com o cliente ou potencial cliente, principalmente quando é realizado um bom atendimento, e até mesmo a fidelização.

Sendo assim, divulgue em seu site ou redes sociais como as pessoas podem entrar em contato com seu negócio, com isso você mostra para o seu público que você está disponível para atendê-lo.  

Para oferecer esse atendimento de forma única, você também pode terceirizar este serviço para que uma empresa treinada e capacitada atenda em nome do seu negócio.

Guia visual: 10 dicas de como vender mais com secretárias compartilhadas

A Prestus pode te ajudar atendendo em nome da sua empresa através das Secretárias Virtuais (atendimento humano remoto, para que você otimize seu negócio, alcance mais produtividade, reduza custos e venda ainda melhor. Conheça nossos serviços em nosso site, ou se preferir, fale diretamente com um consultor.

Esperamos que tenha aproveitado e anotado cada uma dessas dicas que separamos neste artigo para você e para o seu negócio.

Um abraço e até o próximo!


Notice: Undefined variable: aria_req in /var/www/wp-content/themes/prestustheme/comments.php on line 51

Notice: Undefined variable: aria_req in /var/www/wp-content/themes/prestustheme/comments.php on line 55
Escreva seu comentário:

Seu e-mail não será publicado.

*
*


Ultimas postagens

O que é o Sac

Amanda Carmo

SAC: O que é e como estruturar na sua empresa

Sem categoria - 01/09/2020

 

  O SAC é a sigla que representa o Serviço de Atendimento ao Consumidor, ou seja, é o contato direto entre a empresa e seus clientes ou potenciais clientes, através de diferentes canais de comunicação. O Serviço de Atendimento ao […]


Julia Brentan

Experiência do Cliente: 5 dicas para personalizar a jornada do usuário

Sem categoria - 18/08/2020

 

  A transformação digital veio para ficar e com ela o empoderamento dos consumidores. Com os indivíduos cada vez mais bem informados, oferecer experiências ricas é um passo fundamental e cada vez mais necessário para que uma empresa tenha sucesso […]

empreendedorismo dicas de como otimizar o seu negocio

Amanda Carmo

Qualidade de Vida do Empreendedor
Publicado - 22/05/2020


Pesquise no blog

Receba nossa NewsLetter!

Fique por dentro das melhores dicas de atendimento e empreendedorismo

Baixe nosso material mais recente!

Baixar Material