Tempo estimado de leitura: 19 minutos
Cada vez mais, oferecer um atendimento de qualidade é um diferencial competitivo que pode fazer a diferença nos seus negócios – e para seus clientes. Entender o que é e como programar o Siga-me faz com que você não precise se preocupar mais com chamadas não atendidas.
Graças a todos os avanços na tecnologia, com o Siga-me, é possível fazer um desvio de chamada e atender suas ligações de onde você estiver. E o melhor: várias operadoras oferecem esse serviço, trazendo mais praticidade para o seu dia a dia.
Quer saber mais sobre como encaminhar chamadas através do Siga-me? Continue a leitura e descubra mais!
Afinal, o que é o Siga-me?
Siga me é a função de encaminhamento de chamadas, muito utilizada tanto em celulares quanto em linhas fixas. Basicamente, trata-se de um “código” que deve ser programado em seu aparelho para desviar as ligações de um número fixo ou móvel.
Para fazer isso acontecer, você deve conferir de acordo com a sua operadora a disponibilidade no seu plano e quais são os códigos que devem ser usados durante a programação do Siga-me (nós temos um material completo com todos os códigos de programação do Siga-me).
Dessa forma, ao invés de realizar uma ligação de modo efetivo, você irá digitar em seu aparelho esses códigos com o número que irá receber as chamadas conforme a sua necessidade.
Como funciona o Siga-me?
Existem diferentes modos de como funciona o siga-me e que sua empresa pode utilizar para deixar o seu atendimento ainda mais personalizado, exemplos:
- Siga-me para transferir todas as chamadas:
Por certo, esse é o modo mais usado e básico da programação do siga-me, como já podemos presumir, o mesmo fará com que todas as chamadas que chegarem ao seu número sejam desviadas imediatamente para o número escolhido durante a programação.
- Siga-me para chamadas não atendidas ou ocupadas:
Nesse caso, se a chamada não for atendida ou caso você esteja em outra ligação ou ainda fora da área de cobertura/sem sinal da sua operadora, a chamada será transferida para o número programado.
Com toda certeza, essa forma de como o siga-me funciona para chamadas não atendidas é muito útil para que você não deixe de recepcionar em tempo real os seus clientes. Inclusive, caso você não tenha para quem direcionar o atendimento da sua empresa quando estiver fora ou ocupado, a Prestus pode atender as chamadas em nome da sua empresa 24 horas por dia. Fale com um de nossos consultores para saber mais detalhes.
Quanto custa o Siga-me? Cuidado ao transferir chamadas para celulares!
Para programar o Siga-me não há custos. Porém, você irá pagar pelas transferências que fizer, ou seja, você será cobrado pelos minutos da ligação, como se estivesse ligando para o número que você programou. Quem liga para você continua pagando a chamada que pagaria normalmente.
Recomenda-se que o Siga-me seja utilizado para direcionar para números fixos (e não para celulares), devido ao baixo custo de se fazer ligações para números fixos. Para direcionar ligações para celulares, recomendamos que verifique se você possui um plano de minutos ou ilimitado junto à sua operadora.
Como ativar o Siga me
Operadora | Encaminhar | Desprogramar |
---|---|---|
![]() | Encaminhamento de chamadas: Encaminhar de chamadas para número com outro DDD: Verificar: | Desativar siga-me Claro: #21# (LIGAR) Uma mensagem de texto confirma a ativação e desativação do siga-me. |
![]() | Encaminhamento de chamadas: Encaminhar todas as chamadas quando estiver ocupado: Encaminhar as chamadas que não atendidas em 20 segundos: Verificar: | Desativar siga me Claro: #21# (LIGAR) #63# (LIGAR) #61# (LIGAR) Na programação, não se esqueça que pode ser necessário colocar o DDD ou código da operadora. |
![]() | Encaminhamento de chamadas: Encaminhamento de chamadas para número com outro DDD: | Desprogramar: #21# (LIGAR) Uma mensagem de texto confirma a ativação e desativação do siga-me. |
![]() Linhas fixas VoIP ou metálicas | Ligue da sua linha fixa para o *15 Tecle 2 – “Serviços Inteligentes” e tecle 2 novamente – “Transferência de Chamadas” Crie uma senha de 4 digitos e em seguida tecle 3 para “Lista de contatos” – cadastre a linha que receberá as chamadas Tecle 1 para “Ativar o Serviço Siga-me” e aguarde a confirmação | Desativar siga-me Vivo: *15 (LIGAR) Acesse material comtodos os códigos de programaçao do siga-me |
![]() Linhas fixas VoIP ou metálicas | Encaminhamento de chamadas (todas): Encaminhar todas as chamadas para número com outro DDD: | Desativar siga-me Vivo: #52# (LIGAR) Tanto a programação como a desprogramação devem ser feitas pelo telefone corporativo. |
![]() fixo | Encaminhamento de chamadas: Encaminhar todas as chamadas para número com outro DDD: | Desativar siga-me Oi: #21# (LIGAR) Uma mensagem de texto confirma a ativação e desativação do siga-me. Para verificar a disponibilidade do Siga-me e solicitar sua ativação, ligue para 103 14 |
![]() fixo | Encaminhamento de todas as chamadas: Encaminhamento de chamadas quando estiver ocupado e não puder atender: *61* número # (LIGAR) Baixe o material completo: Tabela de códigos de programação do Siga-me | Desprogramar: #21# (LIGAR) #21# (LIGAR) #61# (LIGAR) |
![]() | Se você quiser ativar o siga-me no iPhone, caso tenha dificuldades, pode testar o uso de dois asteriscos no início, exemplo: **21 número # (LIGAR) Na programação, pode ser necessário colocar o DDD ou código da operadora. | Para desprogramar, testar com dois #, ao invés de um. Exemplo: ##21# (LIGAR). Baixe o material completo:Tabela de códigos de programação do Siga-me |
Siga-me Claro
Antes de mais nada, as programações descritas a seguir são para quem possui Claro Net Fone ou Claro móvel:
Para ativar a função o siga-me na Claro móvel:
- Para desviar chamadas para o mesmo DDD:
No celular, digite *21* número de destino # (LIGAR)
- Encaminhar chamadas em outro DDD:
Digite: *21* + zero + DDD + número de destino + # (LIGAR)
- Verificar a programação atual, no seu celular:
Digite *#21# + (LIGAR)
- Desativar o siga-me Claro móvel:
Na tela de chamada, digite: # 21 # + (LIGAR)
Ao invés do código 21, que é o comando para a transferência incondicional, você pode também utilizar o código 61 – transferência em caso de não atendimento, o código 67 – transferência em caso de ocupado ou 62 – transferência em caso de fora de área / indisponível. Conforme abaixo:
- Transferência em caso de não atendimento:
Para ativar, tecle: *61* + número de destino + #
Para desativar: #61#
- Transferência em caso de ocupado:
*67* + número de destino + #
Caso queira deprogramar: #67#
- Transferência em caso de fora de área / indisponível:
Para programar: *62* + número de destino + #
E para desativar essa função, digite: #62#
Você também pode baixar uma tabela completa e gratuita com todos os códigos de programação dos códigos siga-me.
Importante: uma mensagem do próprio telefone confirma a ativação e desativação do siga-me. Ao transferir uma ligação do celular para outro telefone (celular ou fixo), o valor cobrado corresponde à duração da chamada no seu plano atual.
Sigame Net Fone Claro (Fixo)
Você pode testar se o serviço está ativo na sua linha, usando os códigos abaixo. Se não funcionar, basta entrar em contato com a operadora para ativar o siga-me da Claro Net Fone na sua linha. Feito isso, vamos à programação:
Para transferir todas as chamadas recebidas em sua linha, para um número pré-definido, sendo celular ou outro número fixo:
- *21* + número de destino + #
- Para desprogramar, digite: #21#
Para encaminhar todas as chamadas recebidas quando o Claro Net Fone estiver ocupado. Nesse caso, você pode ficar no telefone à vontade, e se houver outra pessoa tentando ligar, a chamada será desviada para o número de destino que você escolher.
- Para ativar esta função digite: *63* + número de destino + #
- Para desativar o siga-me, digite #63#
Como também, há uma programação para transferir todas as chamadas recebidas, que não são atendidas em até 20 segundos:
- Digite *61* + número de telefone de destino + #
- Para desprogramar, digite #61#
Caso prefira, preparamos uma tabela em pdf com todos os códigos de programação do siga-me, clique aqui para acessar.
Siga me Vivo – linhas fixas e VoIP
O siga me da Vivo está disponível somente para usuários que mantêm contratos de linhas fixas (par metálico) ou linhas VoIP (integradas à sua banda larga fibra). Como também, existe também uma programação diferente para quem é do estado de São Paulo ou para quem mora em outros estados do Brasil.
Sendo assim, separamos todos os códigos e instruções para você entender como ativar o siga-me da Vivo em seu aparelho.
Siga me Vivo Fixo – no estado de São Paulo
Para quem nunca usou a função siga-me, é cliente do estado de São Paulo e tem a linha metálica, precisará seguir os seguintes passos:
Passo a passo para ativar o Siga-me Vivo
Ligue da sua linha fixa para o *15;
Tecle 2 – “Serviços Inteligentes”;
Tecle 2 novamente – “Transferência de Chamadas”;
Crie uma senha de 4 dígitos – distintos e não sequenciais;
A navegação retornará para a área de “Transferência de Chamadas”;
Tecle 3 “Lista de Contatos” e cadastre a nova linha que receberá as chamadas (sem o DDD, caso seja o mesmo da linha fixa);
Depois de confirmar, você será redirecionado para o menu de “Transferência de Chamadas”;
Tecle 1 para “Ativar o Serviço Siga-me”
Aguarde até ouvir a mensagem: “Transferência programada com sucesso”;
Para cancelar, ligue *15 e siga as opções para desativar ou ligue 103 15 (linhas metálicas) ou 106 15 (linhas integradas à sua banda larga fibra).
Fora do estado de São Paulo
Para clientes de regiões fora do estado de São Paulo que possuem linha metálica ou VoIP:
- Para ativar o Siga-me com o número no mesmo DDD:
Na tela de chamada, digite: *52* + número de destino + #, por exemplo: *52* 956781234# - No entanto, se o número do telefone de destino possuir um DDD diferente, digite:
*52* + zero + DDD + número de destino + #, por exemplo: *52*048956781234# - Para fazer a desativação, em ambos os casos, basta digitar #52#. Além disso, é importante lembrar que tanto a ativação quanto a desativação do Siga-me Vivo devem ser feitas pelo telefone corporativo. BAIXE TABELA SIGA-ME COMPLETA.
Fonte: Vivo Meu Negócio
Siga-me Vivo Móvel (Android):
Uma dica para linhas celulares da Vivo: algumas delas não permitem o uso de código siga-me, mas funcionam via menu do aparelho quando for Android. Veja o passo a passo:
Abrir o ícone Telefone > “Mais” > Configurações > “Mais Configurações” > Encaminhar chamadas. Nas versões antigas: abrir o ícone Configurações > Configurações de chamadas > Encaminhamento.
Como fazer o Siga-me Tim
Entenda como você pode programar o siga-me da Tim de forma simples, basta digitar o seguintes códigos de programação conforme a sua necessidade e ativar o serviço.
- Para redirecionar todas chamadas, disque:
*21* + número de destino + # + (LIGAR)
- Para transferir chamadas apenas quando uma chamada não for atendida, tecle:
*61* + número de destino + # + (LIGAR)
- Para transferir chamadas apenas quando estiver ocupado, tecle:
*67* + número de destino + # + (LIGAR)
- Para transferir chamadas apenas quando estiver fora de área, tecle:
*62* + número de destino + # + (LIGAR)
Para desativar, basta discar: #21# ou #61# ou #67# ou #62# (e LIGAR). Na programação, pode ser necessário colocar o DDD ou código da operadora. Em caso de dúvidas, consulte sua operadora.
E mais, você também pode baixar uma tabela completa com todos os códigos de programação do Siga-me. Assim, sempre que precisar realizar o redirecionamento das suas chamadas, terá os códigos em mãos.
Siga-me Oi
Para ativar o siga-me no seu Oi Fixo, tecle *21* + o número do telefone que deseja encaminhar as chamadas + # e aguarde a mensagem “serviço programado”
Do contrário, para desativá-lo, tecle: #21# e aguarde a mensagem “serviço desprogramado”.
- Para redirecionar todas chamadas, disque:
*21* + número de destino + # + (LIGAR). Para desprogramar: #21# (LIGAR)
- Para transferir chamadas apenas quando uma chamada não for atendida, tecle:
*61* + número de destino + # + (LIGAR). Para desprogramar: #61# (LIGAR)
- Para transferir chamadas apenas quando estiver ocupado, tecle:
*67* + número de destino + # + (LIGAR). Para desprogramar: #67# (LIGAR)
- Para transferir chamadas apenas quando estiver fora de área, tecle:
*62* + número de destino + # + (LIGAR). Para desprogramar: #62# (LIGAR)
Para verificar a disponibilidade do Siga-me Oi e solicitar sua ativação, ligue para 103 14.
Como programar o Siga-me – tutorial em vídeo
Além da tabela, temos um vídeo sobre Como programar o Siga-me, no qual explicamos de forma resumida, como você pode desviar as chamadas por meio da tecnologia Siga-me. Assista:
É importante lembrar que a Prestus não realiza a programação do Siga-me, nós apenas oferecemos todas as instruções neste post e a tabela com todos os códigos de programação do Siga-me. Assim como, a portabilidade da sua linha é responsabilidade da sua operadora.
Como programar o Siga-me no iPhone?
Se você quiser ativar o siga-me no iPhone, caso tenha dificuldades com a programação normal da operadora, pode testar o uso de dois asteriscos no início. Na programação, pode ser necessário colocar o DDD ou código da operadora. Por exemplo: **21* + número de destino + # + (LIGAR), ao invés de apenas um asterisco no início.
Para desprogramar, testar com dois #, ao invés de um. Exemplo: ##21# + (LIGAR).
Ou, o suporte da própria Apple indica que você siga os seguintes passos:
- Abra os Ajustes e vá em Telefone;
- Selecione a seguinte opção e siga o caminho:
- Encaminhar Ligações > Ative a opção > Encaminhar para > Digite o número que você deseja que receba suas chamadas encaminhadas;
O encaminhamento de chamadas no Iphone funciona apenas se você estiver no raio de alcance da sua operadora para ativar a função, do contrário, as chamadas não serão encaminhadas.
Como personalizar o atendimento com o Siga-me + Prestus
Opção 1
Agora que você sabe usar o Siga-me, saiba que você também pode realizar o encaminhamento de chamadas para as Secretárias da Prestus. Você receberá um novo número de telefone fixo no seu DDD, e sempre que transferir chamadas para ele, uma secretária compartilhada irá atender a ligação, em nome da sua empresa. Com os nossos serviços, você terá uma série de funcionalidades:
- Poderá usar o Siga-me, sem limitações e com custo baixo (as transferências são para fixo) e a partir daí, poderá ainda programar via Web se quer que a ligação toque em algum número (celular, inclusive) primeiro, ou se quer que sejam atendidas diretamente pela Prestus;
- Poderá salvar todos os números de quem te ligou, gerando cadastros de interessados;
- Exportar contatos e enviar SMS para quem te ligou há alguns dias, semanas ou meses, estimulando recompra;
- Como também, após o expediente, você tem a opção de solicitar que atendamos, em nome da sua empresa, 24 horas por dia, por meio de nossas Secretárias Compartilhadas, que atenderão seus clientes registrando toda sua solicitação e enviando tudo para seu email (ou por SMS, com um resumo do pedido);
- E ainda mais, terá uma redução da sua conta telefônica, caso queira virtualizar o número da sua linha atual. Assim, a titularidade da linha continua com você, mas o custo da mensalidade da linha é nosso.
Veja como funciona para virtualizar a sua linha Vivo ou Oi sem Siga-me:
Opção 2
Além de um novo número de telefone fixo para virtualizar sua linha, você também pode optar pelo mascaramento do seu número atual com um Número 0800 (serviço opcional). Com ele, via web, você também pode escolher onde as chamadas devem ser atendidas: na sua empresa ou na Prestus. Saiba mais sobre o atendimento 0800 da Prestus.
Opção 3
E, finalmente, caso você não queira atendimento humano, como dito na opção 1, a melhor opção é uma Secretária Eletrônica Avançada, chamada Virtus Remoto que:
- Identifica o número de quem está ligando: se é cliente/novo, cliente/fornecedor; e em que número gostaria do retorno;
- Grava o recado (opcional), e te envia um e-mail com os detalhes da chamada, incluindo um arquivo de áudio para você acessar do seu celular ou computador;
- E ainda te envia uma notificação via SMS com um resumo.
Dessa forma, você também tem controle total das chamadas do seu negócio e nunca precisará mudar de número de novo. Quer saber mais? Fale com um consultor Prestus.
Principais dúvidas sobre o Siga-me
Siga-me é a função de encaminhamento de chamadas, muito utilizada tanto em celulares quanto em linhas fixas. Basicamente, trata-se de um “código” que deve ser programado em seu aparelho para desviar as ligações de um número fixo ou móvel.
O encaminhamento de chamadas é uma função que você habilita em seu aparelho para que ele direcione a chamada recebida para outro número, fixo ou móvel. Essa função ocorre por meio do Siga me. Acesse a tabela com todos os códigos de programação do Siga-me.
Para transferir todas as chamadas recebidas em sua linha Net, para um outo número de sua escolha, faça a seguinte programação na tela de chamada: *21* + número de destino + #. Para desprogramar, digite: #21#.
Para ativar o Siga me Claro, digite em seu aparelho: *21* + zero + DDD + número de destino + # (LIGAR). Para desprogramar o Siga-me, digite: # 21 # (LIGAR). Por fim, você também pode conferir todas as programações na tabela com todos os códigos de programação do Siga-me do Brasil.
Para ativar o Siga me Vivo, na tela de chamada digite: *52* + número de destino + # (LIGAR). Para desativar a programação, digite: # + 52 + # (LIGAR). Não se esqueça, caso seja necessário, de colocar o DDD do número de destino.
O desvio de chamada é uma função que você ativa em seu aparelho, fixo ou móvel, para transferir chamadas para um outro telefone de sua escolha na qual estará disponível para atender suas chamadas. Essa função pode ser configurada pelo Siga-me, como mencionado anteriormente.