5 indicadores de performance para ficar de olho

0800 60 Clique para ver

Indicadores de performance: confira 5 métricas que que você não pode deixar de monitorar na sua empresa

Por Amanda Carmo

Vendas

Publicado - 07/07/2022

Baixe nosso material mais recente!

Baixe nosso material mais recente!
Baixar Material
Indicadores de performance: confira 5 métricas que que você não pode deixar de monitorar na sua empresa

Sumário

    Como você faz para mensurar o desempenho do seu negócio em geral ou de áreas específicas da empresa?

    Esse é um dos maiores desafios enfrentados enfrentados por gestores e empreendedores.

    Para garantir que a empresa cresça e se desenvolva de maneira consistente, é necessário acompanhar constantemente o cumprimento das metas de negócio e o desempenho em diferentes aspectos.

    Nesse sentido, os indicadores de performance são ferramentas muito úteis e que servem como uma bússola para orientar as decisões dos gestores e indicar as mudanças que precisam ser implementadas para melhor os resultados.

    Tendo isso em vista, elaboramos este artigo para explicar o que são indicadores de performance e qual a importância dessas ferramentas.

    Continue a leitura e confira também alguns exemplos de indicadores que você pode implementar na sua empresa para mensurar e monitorar o desempenho do seu modelo de negócio:

    O que são indicadores de performance?

    Os indicadores de performance são ferramentas utilizadas para mensurar, quantitativa e qualitativamente, o desempenho de uma organização em diferentes aspectos.

    Por meio dos indicadores de performance, é possível ter acesso a dados precisos que permitem avaliar, por exemplo, a qualidade das soluções, a capacidade operacional, a produtividade individual e coletiva, a eficácia dos diferentes processos organizacionais, a eficiência das estratégias de negócio e a satisfação dos clientes.

    Qual a importância dos indicadores de performance?

    Os indicadores de performance são ferramentas importantes porque possibilitam que os gestores tomem decisões mais bem fundamentadas, baseando-se em dados concretos sobre o desempenho da empresa no que se refere ao cumprimento de metas e objetivos pré-estabelecidos.

    Além disso, a importância dos indicadores de performance também reside no fato de que eles permitem adotar uma gestão mais “pé no chão”, coerente com a atual realidade da empresa.

    5 exemplos de indicadores de performance para você acompanhar

    Os indicadores de performance são indispensáveis para que você consiga ter uma visão mais ampla sobre o desempenho da organização e ampliar também o seu controle sobre as metas da empresa.

    1 - Ticket médio

    O ticket médio é um dos indicadores de performance mais importantes de se acompanhar. Ele mensura, em média, a quantidade de receita que cada cliente gera para a empresa durante o período analisado.

    É possível também calcular o ticket médio dos vendedores. Nesse caso, o objetivo é analisar o desempenho do time de vendas e identificar os profissionais que têm performado melhor.

    Para calcular o ticket médio, basta dividir o volume total do faturamento em vendas pelo total de clientes ou de vendedores.

    Veja outros indicadores financeiros neste vídeo:

    [embed]https://www.youtube.com/watch?v=zaWrC2L4D1Q&t[/embed]

    2 - Lifetime Value (LTV)

    Se o ticket médio se refere à média de receita que cada cliente costuma gerar em um período específico, o Lifetime Value é um indicador de performance que calcula a receita média que cada cliente gera para a empresa durante todo o seu ciclo de vida com a empresa.

    Para calcular o LTV, basta aplicar a seguinte fórmula:

    • LTV = ticket médio x frequência média de compras x tempo médio de relacionamento.

    3 - Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

    Para mensurar a eficácia das suas estratégias de marketing, um indicador de performance que você não pode deixar de acompanhar é o Custo de Aquisição de Clientes - o CAC.

    O objetivo do CAC é mostrar quanto custou, em média, conquistar cada novo cliente. Para calcular esse indicador, é necessário dividir o total de investimentos em uma campanha de marketing e dividir pelo total de novos clientes adquiridos como consequência de tal campanha.

    Uma boa análise do CAC deve levar em conta o resultado do LTV, o qual deve ser sempre superior ao Custo de Aquisição de Clientes.

    Afinal, a empresa acaba saindo no prejuízo se a receita gerada pelo cliente durante todo o seu ciclo de vida for inferior ao investimento que a empresa fez para adquiri-lo.

    4 - Net Promoter Score (NPS)

    Também entre os principais indicadores de performance, o Net Promoter Score (NPS) se preocupa em medir o nível de satisfação dos clientes por meio de uma pesquisa.

    Os clientes precisam responder, de 0 a 10, o quão dispostos eles estariam a indicar a sua empresa para algum amigo ou familiar. De acordo com as respostas, os participantes da pesquisa são divididos em:

    • Promotores: notas 9 e 10
    • Neutros: notas 7 e 8
    • Detratores: notas de 0 a 6

    Para calcular o NPS, basta subtrair o percentual de Detratores do percentual de Promotores. O ideal é que o resultado esteja sempre acima de 80%.

    5 - Taxa de turnover

    Ao avaliar a performance de uma organização, é necessário também direcionar o olhar para os colaboradores.

    Nesse sentido, a taxa de turnover - ou rotatividade - busca mensurar o fluxo de desligamentos e novas contratações.

    Quando o índice de rotatividade está muito elevado, isso pode ser sinal de problemas de liderança, insatisfação com o ambiente de trabalho, baixa valorização dos funcionários e vários outros motivos que merecem ser investigados.

    A fórmula para calcular o turnover é:

    • [(nº de demissões + nº de admissões) / 2] / total de funcionários 

    Bom, esses são alguns dos principais indicadores de performance que você pode utilizar para acompanhar o desempenho da sua empresa. Se você ainda não monitora essas métricas, passe a ficar de olho nelas o quanto antes. Porque, com certeza, a gestão por indicadores vai transformar seu negócio!

    Veja no vídeo a seguir algumas dicas de como fazer a gestão por indicadores:

    [embed]https://www.youtube.com/watch?v=gHoBM8uGIlc[/embed]

    Este post foi escrito pela equipe da Siteware, uma empresa que une pessoas, operação e estratégia em um único software de gestão empresarial, para que as empresas melhorem seus resultados, sua comunicação e sua governança.

    Deixe o seu comentário!