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Publicado - 04/05/2021

Estratégias para aumentar vendas: 4 dicas para sua empresa se destacar

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

 

Como estão as vendas na sua empresa? Vamos ser sinceros, manter as metas altas pode ser um grande desafio. Por isso, procurar estratégias para aumentar vendas pode fazer a diferença.

Estratégias para aumentar vendas

Atualmente, sabemos que ter um produto ou serviço de qualidade já não se caracteriza mais como um diferencial competitivo no mercado. Isso porque os hábitos de consumo mudaram e agora os clientes estão em busca de experiências, muito além do produto em si.

Mas o que exatamente isso significa? Segundo o relatório da Zendesk, 75% dos clientes estão dispostos a gastar mais para comprar de empresas que proporcionam uma boa experiência do cliente.

A verdade é que quando falamos sobre como aumentar as vendas em tempos de crise, uma série de questões estão envolvidas: isso vai desde a atuação dos seus vendedores, o planejamento de vendas, conhecer bem o mercado e o que os clientes pensam da sua empresa.

Ou seja, são muitas questões as quais se atentar, não é mesmo? Mas fique tranquilo, porque vamos tratar de cada uma delas para que você entenda as principais estratégias para aumentar as vendas e se destacar. Quer saber mais sobre este assunto? Continue a leitura.

4 estratégias para aumentar vendas e performar melhor

Sem enrolação, vamos direto ao que importa. Se você está pensando em como melhorar as vendas em sua empresa, então não pode deixar o planejamento estratégico de lado. Afinal, todas as ações que você tomar para sua marca, seja na área de marketing ou de vendas, devem compor um plano de ação.

Mas antes de fazer tudo isso é importante entender as estratégias que possibilitam que você consiga aumentar as suas vendas. Afinal, esse é o nosso objetivo, não é mesmo?

Então agora, vamos ver algumas dicas para melhorar as vendas e entender mais sobre como você pode colocá-las em prática.

1. Conheça seu público-alvo

Parece óbvio, não é mesmo? Mas você não imagina o tanto de empresas que ainda não sabem quem são os seus principais consumidores e até mesmo com quem eles devem falar.

Como assim? Quando criamos estratégias de comunicação de marketing para atrair novos clientes, que atualmente é uma das principais formas de prospecção, devemos saber com quem estamos falando, para que a nossa comunicação seja adequada a determinado público.

Por isso, não apenas conhecer o seu público, mas também a sua persona pode ser o diferencial para as estratégias para aumentar vendas. Afinal, você deve saber:

  • Com quem está falando;
  • Qual é a média de idade do seu público;
  • Onde eles se encontram;
  • Quais os principais canais de atendimento que utilizam;
  • Principais formas de consumo (digital ou presencial);
  • Renda média.

Ou seja, quando falamos sobre conhecer bem o nosso público-alvo e persona, isso vai muito além de faixa etária e gênero (apesar de também serem importantes). Mas também queremos saber quais são os seus gostos e preferências, porque é isso o que faz com que você consiga oferecer uma boa experiência ao cliente.

2. Identifique e avalie a concorrência

Muitos empresários acreditam que devem avaliar o mercado e a concorrência apenas quando estão iniciando a sua empresa. Entretanto, essa é uma das principais dicas para melhorar as vendas que podemos dar.

Por quê? Bom, é simples. Por mais que você esteja fazendo tudo certo em relação à sua empresa, é importante entender como a concorrência está se comportando, principalmente nos momentos de crise.

Ao analisar isso, você entende melhor o cenário em que se encontra. Por exemplo, se as suas vendas estão baixas e, ao observar seus concorrentes, você percebe que as deles também estão, então isso provavelmente é um problema de mercado. 

Ou seja, você precisa criar um planejamento para entender como aumentar as vendas em tempos de crise, porque esse é o cenário.

Entretanto, se a sua empresa não consegue fazer boas vendas, mas a do seu concorrente sim, então você pode imaginar que tem algo errado com o seu negócio, certo? 

Por isso, é importante ver exatamente quais são os produtos e serviços que a concorrência oferece, preços e até mesmo como é o relacionamento da marca com o cliente. No final, vamos perceber que muito das vendas se resumem a isso.

O importante é que, a partir do momento em que você começa a avaliar a sua concorrência de tempos em tempos, consegue ter uma melhor perspectiva de quais são os rumos do seu próprio negócio e traçar boas estratégias para alcançar melhores resultados.

Leia também: Relacionamento com o cliente em tempos de crise 

3. Impulsione seus investimentos de marketing

Se você ainda não investe em diferentes estratégias de marketing, então esse é o momento de começar, pois provavelmente a sua empresa está perdendo muitos negócios.

O marketing digital trouxe novas perspectivas para pequenas e médias empresas. Enquanto no marketing tradicional apenas grandes negócios conseguiam pagar os altos valores para promover a sua marca, o mundo digital tornou isso muito mais democrático e acessível.

Mas, para isso, é importante investir e impulsionar os seus investimentos na área. Ter uma boa equipe para isso (ou, quem sabe, contratar uma empresa responsável) pode fazer toda a diferença. 

E então, você pode apostar em diferentes estratégias de marketing ao mesmo tempo, como a criação de campanhas e anúncios pagos, que atraem um público imediato. Outra alternativa (e mais barata) é investir na metodologia inbound, em que você atrai potenciais clientes a partir de bons conteúdos — mas também leva mais tempo.

O importante é entender que você tem diferentes opções e que todas elas podem trazer bons resultados à sua empresa, desde que feito com um bom planejamento.

Mas para criar estratégias para aumentar vendas, torna-se essencial que o time de marketing e vendas estejam bem integrados. Essa é uma das principais maneiras para alcançar os seus objetivos.

4. Invista no bom relacionamento com o cliente

Como falamos, tudo se resume a isso. Se você quer ter novas vendas, primeiramente deve certificar-se de que está proporcionando para o seu atual cliente uma boa experiência.

Isso envolve uma série de questões, como acompanhar todo o processo de vendas, verificar se o cliente está satisfeito, investir no pós-venda e até mesmo criar estratégias para que eles voltem a comprar de você.

Afinal, com o bom relacionamento, temos também a fidelização do cliente. Isso permite que a sua empresa receba indicações valiosas, que no fim, é uma das estratégias para aumentar vendas.

Então, se você quer crescer, uma das principais questões que devem atentar-se é ao atendimento que oferece ao seu cliente. E como fazer isso?

Como melhorar o seu atendimento ao cliente?

O atendimento ao cliente é uma área fundamental da sua empresa e deve sempre ser tratada com seriedade.

Isso porque um dos maiores motivos de reclamação dos clientes é não ter um contato facilitado com as empresas. Ou seja, ligações que não são atendidas ou até mesmo um atendimento precário.

E como você pode resolver isso? Com as secretárias virtuais você nunca mais deixará o seu cliente esperando. Graças a esse serviço, é possível oferecer aquilo que eles mais esperam: um atendimento rápido e de qualidade.

Além disso, a Prestus também conta com o serviço de pós-venda em nome do seu negócio através das secretárias compartilhadas. Veja mais sobre como utilizar secretárias virtuais para fazer pós-venda.

As secretárias virtuais atendem o telefone no nome da sua empresa, aplicam o questionário de atendimento receptivo, encaminham os recados por e-mail e/ou SMS e, em caso de urgência, podem até transferir a ligação ou acionar técnicos de plantão.

Ou seja, as secretárias virtuais são uma alternativa real, com serviço profissional, proporcionando um atendimento personalizado aos seus clientes, por um preço acessível a empresas de qualquer porte. Conheça a Prestus e saiba mais sobre os nossos planos.