Como programar o Siga-me em várias operadoras [PASSO A PASSO]

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Como programar o Siga-me e redirecionar chamadas? Passo a passo para as principais operadoras no Brasil

Cada vez mais, oferecer um atendimento de qualidade é um diferencial competitivo que pode fazer a diferença nos seus negócios – e para seus clientes. Entender o que é e como programar o Siga-me faz com que você não precise se preocupar mais com chamadas não atendidas.

Como programar o siga-me

Já passou pela situação em que a sua empresa perde um negócio importante porque deixou de atender o telefone? E se contarmos que você não precisa passar por isso?

Graças a todos os avanços na tecnologia, com o Siga-me você entende como fazer um desvio de chamada, sendo possível atender suas ligações de onde você estiver. E o melhor: várias operadoras oferecem esse serviço, trazendo mais praticidade para o seu dia a dia.

Quer saber mais sobre como redirecionar chamadas, como fazer o Siga-me do telefone fixo para celular e, por fim, como configurar esse serviço? Continue a leitura e descubra mais!

Afinal, o que é o Siga-me?

Siga-me é a função de “transferir chamadas”, muito utilizada tanto em celulares quanto em linhas fixas.

Basicamente, trata-se de um “código” que deve ser programado em seu aparelho para direcionar as ligações para outro número fixo ou móvel. Veja abaixo como programar o Siga-me.

Passo a passo para configurar o Siga-me

Claro móvel

Para ativar o siga-me na Claro móvel:

Ativar mesmo DDD

No celular, digite *21* + o número do telefone que receberá a chamada + # + tecla de chamada

Ativar outro DDD

No celular, digite *21* + DDD (incluindo o zero) + o número do telefone que receberá a chamada + # + tecla de chamada

Verificar

No celular, digite *#21# + tecla de chamada

Importante: uma mensagem de texto confirma a ativação e desativação do siga-me. Ao transferir uma ligação do celular para outro telefone (celular ou fixo), o valor cobrado corresponde à duração da chamada e ao plano atual.

Claro Net Fone

Para ativar o siga-me na Claro Net Fone, primeiramente é preciso entrar em contato com a operadora para ativar o serviço no aparelho de telefone.

  1. Para transferir todas as chamadas recebidas em sua linha, para um número pré-definido: ou seja, você pode encaminhar suas chamadas automaticamente para seu celular, outro telefone fixo, ou para onde quiser. Neste caso, a chamada é transferida e o Claro Net Fone não tocará. Para ativar esta função digite *21* (número de telefone de destino)# – para desprogramar, digite #21#.
  2. Para transferir todas as chamadas recebidas em sua linha, para um número pré-definido quando o Claro Net Fone estiver em uso: ou seja, você pode ficar no telefone à vontade, e se houver outra pessoa tentando ligar, a chamada será direcionada para o seu celular ou para outro telefone fixo que você escolher. Para ativar esta função digite *63*(número de telefone de destino)# – para desprogramar, digite #63#.
  3. Para transferir todas as chamadas recebidas, que não são atendidas em até 20 segundos: ou seja, caso você não possa atender a ligação em 20 segundos, a ligação será transferida para o número que você definir. Para ativar esta função, digite *61*(número de telefone de destino)# – para desprogramar, digite #61#.
  4. Você também pode conferir estas informações no caminho Telefone > Serviços Inteligentes. Para cancelar o serviço Siga-me, tecle #21.

Embratel

Para ativar o serviço do siga-me na Embratel, siga os passos abaixo:

  1. Programação de desvio de todas as chamadas dos celulares CLARO:
    21 * (0+DDD + número do telefone de destino) # (LIGAR)

    Exemplo: para transferir todas as ligações para um celular ou fixo, tecle *, depois 21, seguido de *, tecle 0 e depois XX (DDD da cidade de registro do nº de destino), tecle o nº do fone de destino xxxxx-xxxx, tecle # e depois aperte LIGAR na tela do celular.

  2. Ao final, aparecerá na tela do celular que o serviço foi ativado.
  3. Por fim, faça um teste em seguida para se certificar que a transferência ocorreu.
  4. E quando quiser desativar o serviço, basta digitar: #21#.

Vivo – linhas metálicas e VoIP

O siga-me na Vivo está disponível somente para usuários que mantêm contratos de linhas fixas VoIP (integradas à sua banda larga fibra) ou metálicas.

No estado de São Paulo

Para quem nunca usou a função siga-me, é cliente do estado de São Paulo e tem a linha metálica, precisará seguir os seguintes passos:

  1. Ligue da sua linha fixa para o *15;
  2. Tecle 2 – “Serviços Inteligentes”;
  3. Tecle 2 novamente – “Transferência de Chamadas”;
  4. Crie uma senha de 4 dígitos – distintos e não sequenciais;
  5. A navegação retornará para a área de “Transferência de Chamadas”;
  6. Tecle 3 “Lista de Contatos” e cadastre a nova linha que receberá as chamadas (sem o DDD, caso seja o mesmo da linha fixa);
  7. Depois de confirmar, você será redirecionado para o menu de “Transferência de Chamadas”;
  8. Tecle 1 para “Ativar o Serviço Siga-me”
  9. Aguarde até ouvir a mensagem: “Transferência programada com sucesso”;
  10. Para cancelar, ligue *15 e siga as opções para desativar ou ligue 103 15 (linhas metálicas) ou 106 15 (linhas integradas à sua banda larga fibra).

Fora do estado de São Paulo

Para clientes de regiões fora do estado de São Paulo que possuem linha metálica ou VoIP:

Fonte: Vivo Meu Negócio 

Oi Fixo

Para ativar o siga-me no seu Oi Fixo, tecle * 21 * + o número do telefone que deseja direcionar as chamadas + # e aguarde a mensagem “serviço programado”.

Para desativá-lo, tecle: # 21 # e aguarde a mensagem “serviço desprogramado”.

Para verificar a disponibilidade do Siga-me e solicitar sua ativação, ligue para 103 14

Tim Fixo

Para redirecionar todas chamadas, disque: *21*num_mágico# (LIGAR). Caso deseje transferir apenas em caso de não atender, tecle: *61*num_mágico# (LIGAR).

Para desprogramar, basta discar: #21# e #61# (LIGAR). Na programação, pode ser necessário colocar o DDD ou código da operadora. Em caso de dúvidas, consulte sua operadora.

GVT Fixo

Só permite o direcionamento incondicional (ou seja, de todas chamadas). Ligue para 10325, para ativar o serviço, disque *44 e siga as instruções. Após isso: 

  • Redirecionar: *52*num_mágico #;
  • Desprogramar: # 52 #.

Na programação, pode ser necessário colocar o DDD ou código da operadora. Em caso de dúvidas, consulte sua operadora.

iPhone

Se você quiser ativar o siga-me no iPhone, caso tenha dificuldades, pode testar o uso de dois asteriscos no início. Na programação, pode ser necessário colocar o DDD ou código da operadora. 

Exemplo: **21*num_mágico# (LIGAR), ao invés de apenas um asterisco no início.

Para desprogramar, testar com dois #, ao invés de um. Exemplo: ##21# (LIGAR).

Dica bônus

BAIXE TABELA COMPLETA (PDF) com todos os códigos.

É importante lembrar que se sua linha fixa (Oi e Vivo) foi adquirida recentemente, ela possivelmente NÃO dispõe deste serviço. Consulte a Prestus

Uma dica para linhas celulares da Vivo: algumas delas não permitem o uso de código, mas funcionam via menu “Encaminhar Chamadas” do aparelho.

Siga-me no Android: abrir o ícone Telefone > “Mais” > Configurações > “Mais Configurações” > Encaminhar chamadas. 

Nas versões antigas: abrir o ícone Configurações > Configurações de chamadas > Encaminhamento.

vai trabalhar home office? direcione suas chamadas com a programação do Siga-me

Como configurar o Siga-me? Devo usar o código da operadora?

A princípio, algumas operadoras só aceitam a programação do Siga-me (mesmo que local) quando o código digitado da operadora é de longa distância. 

Se não funcionar o código *61*40634079#, você pode tentar (no caso de clientes do 21 Claro/Embratel): *61*0211140634079# ou ainda *61*01140634073#. Do exterior: *61*551140634079#. No exterior, você deve suprimir o “0” do DDD.

tabela códigos de programação do Siga-me para baixar

Tire suas principais dúvidas sobre o Siga-me

Quanto custa? Cuidado ao direcionar para celulares!

Para programar o Siga-me não há custos. Porém, você irá pagar pelas transferências que fizer, ou seja, você será cobrado apenas pelos minutos da ligação, como se estivesse ligando para o número fixo que programou. Já quem liga para você continua pagando a ligação normalmente.

Recomenda-se que o Siga-me seja utilizado para direcionar para números fixos (e não para celulares), devido ao baixo custo.

Dica: verifique as tarifas de transferência com a sua operadora.

Minha linha ou operadora não possui Siga-me. O que posso fazer?

Para quem não tem o Siga-me, como usuários das operadoras Vivo e a Oi que não fornecem mais este serviço há anos, existem alternativas que implementam o Siga-me à força, sendo mais barato do que usar a operadora.

Uma solução oferecida pela Prestus é a virtualização da sua linha. Dessa forma, as suas chamadas podem ser capturadas e atendidas ou então transferidas em casos de urgência.

A solução está disponível em cerca de 400 cidades, verifique a disponibilidade com um consultor.

Como modernizar seu número fixo

Opção 1

Uma vez integrado à Prestus, você receberá um novo número de telefone fixo (chamado Número Mágico) no seu DDD, com uma série de funcionalidades. O Siga-me (que permite o direcionamento de chamadas que não podem ser atendidas por você ou pelos seus funcionários) é apenas uma delas. Você poderá:

  • Usar o Siga-me, sem limitações e com custo baixo (sendo grátis para fixo), programável via Web (você mesmo configura em que número quer que as ligações toquem, inclusive no seu celular);
  • Salvar todos os números de quem te ligou (gerar cadastros de interessados) na Web;
  • Exportar contatos e enviar SMS para quem te ligou há alguns dias, semanas ou meses, estimulando recompra;
  • Após o expediente, você tem a opção de solicitar que atendamos, em nome da sua empresa, 24 horas por dia, por meio de nossas Secretárias Compartilhadas, que atenderão seus clientes registrando toda sua solicitação e enviando tudo para seu email (com ou sem SMS, com um resumo do pedido);
  • Redução da sua conta telefônica, através da virtualização do seu número, a titularidade da linha continua com você, mas o custo da mensalidade (da linha) é nosso.

Veja como funciona para virtualizar a sua linha Vivo ou Oi sem Siga-me:

Vídeo como virtualizar sua linha fixa e garantir o Siga-me

Opção 2

Além de um novo número de telefone fixo (Número Mágico) para virtualizar sua linha, você também pode optar pelo mascaramento do seu número atual com um Número 0800 (serviço opcional). 

Com ele, via web, você também pode escolher onde as chamadas devem ser atendidas: na sua empresa ou na Prestus (disponível 24h). Saiba mais sobre Números 0800 da Prestus.

Opção 3

Caso você não queira atendimento humano, a melhor opção é a “Secretária Eletrônica 2.0” (avançada), chamada Virtus Remoto que, caso você não possa atender, ela:

  1. Identifica o número de quem está ligando: se é cliente/novo cliente/fornecedor; e em que número gostaria do retorno;
  2. Grava o recado (opcional), e te envia um e-mail com os detalhes da chamada, incluindo um arquivo de áudio para você acessar do seu celular ou computador;
  3. E ainda te envia uma notificação via SMS, com um resumo: ainda não é cliente? Qual o número para retorno,entre outras funcionalidades.

Com ela, você também tem controle total das chamadas do seu negócio e nunca precisará mudar de número de novo. Quer saber mais? Acesse este link. Ou se preferir, solicite o contato de um consultor Prestus.

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Como programar o Siga-me

Neste vídeo Como programar o Siga-me explicamos, de forma resumida, como você pode direcionar ou transferir chamadas que não podem ser atendidas para outros números, por meio da tecnologia Siga-me. Assista:

Vídeo Como programar o siga-me

É importante lembrar que a Prestus não realiza a programação do Siga-me, nós oferecemos todas as instruções neste post e em nosso material gratuito.

Além disso, a portabilidade da sua linha é responsabilidade da sua operadora.

Um abraço e até o próximo post.

103 Comentários para "Como programar o Siga-me e redirecionar chamadas? Passo a passo para as principais operadoras no Brasil"

      
miriam oliveira disse:

não consigo ativar o meu net fone para o celular. O que acontece? Devo chamar um técnico?

F:51-3332.4469

 
Alexandre Borin disse:

Olá, Miriam. Falar com a sua operadora é sempre recomendado. A NET é uma das operadoras mais fáceis de se programar o Siga-me. Ligue sim, para eles. Esperamos ter ajudado!

 
jonny disse:

o siga-de do oi fixo esta dando programcao incorreta.
vc pode me auxiliar?

tentei *21*0ddd+numero do telefon#

 
Alexandre Borin disse:

Olá, Jonny. Trata-se de uma linha fixa? Nossa recomendação é que vc confirme com a operadora, se existe Siga-me habilitado para a sua linha. Existe um aparelho, chamado Virtus Flex indicado para os casos em que a operadora se recusa a habilitar o siga-me na linha, ok? Esperamos ter ajudado (desculpe pelo atraso na resposta, descobrimos um problema no blog)

 
joão henrique da rocha fragoso disse:

Qual o custo do “número mágico”, para atender chamadas em telefone fixo da Vivo?

 
Alexandre Borin disse:

Como vai, João Henrique? A solução permite atender chamadas de qualquer telefone fixo ou celular, bastando que tenha a função siga-me, por R$ 250,00/mês (Maio/2014). Há opções com atendimento 24 horas, de Domingo a Domingo, onde nossas Secretárias compartilhadas atenderão os SEUS clientes quando seu telefone toca, toca e ninguém atende, por R$ 350,00/mês (até 100 ligações não atendidas/mês). PS: Nos desculpe pelo atraso na resposta, descobrimos um problema no blog.

 

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