Como programar o Siga-me em várias operadoras [PASSO A PASSO]

0800 60 Clique para ver

Como programar o Siga-me e redirecionar chamadas? Passo a passo para as principais operadoras no Brasil

Por Alexandre Borin

Atendimento ao cliente

Publicado - 31/08/2021

Baixe nosso material mais recente!

Baixe nosso material mais recente!
Baixar Material
Como programar o Siga-me e redirecionar chamadas? Passo a passo para as principais operadoras no Brasil

Sumário

    Cada vez mais, oferecer um atendimento de qualidade é um diferencial competitivo que pode fazer a diferença nos seus negócios – e para seus clientes. Entender o que é e como programar o Siga-me faz com que você não precise se preocupar mais com chamadas não atendidas.

    Já passou pela situação em que a sua empresa perde um negócio importante porque deixou de atender o telefone? E se contarmos que você não precisa passar por isso?

    Graças a todos os avanços na tecnologia, com o Siga-me você entende como fazer um desvio de chamada, sendo possível atender suas ligações de onde você estiver. E o melhor: várias operadoras oferecem esse serviço, trazendo mais praticidade para o seu dia a dia.

    Quer saber mais sobre como redirecionar chamadas, como fazer o Siga-me do telefone fixo para celular e, por fim, como configurar esse serviço? Continue a leitura e descubra mais!

     

     

    Operadora

    Programar 

    Desprogramar

    siga-me claro

    Redirecionar todas as chamadas:

    *21* número # (LIGAR)

    Verificar:

    # 21# (LIGAR) 

    (BAIXE TABELA DE CÓDIGOS SIGA-ME EM PDF)

    Desprogramar: #21# (LIGAR)

    Uma mensagem de texto confirma a ativação e desativação do siga-me.

    Na programação, não se esqueça que pode ser necessário colocar o DDD ou código da operadora.

    siga-me claro

    Net fone / fixo

    Redirecionar todas as chamadas:

    *21* número # (LIGAR)

    Redirecionar todas as chamadas quando estiver ocupado:

    *63* número # (LIGAR)

    Redirecionar as chamadas que não atendidas em 20 segundos:

    *61* número # (LIGAR) 

    (BAIXE TABELA DE CÓDIGOS SIGA-ME EM PDF)

    Desprogramar:

    #21# (LIGAR)

    #63# (LIGAR)

    #61# (LIGAR)

    Na programação, não se esqueça que pode ser necessário colocar o DDD ou código da operadora.

    siga-me embratel

    Redirecionar todas as chamadas:

    *21* número # (LIGAR) 

    (BAIXE TABELA DE CÓDIGOS SIGA-ME EM PDF)

    Desprogramar: #21# (LIGAR)

    Uma mensagem de texto confirma a ativação e desativação do siga-me.

    siga-me vivoLinhas fixas VoIP ou metálicas no estado de São Paulo

    Ligue da sua linha fixa para o *15

    Tecle 2 - “Serviços Inteligentes” e tecle 2 para - “Transferência de Chamadas”

    Crie uma senha de 4 dígitos e em seguida tecle 3 para "Lista de contatos"- cadastre a linha que receberá as chamadas

    Tecle 1 para “Ativar o Serviço Siga-me”e aguarde a confirmação

    Desprogramar:

    *15 (LIGAR)

    (BAIXE TABELA DE CÓDIGOS SIGA-ME EM PDF)

    siga-me vivoLinhas fixas VoIP ou metálicas fora do estado de São Paulo

    Redirecionar todas as chamadas:

    *52* número # (LIGAR) 

    (BAIXE TABELA DE CÓDIGOS SIGA-ME EM PDF)

    Na programação, não se esqueça que pode ser necessário colocar o DDD ou código da operadora

    Desprogramar: #52# (LIGAR)

    Tanto a programação como a desprogramação

    devem ser feitas pelo telefone corporativo.

    siga-me oi

    Redirecionar todas as chamadas:

    *21* número # (LIGAR)

    Na programação, não se esqueça que pode ser necessário colocar o DDD ou código da operadora

    (BAIXE TABELA DE CÓDIGOS SIGA-ME EM PDF)

    Desprogramar: #21# (LIGAR)

    Uma mensagem de texto confirma a ativação e desativação do siga-me.

    siga-me tim

    Redirecionar todas as chamadas:

    *21* número # (LIGAR)

    Redirecionar todas as chamadas quando estiver ocupado e não puder atender:

    *61* número # (LIGAR)

    Desprogramar:

    #21# (LIGAR)

    #61# (LIGAR)

    (BAIXE TABELA DE CÓDIGOS SIGA-ME EM PDF)

     

    Afinal, o que é o Siga-me?

    Siga-me é a função de “transferir chamadas”, muito utilizada tanto em celulares quanto em linhas fixas.

    Basicamente, trata-se de um “código” que deve ser programado em seu aparelho para direcionar as ligações para outro número fixo ou móvel. Veja abaixo como programar o Siga-me.

    Como funciona o siga-me?

    A forma como funciona o siga-me é bem simples e objetiva, como dito acima, o siga-me tem a função de transferir e direcionar chamadas de um número para um outro, seja um telefone fixo, celular ou softphones (telefones que não dependem de um aparelho e realizam a chamada através da internet), de forma automática e programada. Ou seja, quando alguém ligar para o primeiro número, a chamada será desviada imediatamente para o número programado.

    Para fazer isso acontecer, você deve conferir de acordo com a sua operadora quais são os códigos que devem ser usados durante a programação do siga-me, e assim ao invés de realizar uma ligação de modo efetivo, você irá digitar em seu aparelho esses códigos com o número que irá receber as chamadas conforme a sua necessidade.

    Além disso, existem outros modos de como funciona o siga-me e que sua empresa pode utilizar para deixar o seu atendimento ainda mais personalizado e estruturado, exemplos:

    • Siga-me para transferir todas as chamadas:

    Esse é o modo mais usado e básico da programação do siga-me, como já podemos presumir, o mesmo fará com que todas as chamadas que chegarem ao seu número sejam desviadas imediatamente para o número escolhido durante a programação.

    • Siga-me para chamadas não atendidas ou ocupadas:

    Nesse caso, se a chamada não for atendida ou caso você esteja em outra ligação com o número de origem, a chamada será transferida para o número programado.

    Com toda certeza, essa forma de como o siga-me funciona para chamadas não atendidas é muito útil para que você não deixe de recepcionar em tempo real os seus clientes. Inclusive, caso você não tenha para quem direcionar o atendimento da sua empresa quando estiver fora ou ocupado, a Prestus pode atender as chamadas em nome da sua empresa 24 horas por dia. Fale com um de nossos consultores para saber mais detalhes.

    personalizar atendimento

    Passo a passo para ativar o Siga-me

    Como programar o siga-me Claro

    Veja a seguir como programar o siga-me da Claro e encaminhar chamadas para qualquer outro número.

    As programações descritas a seguir são para quem possui Claro Net Fone ou Claro móvel. Você também pode baixar a tabela completa de programação do siga-me Claro clicando aqui.

    Para ativar a função o siga-me na Claro móvel:

    Ativar mesmo DDD

    No celular, digite *21* + o número do telefone que receberá a chamada + # + tecla de chamada (BAIXE TABELA SIGA-ME COMPLETA)

    Ativar outro DDD

    No celular, digite *21* + DDD (incluindo o zero) + o número do telefone que receberá a chamada + # + tecla de chamada (BAIXE TABELA SIGA-ME COMPLETA).

    Verificar

    No celular, digite *#21# + tecla de chamada (BAIXE TABELA SIGA-ME COMPLETA).

    Importante: uma mensagem de texto confirma a ativação e desativação do siga-me. Ao transferir uma ligação do celular para outro telefone (celular ou fixo), o valor cobrado corresponde à duração da chamada e ao plano atual.

    Claro Net Fone

    Para ativar o siga-me na Claro Net Fone, primeiramente é preciso entrar em contato com a operadora para ativar o serviço no aparelho de telefone.

    1. Para transferir todas as chamadas recebidas em sua linha, para um número pré-definido: ou seja, você pode encaminhar suas chamadas automaticamente para seu celular, outro telefone fixo, ou para onde quiser. Neste caso, a chamada é transferida e o Claro Net Fone não tocará. Para ativar esta função digite *21* (número de telefone de destino)# – para desprogramar, digite #21# (BAIXE TABELA SIGA-ME COMPLETA).
    2. Para transferir todas as chamadas recebidas em sua linha, para um número pré-definido quando o Claro Net Fone estiver em uso: ou seja, você pode ficar no telefone à vontade, e se houver outra pessoa tentando ligar, a chamada será direcionada para o seu celular ou para outro telefone fixo que você escolher. Para ativar esta função digite *63*(número de telefone de destino)# – para desprogramar, digite #63#.
    3. Para transferir todas as chamadas recebidas, que não são atendidas em até 20 segundos: ou seja, caso você não possa atender a ligação em 20 segundos, a ligação será transferida para o número que você definir. Para ativar esta função, digite *61*(número de telefone de destino)# – para desprogramar, digite #61#.
    4. Você também pode conferir estas informações no caminho Telefone > Serviços Inteligentes. Para cancelar o serviço Siga-me, tecle #21.

    Como programar o siga-me Embratel

    Embora a Embratel tenha sido comprada pela Claro em 2015, os serviços de telefonia permanecem e logo, também podemos apresentar como programar o siga-me da Embratel no seu aparelho. Caso prefira, preparamos uma tabela em pdf com todos os códigos de programação do siga-me, clique aqui para acessar.

    Para ativar o serviço do siga-me na Embratel, siga os passos abaixo:

    1. Programação de desvio de todas as chamadas dos celulares CLARO:
      21 * (0+DDD + número do telefone de destino) # (LIGAR)

      Exemplo: para transferir todas as ligações para um celular ou fixo, tecle *, depois 21, seguido de *, tecle 0 e depois XX (DDD da cidade de registro do nº de destino), tecle o nº do fone de destino xxxxx-xxxx, tecle # e depois aperte LIGAR na tela do celular.

    2. Ao final, aparecerá na tela do celular que o serviço foi ativado.
    3. Por fim, faça um teste em seguida para se certificar que a transferência ocorreu.
    4. E quando quiser desativar o serviço, basta digitar: #21#.

    Como programar o siga-me Vivo – linhas metálicas e VoIP

    O siga-me da Vivo está disponível somente para usuários que mantêm contratos de linhas fixas VoIP (integradas à sua banda larga fibra) ou metálicas. Como também, existe uma programação diferente para quem é do estado de São Paulo ou para quem mora em outros estados do Brasil.

    Sendo assim, separamos todos os códigos e instruções para você entender como programar o siga-me da Vivo em seu aparelho.

    No estado de São Paulo

    Para quem nunca usou a função siga-me, é cliente do estado de São Paulo e tem a linha metálica, precisará seguir os seguintes passos:

    1. Ligue da sua linha fixa para o *15
    2. Tecle 2 – “Serviços Inteligentes”;
    3. Tecle 2 novamente – “Transferência de Chamadas”;
    4. Crie uma senha de 4 dígitos – distintos e não sequenciais;
    5. A navegação retornará para a área de “Transferência de Chamadas”;
    6. Tecle 3 “Lista de Contatos” e cadastre a nova linha que receberá as chamadas (sem o DDD, caso seja o mesmo da linha fixa);
    7. Depois de confirmar, você será redirecionado para o menu de “Transferência de Chamadas”;
    8. Tecle 1 para “Ativar o Serviço Siga-me”
    9. Aguarde até ouvir a mensagem: “Transferência programada com sucesso”;
    10. Para cancelar, ligue *15 e siga as opções para desativar ou ligue 103 15 (linhas metálicas) ou 106 15 (linhas integradas à sua banda larga fibra).

    (BAIXE TABELA SIGA-ME COMPLETA)

    Fora do estado de São Paulo

    Para clientes de regiões fora do estado de São Paulo que possuem linha metálica ou VoIP:

    1. Se o número do telefone que passará a receber as ligações tiver o mesmo DDD da sua empresa, digite:
      *52* + número de destino + #, por exemplo: *52* 956781234# (BAIXE TABELA SIGA-ME COMPLETA).
    2. No entanto, se o número do telefone de destino possuir um DDD diferente, digite:
      *50* + DDD + número de destino + #, por exemplo: *52*48956781234# (BAIXE TABELA SIGA-ME COMPLETA).

    Para fazer a desativação, em ambos os casos, basta digitar #52#. Além disso, é importante lembrar que tanto a ativação quanto a desativação, devem ser feitas pelo telefone corporativo. (BAIXE TABELA SIGA-ME COMPLETA).

    Fonte: Vivo Meu Negócio 

    Como programar o siga-me Oi

    Para ativar o siga-me no seu Oi Fixo, tecle * 21 * + o número do telefone que deseja direcionar as chamadas + # e aguarde a mensagem “serviço programado” (BAIXE TABELA SIGA-ME COMPLETA).

    Para desativá-lo, tecle: # 21 # e aguarde a mensagem “serviço desprogramado”.

    Para verificar a disponibilidade do Siga-me e solicitar sua ativação, ligue para 103 14

    Como programar o siga-me Tim 

    Entenda como você pode programar o siga-me da Tim de forma simples, basta digitar o seguintes códigos de programação conforme a sua necessidade e ativar o serviço. Confira a seguir:

    Para redirecionar todas chamadas, disque: *21*num_mágico# (LIGAR). Caso deseje transferir apenas em caso de não atender, tecle: *61*num_mágico# (LIGAR) - BAIXE TABELA SIGA-ME COMPLETA.

    Para desprogramar, basta discar: #21# e #61# (LIGAR). Na programação, pode ser necessário colocar o DDD ou código da operadora. Em caso de dúvidas, consulte sua operadora.

    GVT Fixo

    Só permite o direcionamento incondicional (ou seja, de todas chamadas). Ligue para 10325, para ativar o serviço, disque *44 e siga as instruções. Após isso: 

    • Redirecionar: *52*num_mágico #;
    • Desprogramar: # 52 #.

    Na programação, pode ser necessário colocar o DDD ou código da operadora. Em caso de dúvidas, consulte sua operadora (BAIXE TABELA SIGA-ME COMPLETA).

    iPhone

    Se você quiser ativar o siga-me no iPhone, caso tenha dificuldades, pode testar o uso de dois asteriscos no início. Na programação, pode ser necessário colocar o DDD ou código da operadora. 

    Exemplo: **21*num_mágico# (LIGAR), ao invés de apenas um asterisco no início.

    Para desprogramar, testar com dois #, ao invés de um. Exemplo: ##21# (LIGAR).

    Dica bônus

    baixar tabela de códigos siga-me

    BAIXE TABELA DE PROGRAMAÇÃO SIGA-ME COMPLETA (PDF).

    É importante lembrar que se sua linha fixa (Oi e Vivo) foi adquirida recentemente, ela possivelmente NÃO dispõe deste serviço. Consulte a Prestus

    Uma dica para linhas celulares da Vivo: algumas delas não permitem o uso de código, mas funcionam via menu “Encaminhar Chamadas” do aparelho.

    Siga-me no Android: abrir o ícone Telefone > “Mais” > Configurações > “Mais Configurações” > Encaminhar chamadas. 

    Nas versões antigas: abrir o ícone Configurações > Configurações de chamadas > Encaminhamento.

    Como configurar o Siga-me? Devo usar o código da operadora?

    A princípio, algumas operadoras só aceitam a programação do Siga-me (mesmo que local) quando o código digitado da operadora é de longa distância. 

    Se não funcionar o código *61*40634079#, você pode tentar (no caso de clientes do 21 Claro/Embratel): *61*0211140634079# ou ainda *61*01140634073#. Do exterior: *61*551140634079#. No exterior, você deve suprimir o “0” do DDD (BAIXE TABELA SIGA-ME COMPLETA).

    Tire suas principais dúvidas sobre o Siga-me

    Quanto custa? Cuidado ao direcionar para celulares!

    Para programar o Siga-me não há custos. Porém, você irá pagar pelas transferências que fizer, ou seja, você será cobrado apenas pelos minutos da ligação, como se estivesse ligando para o número fixo que programou. Já quem liga para você continua pagando a ligação normalmente.

    Recomenda-se que o Siga-me seja utilizado para direcionar para números fixos (e não para celulares), devido ao baixo custo.

    Dica: verifique as tarifas de transferência com a sua operadora.

    Minha linha ou operadora não possui Siga-me. O que posso fazer?

    Para quem não tem o Siga-me, como usuários das operadoras Vivo e a Oi que não fornecem mais este serviço há anos, existem alternativas que implementam o Siga-me à força, sendo mais barato do que usar a operadora.

    Uma solução oferecida pela Prestus é a virtualização da sua linha. Dessa forma, as suas chamadas podem ser capturadas e atendidas ou então transferidas em casos de urgência.

    A solução está disponível em cerca de 400 cidades, verifique a disponibilidade com um consultor.

    esteja disponivel para o seu cliente

    Como modernizar seu número fixo

    Opção 1

    Uma vez integrado à Prestus, você receberá um novo número de telefone fixo (chamado Número Mágico) no seu DDD, com uma série de funcionalidades. O Siga-me (que permite o direcionamento de chamadas que não podem ser atendidas por você ou pelos seus funcionários) é apenas uma delas. Você poderá:

    • Usar o Siga-me, sem limitações e com custo baixo (sendo grátis para fixo), programável via Web (você mesmo configura em que número quer que as ligações toquem, inclusive no seu celular);
    • Salvar todos os números de quem te ligou (gerar cadastros de interessados) na Web;
    • Exportar contatos e enviar SMS para quem te ligou há alguns dias, semanas ou meses, estimulando recompra;
    • Após o expediente, você tem a opção de solicitar que atendamos, em nome da sua empresa, 24 horas por dia, por meio de nossas Secretárias Compartilhadas, que atenderão seus clientes registrando toda sua solicitação e enviando tudo para seu email (com ou sem SMS, com um resumo do pedido);
    • Redução da sua conta telefônica, através da virtualização do seu número, a titularidade da linha continua com você, mas o custo da mensalidade (da linha) é nosso.

    Veja como funciona para virtualizar a sua linha Vivo ou Oi sem Siga-me:

    Vídeo como virtualizar sua linha fixa e garantir o Siga-me

    Opção 2

    Além de um novo número de telefone fixo (Número Mágico) para virtualizar sua linha, você também pode optar pelo mascaramento do seu número atual com um Número 0800 (serviço opcional). 

    Com ele, via web, você também pode escolher onde as chamadas devem ser atendidas: na sua empresa ou na Prestus (disponível 24h). Saiba mais sobre Números 0800 da Prestus.

    Opção 3

    Caso você não queira atendimento humano, a melhor opção é a “Secretária Eletrônica 2.0” (avançada), chamada Virtus Remoto que, caso você não possa atender, ela:

    1. Identifica o número de quem está ligando: se é cliente/novo cliente/fornecedor; e em que número gostaria do retorno;
    2. Grava o recado (opcional), e te envia um e-mail com os detalhes da chamada, incluindo um arquivo de áudio para você acessar do seu celular ou computador;
    3. E ainda te envia uma notificação via SMS, com um resumo: ainda não é cliente? Qual o número para retorno,entre outras funcionalidades.

    Com ela, você também tem controle total das chamadas do seu negócio e nunca precisará mudar de número de novo. Quer saber mais? Acesse este link. Ou se preferir, solicite o contato de um consultor Prestus.

    atendimento eletronico

    Neste vídeo Como programar o Siga-me explicamos, de forma resumida, como você pode direcionar ou transferir chamadas que não podem ser atendidas para outros números, por meio da tecnologia Siga-me. Assista:

    Vídeo Como programar o siga-me

    É importante lembrar que a Prestus não realiza a programação do Siga-me, nós oferecemos todas as instruções neste post e em nosso material gratuito - BAIXE TABELA SIGA-ME COMPLETA

    Além disso, a portabilidade da sua linha é responsabilidade da sua operadora.

    Um abraço e até o próximo post.

    Deixe o seu comentário!

          
    jonny disse:

    o siga-de do oi fixo esta dando programcao incorreta.
    vc pode me auxiliar?

    tentei *21*0ddd+numero do telefon#

     
    Alexandre Borin disse:

    Olá, Jonny. Trata-se de uma linha fixa? Nossa recomendação é que vc confirme com a operadora, se existe Siga-me habilitado para a sua linha. Existe um aparelho, chamado Virtus Flex indicado para os casos em que a operadora se recusa a habilitar o siga-me na linha, ok? Esperamos ter ajudado (desculpe pelo atraso na resposta, descobrimos um problema no blog)

     
    joão henrique da rocha fragoso disse:

    Qual o custo do “número mágico”, para atender chamadas em telefone fixo da Vivo?

     
    Alexandre Borin disse:

    Como vai, João Henrique? A solução permite atender chamadas de qualquer telefone fixo ou celular, bastando que tenha a função siga-me, por R$ 250,00/mês (Maio/2014). Há opções com atendimento 24 horas, de Domingo a Domingo, onde nossas Secretárias compartilhadas atenderão os SEUS clientes quando seu telefone toca, toca e ninguém atende, por R$ 350,00/mês (até 100 ligações não atendidas/mês). PS: Nos desculpe pelo atraso na resposta, descobrimos um problema no blog.

     

    Isto mesmo, caro visitante!