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Marketing

Publicado - 01/04/2022

7 estratégias de marketing digital para e-commerce

Tempo estimado de leitura: 8 minutos

 

Se você possui um e-commerce e quer começar a divulgá-lo para atrair mais público, mas não sabe por onde começar, as estratégias de marketing digital para e-commerce deste conteúdo podem te ajudar a sair da estaca zero para um alto.

Atualmente, empresas que não marcam presença digitalmente acabam perdendo oportunidades incríveis, sejam elas de venda, como de expansão, ou para melhorar seu posicionamento no mercado.

Isso porque o habitual é: quando alguém precisa pesquisar por um produto, o primeiro lugar a se consultar valores, qualidade e até mesmo verificar o manual é na internet. Portanto, estar longe desse meio tão poderoso é perder tempo e, consequentemente, vendas.

Segundo o estudo do E-commerce Brasil, realizar uma compra online hoje é a preferência de em média 74% dos brasileiros. Dos 26% que preferem o modelo tradicional, muitos dizem isso porque ainda há setores que estão fora das redes.

Mas para não perder mais tempo, garantir agilidade, melhores preços, condições exclusivas e comodidades aos seus clientes você precisa ir além. Não basta criar um site na internet ou investir em marketplace, é necessário contar com o marketing digital para e-commerce.

Acompanhe as principais estratégias para promover ao seu e-commerce o sucesso esperado. Boa leitura!

Qual a importância do marketing digital para e-commerce?

De certo, o marketing digital pode trazer infinitas soluções para sua empresa, isso porque ele abrange estratégias que se aplicam aos mais variados nichos. Assim, torna-se uma receita que, seguindo corretamente seu passo a passo, você pode chegar ao resultado esperado.

Não é difícil identificar os desafios de quem trabalha com e-commerce, mas se deseja ter uma base de quais são as melhores ações de marketing digital para seu problema, o primeiro passo é compreender seu público-alvo e as ferramentas que tem ao seu dispor.

Mas afinal, qual a importância do marketing digital para e-commerce? 

O marketing digital trabalha com a performance e busca melhores resultados de acordo com o modelo de vendas escolhido. Tratando-se de vendas pela internet, ele procura soluções baseadas no digital.

Além disso, por meio de estratégias do marketing em tempo real você pode aprimorar ainda mais o e-commerce, tornando-o imbatível diante da concorrência.

Isso porque é por meio dele que você consegue analisar novas tendências, sazonalidades, ofertar seus produtos de forma única. Também auxilia a verificar com mais precisão quais são os pontos fortes da sua empresa e o que precisam melhorar para ganhar destaque.

Indicação de leitura: Empreendedorismo digital: o que é preciso para ser um empreendedor? + 7 dicas para começar

7 estratégias de marketing digital para e-commerce

Agora que já compreendeu a importância do marketing para o seu negócio no mundo digital, quais seriam as principais estratégias de marketing digital para e-commerce? Qual destas é a melhor para o seu nicho e modelo de empresa?

Veja a seguir as ações de marketing digital que podem estar faltando para serem aplicadas na rotina do negócio. Com elas, é possível atingir novos clientes, conquistar o mercado e fortalecer a sua marca.

1. Anúncios patrocinados

Possivelmente, você já saiu em uma landing page após realizar uma pesquisa no Google, clicou em um anúncio que estava no meio dos stories do Instagram e até mesmo no feed das suas redes sociais.

Os anúncios patrocinados são uma forma de adquirir clientes maduros e prontos para conversão, já que você pode gerenciá-los para atingir apenas pessoas interessadas no seu segmento, produto ou serviço.

Além disso, o anúncio patrocinado se destaca por ser útil para todos os nichos, já que você só paga por interação. Ou seja, se a pessoa realmente tiver interesse em sua oferta, evitando gastos com um público que não entende do seu negócio ou não pretende fazer a aquisição.

2. E-mail marketing

O modelo mais antigo de marketing digital para e-commerce ainda conquista muitos olhares. Isso porque todos que possuem acesso à internet e uma vida ativa nas redes têm um e-mail e costuma acessá-lo com frequência.

O e-mail marketing é ótimo para manter seus clientes avisados de uma novidade, nutri-los com conteúdos exclusivos, contatá-los após visitar seu site e não comprar e até mesmo incentivá-lo de acordo com a etapa no funil de vendas.

Muitas vezes esquecido por ser um modelo tradicional, o e-mail marketing é uma solução para quem procura manter resultados a longo prazo, fidelizar clientes e fazer a repescagem de clientes antigos de sua carteira.

3. Remarketing

Você já navegou por um site e viu alguns produtos interessantes, mas não comprou, e logo em seguida o item pesquisado começou a aparecer diversas vezes em diferentes sites?

Seja no feed das redes sociais, lendo um conteúdo em um blog ou até mesmo navegando em um site aleatório da internet, o produto te acompanhou e instintivamente você ficou com ele na cabeça. Isso é remarketing!

Utilizando as estratégias para e-commerce de remarketing, você garante que aqueles clientes que visitaram seu site, mas não compraram por algum motivo, tenham o produto à disposição para uma segunda chance de compra.

4. SEO

O SEO é uma das estratégias para e-commerce que, por meio de conteúdos ricos em blogs, utilizando palavras-chave buscadas pelo seu público-alvo, você o alcança durante a procura por uma solução, seja ela imediata ou não.

Com o SEO, além de ganhar notoriedade entre os consumidores de maneira orgânica, você adquire credibilidade. Com esses posts o seu site se torna uma ferramenta que capta leads de maneira mais leve, já que trabalha fazendo anúncios sutis e gerando conhecimento.

5. Inbound Marketing

Não muito diferente das estratégias para e-commerce SEO, o Inbound Marketing promove sua empresa através de blogs, podcasts, vídeo, eBooks, newsletters, whitepapers, e outras formas de marketing de conteúdo.

Ou seja, ele também tem como objetivo agregar conhecimento ao visitante do seu site, dessa maneira você consegue identificar em qual jornada de compra o seu lead está, qual será o próximo passo e até mesmo nutrí-lo utilizando e-mail marketing.

6. Redes sociais

Em média, os brasileiros passam 3h45 por dia nas redes sociais. Portanto, não utilizar este canal de comunicação para marcar presença digital pode ser considerado como um erro.

O marketing nas redes sociais consegue atrair mais clientes, interagir com os que já estão na sua empresa ou que consomem seu produto ou serviço com frequência, gerando assim mais recorrência e visitas ao seu site.

Indicação de leitura: Gerenciamento de reclamações online: como ser assertivo?

7. Marketing em tempo real

Por fim, o marketing em tempo real foca em realizar uma interação mais frequente com seus consumidores e visitantes. Para proporcionar isso é necessário estar alinhado com as tendências do mercado e dispor um conteúdo relevante junto dela.

No marketing em tempo real, não é necessariamente o conteúdo entregue que importa, mas sim quando ele é entregue.

Portanto, destaca-se a empresa que ofertar seu produto em meio a tendência ou até mesmo desenvolver um relacionamento com seus clientes, quebrando uma barreira importante para futuras negociações, estudos e estratégias. 

Dica bônus: ofereça um atendimento de excelência

Não é só de estratégia que se mantém um e-commerce de pé. Na realidade, para que as dicas de marketing digital para e-commerce sejam um sucesso após aplicadas, é necessário garantir que as pontas estão sincronizadas.

E após investir em marketing, repaginar o visual de seu site, criar redes sociais e conteúdos relevantes, o segundo passo é garantir que o contato que o cliente realiza com a empresa seja de qualidade.

Nossa dica bônus que promove a efetividade de todas as sete estratégias de marketing digital para e-commerce é: contar com uma equipe de atendimento especializada, que recepcione seu cliente de maneira personalizada.

Pensando nisso tudo, apresentamos a Prestus, que oferece o serviço de atendimento humanizado por telefone por meio das Secretárias Compartilhadas. 

Com um script de prospecção personalizado, os assistentes virtuais entram em contato com a base de contatos fornecida pela empresa e com acompanhamento dos resultados em tempo real.

Ou seja, essa é uma alternativa real, com serviço profissional, proporcionando um atendimento personalizado aos seus potenciais clientes, por um preço acessível a empresas de qualquer porte e atendimento 24 horas. 

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