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Fluxo de atendimento: o que é e como ele pode ajudar a experiência do cliente

mãos de uma pessoa escrevendo um fluxo de atendimento ao cliente

Entenda como ocorre o processo de atendimento dentro das empresas e como ele pode ser vantajoso para o seu negócio

Muito se fala sobre a importância do atendimento telefônico para garantir a satisfação do cliente, não é mesmo?! Mas, você sabe como funciona um fluxo de atendimento voltado para a experiência do cliente? Ou melhor, já pensou como ocorre esse processo de atendimento dentro de uma empresa? É sobre isso que vamos falar neste post!

O que é fluxo de atendimento ao cliente?

O fluxo de atendimento ao cliente é uma estrutura visual, que tem como objetivo organizar e detalhar o processo interno de uma empresa quanto ao atendimento que deve ser realizado ao cliente.

Além disso, o fluxo de atendimento auxilia a equipe interna a direcionar seus esforços e tomadas de decisão, logo após a chegada de uma solicitação, seja ela por e-mail, telefone, chat, entre outros canais de comunicação.

Veja um exemplo de fluxograma de atendimento:

Fluxograma de atendimento ao cliente. Fonte: Mindminers.

Contudo, vale ressaltar que cada empresa deve ter seu próprio fluxo de atendimento, de acordo com suas próprias demandas e os canais de comunicação que ela utiliza para manter o atendimento ao cliente.

Como ter um processo de atendimento ao cliente que gere resultados?

Para que o fluxo de atendimento cumpra com seu objetivo é importante se atentar e personalizar a experiência do cliente.

Isto é, não há um modelo pronto que se adeque a todos os cenários, cada empresa precisa criar seu fluxo de trabalho e de atendimento condizente com seu público.

Dicas para personalizar a experiência do cliente

É preciso ter em mente que personalizar a experiência do cliente não é tão simples, pois é um trabalho a longo prazo, mas com pequenos passos sua você já pode começar a adotar essa prática na sua empresa.

Quer saber como isso é possível? Confira a seguir, uma série de dicas que vão ajudar sua marca a começar a oferecer jornadas personalizadas:

Quais são as vantagens de um fluxo de atendimento?

Ter claro como um processo de atendimento deve acontecer traz inúmeros benefícios ao negócio, como por exemplo:

Além disso, por meio da representação visual de um processo, é possível dar autonomia à equipe, para que ela aja mais proativamente, visto que todos entenderão mais facilmente como devem se organizar a partir do momento que entra uma solicitação.

Quais são as etapas do fluxo de atendimento?

As etapas de um fluxo de atendimento conforme vimos anteriormente, pode variar de empresa para empresa, porém algumas etapas sempre vão permear o fluxo de atendimento, são elas:

Prestus é a primeira e maior empresa de secretárias compartilhadas no Brasil, conheça como funciona.

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