Canais de comunicação: quais escolher para sua empresa - Prestus

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Canais de comunicação: quais escolher para sua empresa

 

Descubra em quais ferramentas o seu negócio não pode deixar de estar presente

O que são canais de comunicação

Canais de comunicação, como o próprio nome sugere, são ferramentas utilizadas para manter contato e aproximar o relacionamento entre a empresa e seus públicos, sejam eles internos (colaboradores) ou externos (clientes, parceiros, fornecedores).

Para que servem os canais de comunicação

Na teoria da comunicação, CANAL refere-se ao meio utilizado para levar uma mensagem do emissor ao receptor, conforme imagem abaixo.

Nesse sentido, os canais de comunicação servem para transportar uma mensagem da empesa até seus públicos. Assim como, também servem para que interessados entrem em contato com a empresa (feedback).

Teoria da Comunicação para explicar função dos canais de comunicação
Teoria da comunicação. Fonte: Prestus 2020.

A saber, o processo de comunicação entre a empresa e seu público pode ser dividido em dois formatos: ativo, quando a empresa entra em contato com o público e receptivo, que é quando o público entra em contato com a empresa, por meio dos canais de comunicação divulgados pela mesma.

Dessa forma, a principal função dos canais de comunicação, portanto, é estreitar o relacionamento com o consumidor visando, inclusive, melhorar a sua experiência de compra.

Fato é que, os canais de comunicação servem para os mais diversos objetivos, como por exemplo:

  • Ser um meio extremamente eficiente para vendas ativas ou receptivas.
  • Tirar dúvidas frequentes sobre produtos, serviços e até mesmo sobre a marca.
  • Oferecer conteúdos e materiais educativos que auxiliam o consumidor com suas dores, atraindo interessados para fechar negócio.
  • Possibilitar uma melhor experiência ao consumidor após uma compra, aumentando sua satisfação.
  • Prestar suporte e atendimento ao consumidor.
  • Ser um canal para ouvidoria ou reclamações.

Entre muitas outras vantagens com a finalidade de estreitar o relacionamento com a marca.

Principais canais de comunicação

Assim sendo, chegou a hora de você conhecer quais são as principais ferramentas que você, certamente, não pode deixar de estar presente para manter o atendimento ao cliente. Vamos lá?

  1. Telefone: O tradicional canal de comunicação para atendimento ao cliente é importantíssimo para que interessados e clientes consigam falar com o seu negócio.

    Portanto, garanta que todos que ligam sejam sempre atendidos de forma profissional, tenham suas dúvidas ou solicitações resolvidas de forma clara e objetiva e, ainda, possam ser cadastrados para retornos futuros.

    Além disso, o atendimento telefônico também é um excelente canal para ligações ativas, seja para a prospecção de clientes, qualificação de leads, pesquisas de satisfação, fidelização ou pós-venda.

    Caso precise de ajuda no atendimento telefônico ativo ou receptivo do seu negócio, conheça a Prestus.

    Guia visual: 10 dicas de como vender mais com secretárias compartilhadas

  2. Redes Sociais: o consumidor mudou e cada vez mais é necessário que a sua empresa também acompanhe essa evolução, estando presente, por exemplo, no Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter, para poder auxiliá-lo sempre que for preciso.

    Além de aproximar e melhorar o relacionamento entre a marca e os consumidores, também é possível por meio das redes sociais gerar um maior engajamento com o público.
  3. Chat Online: O autoatendimento com chatbots (robôs que automatizam o atendimento em linguagem natural) pode ser uma boa solução para o site e redes sociais da sua empresa, antes de direcionar clientes e interessados para setores específicos como comercial e suporte técnico.

    Você pode, também, aplicar um bot para interagir via WhatsApp, conheça o 0800EUGENIO.
  4. Emails: os tradicionais e-mails ainda permitem que a interação entre a empresa x clientes/interessados tenha uma maior riqueza de detalhes e informações.

    Porém, podem demandar um tempo maior para retorno, por não ser um canal de verificação tão frequente quanto os demais.

Reunimos num infográfico dicas sobre estes e outros canais de comunicação para garantir o atendimento ao cliente. Não deixe de conferir e de potencializar o uso destes canais no seu negócio. Baixe gratuitamente:

Quais canais escolher para sua empresa

Depois de conhecer os principais canais de comunicação, saber para que eles servem e conhecer as dicas do Infográfico, nada mais justo do que entender, agora, quais são os melhores canais para a sua empresa!

Aqui não tem muito segredo. O mais importante, antes de escolher os canais que você deve utilizar, é entender, primeiramente, qual é a sua persona (ou o perfil do seu público-alvo).

Tendo isso em mente, fica muito mais fácil de traçar no plano de marketing e vendas quais canais você não pode deixar de estar presente.

Essa decisão cabe a você, a partir da preferência de contato da sua persona e também de acordo com o seu modelo de negócio. É importante ressaltar também que, você deve fornecer preferencialmente mais de um canal para atendimento.

Só para ilustrar, segundo uma pesquisa realizada em 2018 pela Microsoft, a State of Global Customer Service, é possível ter uma visão geral sobre os canais de atendimento preferidos dos brasileiros. Veja:

gráfico canais de atendimento preferidos dos brasileiros
Fonte dos dados: State of Global Customer Service, Microsoft 2018.

Embora hoje existam diversas mídias sociais, o atendimento telefônico se destaca e é um verdadeiro aliado das empresas no atendimento ao cliente.

Canais de divulgação

Para finalizar, vamos aos canais de divulgação dos meios de comunicação que a sua empresa tem (ou precisa), pois não basta apenas ter canais de comunicação! É necessário que o seu público chegue até eles, ou seja, conheçam os meios que você disponibiliza atendimento.

Nesse contexto, recomendamos que você divulgue seus canais em, praticamente, todos os mesmos canais de comunicação e mídia online, como: seu site, blog, redes sociais, e-mails, e também em mídia offline, em materiais impressos, como: panfletos, flyers e cartões de vista, entre outros.

E aí, pronto para revolucionar os canais de comunicação da sua empresa?!

Caso precise de uma mãozinha no atendimento telefônico humano, eletrônico, ou automatizado via WhatsApp, aproveite para falar com um consultor da Prestus.

Um abraço e até o próximo post!


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