Prestus

Chatbot para WhatsApp grátis: o que é, como criar + benefícios

tela do celular com whatsapp

Empresas de todos os segmentos têm usado o WhatsApp em seus negócios, uma vez que se tornou uma ferramenta muito relevante para manter o relacionamento com clientes.

O que é um chatbot?

A princípio, chatbot nada mais é do que um software que interage com usuários, simulando uma conversa natural por meio de chat. Ou seja, é um robô que conversa com humanos, por meio de mensagens pré-programadas.

Aliás, alguns são programados a partir de inteligência artificial. Assim, em vez de apenas sanar possíveis dúvidas de usuários, podem aprender a responder perguntas não programadas de forma correta, a fim de melhorar a experiência do usuário.

Só para exemplificar, com um chatbot é possível:

Já para usuários, embora alguns ainda sejam mais receosos em interagir com os robozinhos, é inegável seus benefícios no que diz respeito à simplificação de problemas. Com um chatbot é possível, por exemplo:

Lembrando que, mais uma vez, há diversas vantagens de utilização no chatbot para WhatsApp (grátis ou não), de acordo com cada área de atuação da empresa e solicitação do usuário.

O que é um chatbot humanizado?

O chatbot humanizado consiste na clássica tecnologia que cria fluxos de conversa por meio de respostas programadas. Porém, a sua comunicação busca ser a mais próxima possível da humana, a fim de criar conversas naturais e engajantes.

Dessa forma, alia-se a agilidade de atendimento e o baixo custo que os chatbots proporcionam à uma comunicação muito parecida com a de atendentes humanos.

Obviamente, a tecnologia possui suas limitações, o que significa que as conversas não são idênticas a de humanos e nem sempre os problemas dos usuários são resolvidos. Contudo, é uma solução complementar ao atendimento tradicional que pode ajudar na economia de tempo e dinheiro.

Quais são as vantagens do chatbot humanizado?

A seguir, listamos os três principais benefícios dessa tecnologia:

Conheça 5 benefícios do chatbot para WhatsApp

Com a automatização de mensagens personalizadas e controle de contatos por meio da liberação da API, é possível que empresas de qualquer porte garantam aos seus clientes ainda mais agilidade de resposta, assim como um retorno comercial mais efetivo.

A seguir, descrevemos alguns dos benefícios do chatbot para WhatsApp. Eles são mais facilmente notados por pequenas e médias empresas, já que muitas vezes ainda não dispõem de desenvolvimento interno de tecnologia, nem de profissionais dedicados ao manuseio do aplicativo. 

Entre outras vantagens, destacamos:

  1. Captura de dados para retorno comercial;
  2. Controle de interações por meio de acesso a área de clientes;
  3. Interações e campanhas personalizadas;
  4. Agilidade de retorno;
  5. Integrações com softwares de CRM e marketing digital.

Qual o melhor chatbot gratuito?

O bot para WhatsApp 0800Eugenio tem versão gratuita, para gerar leads com 4 dados-padrão coletados e com a 1ª e última resposta automática personalizáveis. E também, caso a empresa queira personalizar os dados que são coletados, o custo é de R$ 110,00/mês (Nov/2022).

Chatbot para whatsapp gratuito com API do WhatsApp

O 0800EUGENIO, é um chatbot para WhatsApp, que usa links e palavras-chave como ponto de partida para iniciar o atendimento personalizado de consumidores de pequenas e médias empresas (PMEs).

Basicamente, é uma landing page via Whatsapp que integra usuários finais com a central de atendimento de diversas organizações. Além disso, já esclarece dúvidas mais simples via assistente virtual (bot) no início do atendimento, sem a necessidade do transbordo para as centrais de atendimento.

Com ele você pode cadastrar uma campanha de interatividade gratuitamente e usar um link exclusivo da campanha, em páginas do seu site e nos e-mails da sua empresa, pois o 0800EUGENIO fará o atendimento virtual de seus clientes.

Usando o 0800EUGENIO, sua empresa poderá, já na versão gratuita:

Além de todas essas funcionalidades do nosso bot para WhatsApp, separamos algumas dicas de como gerar mais cadastros/leads e direcioná-los para o WhatsApp da sua empresa. Veja:

Como gerar leads de graça?

Algumas formas de se gerar cadastros, sem custo: 

Como capturar leads sem site?

Mesmo sem site, você por usar estratégias de geração de cadastros (leads) ao usar QR Codes, como o que é fornecido pelo bot para WhatsApp 0800Eugenio, ou mesmo usar a estratégia de link na bio nas redes sociais, colocando lá um link para o seu WhatsApp ou bot para WhatsApp.

Por fim, esperamos ter contribuído com diversas ideias de como gerar mais oportunidades usando este que é chamado de “o sistema operacional do Brasil”, o WhatsApp.

Sair da versão mobile