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Atendimento ao cliente: qual a importância e como melhorar

homem em home office realizando atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é uma das partes mais importantes de qualquer negócio. No momento em que o cliente tem o primeiro contato com a marca, é crucial que seja uma experiência positiva.

A chave para um bom atendimento ao cliente é o acolhimento. Os funcionários devem ser amigáveis ​​e prestativos, e devem estar dispostos a fazer tudo o que for necessário para garantir que o cliente tenha uma boa experiência.

Além do acolhimento, os funcionários também precisam estar bem treinados para lidar com todos os tipos de situações e problemas que podem surgir.

Neste artigo, vamos dar algumas dicas sobre como melhorar o atendimento ao cliente na sua empresa. Portanto, se você seguir as nossas dicas, terá mais chances de converter os seus clientes em fãs da sua marca!

O que faz um bom atendimento?

Desde o primeiro contato, o que faz um bom atendimento é ele promover a fidelização de um cliente. Ou seja, não basta simplesmente atender bem, é preciso criar uma experiência de acolhimento e engajamento que motive o cliente inclusive a voltar, para uma segunda compra. 

A primeira impressão é sempre a que fica, e isso não poderia ser diferente com o atendimento. 

Por isso, dedique-se a criar uma abordagem inicial que seja calorosa e profissional, mas que também ofereça canais de atendimento que façam seu cliente se sentir à vontade para conversar. Em especial via WhatsApp, que se tornou o “sistema operacional do Brasil”.

Em seguida, seja rápido e pró-ativo, ligando para o cliente para entender mais profundamente suas necessidades e dar sua solução. A forma como você se abre e responde às solicitações serve para o cliente como uma amostra da maneira como ele será tratado pela sua empresa no pós-venda. 

Tudo isso fará parte da avaliação final do cliente sobre sua empresa, e pode determinar se ele decidirá voltar ou não.

Dicas para ter um bom atendimento a qualquer hora

Para um bom atendimento ao cliente, é importante que as empresas estejam sempre dispostas a acolher e engajar os clientes na primeira experiência. 

Ou seja, isso significa estar presente no momento em que o cliente entra em contato, seja para tirar uma dúvida, solicitar um serviço ou comprar um produto. O atendimento deve ser feito neste exato momento, mesmo que após o expediente. 

Assim, para oferecer um bom atendimento ao cliente, sua empresa precisa:

É por isto que dizemos que um cliente bem atendido para de procurar e fecha com a empresa que atende bem (e rápido)!

Qual a importância do atendimento ao cliente?

A importância do atendimento para os clientes é inquestionável, principalmente porque a experiência de compra, que começa no momento em que o cliente entra em contato com a marca, é crucial para o sucesso dos negócios. 

Ou seja, a importância do atendimento é ele ser chave para fazer sua empresa crescer e seu cliente se tornar fiel a sua marca.

Inclusive, a forma como sua empresa agir no primeiro contato do cliente pode ser a diferença entre uma recomendação positiva e uma negativa. 

Se o atendimento for ruim, o cliente pode desistir da compra e nunca mais voltar. Por outro lado, um bom atendimento pode fazer com que o cliente se sinta valorizado e engajado, levando-o a comprar mais produtos e recomendar a marca para amigos. 

Muitas vezes, o primeiro contato do cliente com a marca é online, por meio de um site ou rede social. Nesse caso, é importante ter um atendimento que dê um retorno rápido e profissional também nessas plataformas. 

E para os leads quentes, deve-se dar atenção ainda mais especial, trazendo a conversa para o WhatsApp e ligando efetivamente para o cliente nos primeiros 3 minutos de sua última interação.

O que fazer para melhorar o atendimento

A coluna vertebral do atendimento ao cliente é a experiência que o cliente tem com a marca. A seguir, separamos algumas dicas para melhorar e garantir um ótimo atendimento: 

Ofereça atendimento ao telefone profissional

Muitas vezes, o primeiro contato de um cliente com a sua empresa é por telefone. Por isso, é importante treinar seus funcionários e criar scripts de atendimento para garantir que estejam sempre educados e dispostos a ajudar.

Uma dica: caso a sua empresa não tenha um call-center, você pode ter um call-center terceirizado através dos serviços de atendimento compartilhado da Prestus. Dessa forma, além de oferecer um atendimento profissional, gera mais produtividade para o seu negócio.

Crie uma boa experiência online

Hoje em dia, muitos clientes pesquisam online e inclusive entram em contato com a empresa no pré-venda, para saberem como serão tratados no pós-venda.

Sendo assim, certifique-se de que o seu site está bem organizado e fácil de navegar. 

Ofereça informações úteis sobre os seus produtos ou serviços, destaque o seu número de telefone, WhatsApp e contrate um 0800. Deixa essas informações no topo do site, chamando os clientes para interagirem.

Disponibilidade no atendimento ao cliente

Além disso, é importante ter funcionários disponíveis para resolverem problemas rapidamente caso surjam.

Se seu time não opera em turnos, considere Secretárias Virtuais, para atender ligações no pós-expediente. A Prestus pode te auxiliar, atendendo em nome da sua empresa, 24 horas por dia se precisar, e principalmente aos finais de semana.

De forma resumida, siga esse passo-a-passo para melhorar o atendimento ao cliente:

  1. Ofereça um atendimento telefônico personalizado

  2. Crie uma boa experiência online

  3. Esteja disponível para atender o seu cliente

O que é um atendimento eficaz?

Acreditamos que um atendimento eficaz é aquele que, além de oferecer um bom atendimento, vai engajar o cliente na primeira experiência. Essa combinação é o que gera a base de uma boa relação entre empresa e cliente.

É por isso que trabalhamos continuamente para oferecer um atendimento eficaz e tornar a primeira experiência inesquecível. 

Afinal, o atendimento não termina quando o cliente finaliza a compra. O acompanhamento pós-venda é igualmente importante para garantir que ele fique satisfeito com a aquisição. 

No final, o objetivo é criar uma relação duradoura com o cliente, fidelizando-o e conquistando seu reconhecimento como um fornecedor de confiança. 

Assim, não só para novas vendas, mas também para para os antigos clientes: capriche no atendimento de pós-venda, inclusive no pós-expediente, como explicado acima.

Por que acolher e engajar os clientes

É importante acolher e engajar os clientes na primeira experiência porque isso irá ajudar a convertê-los e fidelizá-los. Inclusive, pois esses clientes são os mais propensos a recomendar a sua empresa. 

Como também, o atendimento rápido e personalizado pode encorajar os clientes a comprar mais produtos ou serviços da empresa no futuro, pois isto mostra que eles podem contar com a empresa 

Portanto, é crucial que as empresas ofereçam um atendimento de excelência desde o primeiro contato. Ou seja, criar uma boa experiência de usuário, seja online ou offline, no tempo do cliente e não no tempo da empresa. 

Quer reforço para garantir o atendimento da sua empresa? Invista no atendimento compartilhado e conte com a gente. Acesse o site da Prestus!

Perguntas frequentes sobre atendimento ao cliente

O que é o atendimento ao cliente?

Atendimento ao cliente é a função de suporte que sua empresa oferece aos clientes, seja por meio do atendimento telefônico ou canais digitais. O atendimento ocorre antes, durante ou após a venda tendo como principal foco oferecer uma experiência excelente ao consumidor.

Como deve ser o atendimento?

O atendimento deve acontecer com profissionalismo e empatia, na maioria dos casos pode ser auxiliado por um script de atendimento. Sua equipe deve ser treinada para garantir que o cliente encontre com satisfação a solução que ele busca. 

Quais são os objetivos de um atendimento?

Os objetivos do atendimento ao cliente são: oferecer soluções que atendam a necessidade do cliente, ser suporte para quaisquer dúvidas, desenvolver relacionamento com o consumidor e garantir que ele se torne fiel à sua marca.

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