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O que é DEA (Data Envelopment Analysis) e como usar?

Você já deve ter se deparado com o desafio de comparar coisas de difícil comparação. “Em qual das praças ou mídias investir mais?” “Que metas atribuir a cada um dos seus vendedores, no próximo mês?” “Quais funcionários são mais eficientes, na sua equipe, para serem premiados?”

Uma técnica bastante avançada (embora razoavelmente simples) é a DEA (Data Envelopment Analysis, ou Análise por Envoltória de Dados, onde os próprios elementos em análise (funcionários, praças, mídias, segmentos, etc…) servem automaticamente como parâmetro de eficiência, uns aos outros. Não se trata de medir quem tem o MAIOR resultado e sim a maior EFICIÊNCIA. Por exemplo, o vendedor que traz o MAIOR resultado (vendedor A) pode ser o vendedor que vende para a praça com mais clientes, enquanto que outro vendedor (vendedor B), da mesma empresa, está sendo muito mais eficiente, porém em uma praça menor. A pergunta que se faz então é: “e se o vendedor B, assumisse a praça do vendedor A”?

É nisto que uma técnica mais avançada, chamada DEA, pode nos ajudar a “comparar” os elementos, entre si, de modo a obtermos, em pontos percentuais, qual é a eficiência de cada elemento (novamente, os elementos podem ser o mais variados: funcionários, praças, mídias, segmentos, etc…

A Prestus desenvolveu uma planilha simples, em Excel, para este fim, que pode ser obtida neste link: Planilha DEA Template em Excel

Para utilizá-la, basta salvá-la num diretório local do seu computador,  habilitar o Solver e preencher as colunas de INSUMOS e de RESULTADOS, para cada elemento, em sua respectiva linha.

Nas colunas de INSUMOS, você pode colocar o que foi utilizado/consumido para se gerar aquele resultado. Exemplo: Vamos comparar vendedores, entre si, que atendem praças e gastam valores diferentes, em um determinado mês. Poderíamos colocar nas colunas de INSUMOS:

Nas colunas de RESULTADOS, você irá colocar um ou dois indicadores de resultados que sejam equiparáveis. Exemplo:

Feito isto, bastar fazer a planilha calcular as percentagens de eficiência de cada um dos vendedores. Você pode fazer isto, teclando CTRL+i. Veja abaixo um primeiro exemplo de cálculo, onde comparamos funcionários que tem horários diferentes (volume de movimento diferentes, portanto) comparando os RESULTADOS de produção (interna e de vendas) com os insumos CONSUMIDOS por cada um, neste exemplo: visitantes médios em seu horário de trabalho e salário do recurso.

Na figura acima, percebemos claramente dois funcionários que trazem o mesmo resultado em vendas (proporcionais às comissões que recebem), porém todo o restante é diferente:

Parece mágica, mas a ferramenta DEA é um exemplo de como o uso de “big data” nos permite conclusões, antes dela inimagináveis!

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