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Modelos de negócio em advocacia: diferentes tipos e como escolher o melhor para você

homem de barba escrevendo seus modelos de negócio jurídico

Escritório simples, boutique, advocacia em massa, escritório de terceirização, web service, afinal, qual é o modelo de negócio ideal?

Abrir ou reestruturar um escritório de advocacia é um empreendimento desafiador, que requer cuidadosa consideração em muitos aspectos. Entre esses, um dos mais cruciais é o modelo de negócio. No entanto, muitos profissionais da área jurídica frequentemente subestimam a importância de definir um modelo de negócio sólido para o seu escritório.

Neste artigo, vamos te ajudar a entender como definir o modelo de negócio ideal para seu escritório de advocacia, além disso, apresentaremos 5 modelos de negócio de advocacia que você pode analisar e entender qual está mais adequado aos seus objetivos e ao porte da sua empresa.

Sendo assim, continue a leitura e planeje os próximos da sua atuação em advocacia!

Como escolher o modelo de negócio?

A escolha do modelo de negócio ideal depende de vários fatores, incluindo a área de prática, a concorrência local, os recursos disponíveis e os objetivos de crescimento do escritório de advocacia. Antes de mais nada, considere o seguinte:

Mas, lembre-se de que o modelo de negócio pode evoluir ao longo do tempo à medida que seu escritório cresce e suas necessidades mudam. Portanto, reveja regularmente sua estratégia de modelo de negócio para garantir que ela continue a atender aos objetivos do seu escritório de advocacia.

Conheça diferentes modelos de negócio na advocacia

Na advocacia, assim como em qualquer outro setor, escolher o modelo de negócio certo é essencial para o sucesso. Existem várias abordagens possíveis, cada uma adequada a diferentes necessidades e objetivos. Em seguida, apresentaremos cinco modelos de negócios comuns na advocacia e suas respectivas características.

Escritório Simples

Esse modelo de negócio tem as seguintes características:

Portanto, é adequado para advogados ou escritórios que preferem manter uma operação de pequena escala, atendendo a um número limitado de clientes e casos de menor complexidade. A ênfase aqui está na eficiência e na minimização de despesas. Geralmente, o fluxo de clientes é baseado em referências pessoais ou profissionais, e o foco está na reputação e no relacionamento.

Escritório de Boutique

Escritório que, basicamente, tem reconhecimento de mercado. Ou seja, além dos profissionais deste escritório serem altamente especializados, realizarem um atendimento personalizado ao cliente, terem excelente qualidade profissional e intelectual, estes ainda têm consigo o reconhecimento do mercado (muito diferente de uma auto intitulação) e trabalham com causas de alto valor (assim como honorários, também, mais elevados),

Advocacia em Massa

Ao contrário do modelo de boutique, a “advocacia em massa” lida com um grande volume de casos, frequentemente relacionados a questões trabalhistas e do consumidor. Os processos são menos complexos, e o modelo se baseia na padronização e na aquisição organizada de novos clientes.

Aliás, muitas vezes, os escritórios que adotam essa abordagem têm estratégias eficazes de aquisição de clientes que visam a casos semelhantes.

Advocacia de Terceirização

A “advocacia de terceirização” é adequada para pequenas e médias empresas que desejam suporte jurídico de qualidade, mas não podem internalizar essa função devido aos custos. Os profissionais atuam como terceirizados e cuidam de questões como direito civil, trabalhista e administrativo em nome das empresas. Além disso, as atividades de cobrança, tanto extrajudicial quanto judicial, são comuns nesse modelo de negócios.

Advocacia Web Service

As principais características desse modelo de negócio são:

A “advocacia web service” é um modelo que enfatiza o atendimento online. Isso permite que escritórios alcancem um público mais amplo, mas requer uma estratégia digital eficaz. O atendimento é realizado de maneira virtual, ampliando as possibilidades de alcance de clientes. No entanto, sem uma estratégia digital sólida, o atendimento web service pode se tornar ineficiente.

Quais são as principais diferenças entre um modelo de negócio e um plano de negócios?

Os termos “modelo de negócio” e “plano de negócios” são frequentemente utilizados no mundo empresarial, mas eles têm propósitos e características distintas. Nesse sentido, aqui estão as principais diferenças entre eles:

Modelo de Negócio:

Plano de Negócios:

Atendimento personalizado para seu escritório de advocacia é com a Prestus

Portanto, para todos os modelos de negócio que exploramos neste artigo, ter um atendimento telefônico de qualidade e que transmita profissionalismo é essencial para agregar valor ao seu negócio.

Ter Secretárias Compartilhadas da Prestus, para atenderem ligações dos seus clientes e potenciais clientes, em nome do seu escritório, agendarem reuniões, enviarem lembretes, efetuarem cobranças, e até mesmo tirar dúvidas rápidas, é acessível e eficaz.

Então, para te auxiliar no dia a dia e melhorar a qualidade do atendimento prestado aos seus clientes, conheça mais sobre as soluções oferecidas pela Prestus e agende uma consultoria grátis.

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