Relacionamento com o cliente em tempos de crise

0800 60 Clique para ver

Relacionamento com o cliente em tempos de crise

 

Para melhorar o seu relacionamento com o cliente em tempos de crise é preciso proporcionar uma boa experiência desde o atendimento até o pós-venda

relacionamento com o cliente em tempos de crise

O cliente se torna mais sensível em tempos de crise devido a fragilidade na economia, ele tende a ser mais conservador em questão de investimentos e parcerias. Busca sempre aquelas que são referências no mercado principalmente quando se fala sobre atendimento, qualidade de serviço ou produto, e tempo de entrega.

Além disso, para melhorar o seu relacionamento com o cliente é preciso pensar em como proporcionar uma boa experiência desde o atendimento até o pós-venda.

Segundo Kotler, conquistar novos clientes custa de 5 a 7 vezes do que reter aqueles que já contam com o seu negócio. Procure neste momento de incertezas investir ainda mais seus esforços e estratégias na fidelização de clientes.

como fidelizar e engajar clientes com a sua marca

Pensando nisso, nesse artigo quero te auxiliar com estratégias e otimizações que sua empresa pode tomar para aumentar a sua retenção de clientes durante a crise.

Por que o relacionamento com o cliente é tão importante?

Primeiramente, o consumidor mudou, não existe mais um relacionamento impessoal onde se fala apenas de metas à serem batidas, mas sim de atender às necessidades. É fundamental que o foco da sua empresa seja agregar valor para o seu cliente, ou seja, aprimorar a percepção que ele tem do seu negócio.

Quanto mais valor você agrega para o seu cliente, mais fidelizado ele será à sua marca.

Sendo assim, o relacionamento com o cliente é importante exatamente porque sem ele é impossível alcançar os objetivos que a empresa busca. É necessário investir esforços para que o cliente gere confiança e apego pela sua empresa. Sim, apego, assim, o seu serviço se torne essencial e no momento em que ele precisar realizar cortes, faça de tudo para manter sua empresa dentro do orçamento.

Busque também ser uma referência ao ponto dos seus clientes indicarem o seu negócio. A indicação é umas das principais ferramentas para aumentar o número de vendas e posicionamento de marca.

Considere então, que além da fidelização e retenção, o relacionamento com o cliente é uma estratégia de crescimento para o seu negócio. Principalmente em momentos de crise onde sua empresa precisa dar atenção a tudo que está acontecendo, inclusive ao cliente.

Qual é a situação atual do seu cliente?

A cada momento estamos lidando com novidades respeito da crise. Atualmente, pensando nas consequências da pandemia, algumas cidades já retomaram com algumas atividades, mas ainda com muitas restrições e insegurança da volta do isolamento total caso o número de casos com covid-19 cresça.

Dessa maneira, é importante que a sua empresa esteja atenta a essas mudanças constantemente, inclusive sabendo quem é e onde o seu cliente se encontra. Pensa nas situações, se o seu consumidor é o final, em qual fase da flexibilização sua cidade está? Quais medidas você deve tomar para atendê-lo? Será que não é preciso fazer adaptações no formato de entrega do seu produto?

No caso de empresas B2B (business to business: empresas para empresas), a maioria, conforme a possibilidade, adaptou o seu formato de trabalho ao home office, ou está realizando escalas entre os funcionários para evitar aglomerações. Nesse sentido, como sua empresa pode ajudar aos seus clientes diante dessa situação? Quais serviços, produtos ou negociações são ideais para contribuir neste momento?

Seja a empresa que apoie seu cliente em cada situação, se torne presente para mostrar como você dá importância ao sucesso do seu cliente.

Dicas para melhorar o seu relacionamento com o cliente em tempos de crise

Confira, a seguir, dicas práticas que podem auxiliar a sua empresa a melhorar o relacionamento durante a crise.

O Atendimento é fundamental

O atendimento é um dos principais diferenciais no qual sua empresa pode investir. Segundo uma pesquisa em realizada pela Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, 60% dos entrevistados apontaram o atendimento como principal atrativo de um negócio. Sabendo disso, é fundamental que sua empresa invista em um atendimento qualificado, no qual ofereça uma experiência única através do foco e personalização ainda mais em tempos de crise.

Inclusive, vale ressaltar que devido ao distanciamento, a humanização é essencial. Portanto, otimizar o atendimento e apenas contar com chat online ou troca de e-mails não é o suficiente, sua empresa precisa dessa troca real para oferecer o melhor ao seu cliente.

Caso sua empresa não tenha um atendimento estruturado ou não dê conta de toda a demanda de ligações, você pode contar com os serviços das Secretárias Virtuais Compartilhadas que oferecem um atendimento terceirizado em nome da sua empresa. Saiba mais como funciona em nosso site, clique aqui.

Deixe seu cliente ciente

Sua empresa também sofreu adaptações por conta das medidas em relação ao isolamento social, foram mudanças necessárias para o bem de todos. Sendo assim, esteja alinhado com seus clientes a respeito dessa nova fase. Sempre que surgir alguma mudança que afete sua entrega, conscientize o seu cliente para que ele esteja ciente e compreenda os novos prazos.

Por outro lado, que esse fator não se torne motivo para deixar a experiência ao cliente a desejar. Existem ferramentas que auxiliam a garantir, mesmo em tempos de crise, a personalização do atendimento, qualidade do serviço ou produto e a entrega. Dessa maneira, sua empresa obterá uma vantagem no momento de decisão de compra ou orçamento do seu cliente.

Marketing é uma das ferramentas chaves

Além do atendimento e conscientização, outra ferramenta imprescindível nesse cenário é investir no Marketing Digital. Os hábitos de consumo mudaram, pessoas que não tinham o costume de consumir ou realizar compras online começaram a ter confiança nesse meio e também. Através de uma pesquisa realizada pela Opensignal, foi possível observar o aumento no tempo de uso de Wi-Fi em 70% no Brasil. Isso nos mostra como as pessoas estão ainda mais conectadas e consumindo informações o tempo todo.

Em suma, sua empresa precisa agir e estar presente nesse meio com ações estratégicas para crescer com seu posicionamento e atrair ainda mais a atenção do público. Use dos benefícios das redes sociais para educar seus clientes e potenciais clientes com informações que agregam para os negócios deles em meio as novas mudanças e ainda sobre as vantagens da sua empresa como parceira de negócios.

O relacionamento com o cliente não acaba na venda

Se você entendeu como a retenção é fundamental em momentos de crise, sabe o seu pós-venda é essencial. Afinal, não é só porque o cliente já fechou a compra com a sua empresa que não há mais necessidade de dar a mesma atenção, muito pelo contrário, trabalhar no relacionamento com o cliente é fundamental para o seu negócio ter sucesso neste momento.

Contudo, obtenha um atendimento profissional e qualificado para realizar essa atividade, seja na forma de suporte ou no controle de qualidade para garantir a satisfação do cliente, o importante é manter o contato direto e constante com o mesmo.

A Prestus também conta com o serviço de pós-venda em nome do seu negócio através das Secretárias Compartilhadas. Saiba mais como funciona através desse outro artigo:

E também, caso tenha interesse acesse nosso site para saber mais a respeito de mais planos e serviços de atendimento.

Um abraço,
Até o próximo post!

Escreva seu comentário:

Seu e-mail não será publicado.

*
*


Ultimas postagens

O que é o Sac

Amanda Carmo

SAC: O que é e como estruturar na sua empresa

Sem categoria - 01/09/2020

 

  O SAC é a sigla que representa o Serviço de Atendimento ao Consumidor, ou seja, é o contato direto entre a empresa e seus clientes ou potenciais clientes, através de diferentes canais de comunicação. O Serviço de Atendimento ao […]


Julia Brentan

Experiência do Cliente: 5 dicas para personalizar a jornada do usuário

Sem categoria - 18/08/2020

 

  A transformação digital veio para ficar e com ela o empoderamento dos consumidores. Com os indivíduos cada vez mais bem informados, oferecer experiências ricas é um passo fundamental e cada vez mais necessário para que uma empresa tenha sucesso […]

relacionamento com o cliente em tempos de crise

Amanda Carmo

Sem categoria
Publicado - 18/06/2020


Pesquise no blog

Receba nossa NewsLetter!

Fique por dentro das melhores dicas de atendimento e empreendedorismo

Baixe nosso material mais recente!

Baixar Material