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Pré-Vendas e Pós-vendas: o foco de todo empreendedor

Numa época em que temos cada vez menos tempo, é comum algumas empresas não quererem atender clientes, pelo telefone, e acabam renegando clientes e futuros clientes aos famigerados “formulário de contato” ou “e-mail de contato”.

Vale a pena refletir, sobre os impactos disto, na sua vida e nos seus negócios, afinal, clientes tem pressa, e a disponibilidade do seu atendimento, pode ser a diferença que faz a diferença, na hora de se ganhar ou perder da concorrência.

Para isto, toda empresa precisa se preparar para o pré-vendas e o pós-vendas.

Planejamento do Pré-vendas e do Pós-venda

  • No pré-vendas, o objetivo é justamente este: se DIFERENCIAR da concorrência. Muitos clientes que já navegaram em seu site (e estão praticamente decididos a comprar) ligam apenas para testar o atendimento e saberem se serão atendidos, caso tenham algum problema com a compra. Disponibilizar uma linha de atendimento em horário expandido (até as 22h00) ou mesmo 24 horas por dia, incluindo Sábados e Domingos (com um Número Mágico é fácil e custa apenas R$ 540/mês), é uma estratégia de DIFERENCIAÇÃO clara da sua empresa em relação aos seus concorrentes.
  • Já no pós-venda, o que importa é DISPONIBILIDADE. Sua empresa não precisa resolver o problema, mas é necessário atender o cliente, nem que seja para fornecer um simples número de protocolo. É por isto que, com os baixos custos de se terceirizar o atendimento 24 horas, de 1ª linha, atuais, não vale mais a pena (e nem o risco trabalhista – leia sobre isto neste artigo) colocar funcionários e técnicos em plantão, em nome de sua empresa.

Dica para vender mais (com um simples número 0800)

Veja uma ideia interessante, cada vez mais utilizada por representantes e revendedores, para se diferenciar:

  • Tem sido muito comum, representantes e revendedores divulgarem um 0800 em seus sites e anúncios do Adwords. Se sua empresa ainda não pensou nisto, é uma boa hora.
  • Faça uma busca por um produto no Google, e perceba que muitos representantes e revendedores (que não são a fabricante do produto) compram aquelas palavras-chave e anunciam diretamente um número 0800, para atendimento.
  • Com isto CONVERTEM muito mais, pois é como se fosse a própria marca do produto vendendo, através de um 0800.
  • Vale pensar se não está na hora de aparecer, no mercado, com a “credencial” que um número 0800 dá à sua empresa.
  • Anos atrás era uma solução cara, hoje, é um investimento muito menor, que compensa simplesmente por aumentar a conversão de seus anúncios e materiais de mídia!

Muita gente reclama do atendimento de empresas. Descubra se a SUA empresa atende bem, através de nossa Auto-Avaliação de Atendimento, neste link

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