Os maiores erros de atendimento cometido pelas empresas em 2014 - Prestus

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Os maiores erros de atendimento cometido pelas empresas em 2014

 

Mesmo sem querer acabamos cometendo erros no atendimento telefônico. Veja os erros do ano

A sua empresa cometeu erros no atendimento? Veja como não repetí-los.

A sua empresa cometeu erros no atendimento? Veja como não repetí-los.

Estamos chegando no final do ano e é hora de fazermos uma retrospectiva do que deu certo e do que deu errado no ano que passou.

No quesito atendimento telefônico, sabemos que você pode estar perdendo oportunidades de vendas ao atender da maneira errada o telefone, não atender o telefone, ou até mesmo não ter o telefone.

Como acreditamos no atendimento telefônico como diferencial para e aproximar as empresas de seus clientes, vamos ajudar você a identificar (e eliminar) esses erros.

Aqui estão os maiores erros cometidos pelas empresas, por ordem crescente. Você enxerga alguma semelhança com o atendimento da sua empresa?

#4. Deixar o telefone tocar mais de 3 vezes

O limite da etiqueta para o atendimento telefônico em uma empresa é o terceiro toque.

O que fazer:

  • Atenda seu telefone até o terceiro toque.
  • Se estiver ocupado, com um cliente, ou em outra ligação, atenda, peça para o interlocutor aguardar por 1 minuto, e encaminhe a ligação ou coloque no mudo.
  • Se a sua empresa não possui atendimento 24h, coloque uma gravação avisando os dias e horários de atendimento da sua empresa, para que o interlocutor saiba qual o melhor horário para ligar.

#3. Atender sem se identificar

Existe uma maneira correta de atender o telefone. E não é dizendo “alô”, “oi”, ou simplesmente o nome da sua empresa.

É preciso mostrar cordialidade e educação quando estamos ao telefone, e mostrar para nosso interlocutor que estamos pronto para servi-lo.

Aqui está o que fazer para corrigir isso:

  • Quando for atender o telefone, sorrie (deve verdade!)
  • Diga o nome da sua empresa, seu nome, e saúde o interlocutor (bom dia, boa tarde, ou boa noite).
  • Pergunte como pode ser útil (nem todos os clientes gostam da expressão “como posso ajudá-lo”).
  • Escreva o nome do seu interlocutor em um papel. Trate-o sempre pelo nome, junto com o pronome de tratamento adequado (sr., sra., ou srta.).
  • Se você trabalhar em home office, tenha uma linha para uso exclusivo profissional, e siga o script para mostrar um atendimento profissional para aqueles que ligarem pra você.

#2. Não ter atendimento 24 horas

Um número de telefone com atendimento 24 horas vai mostrar o profissionalismo da sua empresa para seus clientes.

Muitas empresas hoje podem ter um atendimento 24 horas sem precisar ter uma equipe de atendimento fixo, 24 horas por dia, com encargos, salários e custos fixos e variáveis.

Qualquer empreendedor individual, micro ou pequena empresa pode prestar um atendimento telefônico de qualidade 24 horas por dia por custos acessíveis.

O grande ponto positivo é que o nível de qualidade de seu atendimento melhora drasticamente, e você irá atender todas as chamadas telefônicas, 24 horas por dia.

Para isso você precisa de uma secretária virtual. Entenda como funciona e o que fazer:

  • Você contrata o serviço de secretárias compartilhadas.
  • Recebe um número de fácil memorização e totalmente otimizado.
  • Você pode divulgar esse número e ter suas chamadas encaminhadas para seu celular, e caso esteja impossibilitado de atender (tanto no fixo, quanto no celular), uma secretária atende em nome da sua empresa e dá seguimento ao atendimento de maneira profissional.
  • Os pedidos, solicitações ou simples recados podem ser encaminhados via e-mail ou SMS.
  • O atendimento funciona 24 horas, e você garante 100% de suas chamadas atendidas.

#1. Não possuir um número de telefone 0800

Uma linha 0800 já foi um artigo de luxo para grandes empresas. Até bem pouco tempo atrás, só grandes corporações, multinacionais e serviços de utilidade pública poderiam se dar ao luxo de uma linha 0800.

Hoje os caminhos são mais fáceis. Pequenas e médias empresas podem adicionar uma linha 0800 ao seu telefone, e assim dar mais comodidade e profissionalismo ao seu atendimento.

O que fazer:

  • Contrate o serviço de secretária virtual.
  • Inclua uma máscara 0800 por um pequeno acréscimo em sua mensalidade. Há planos como o “0800 conta fixa”, que já incluem os custos das ligações recebidas.
  • Além de ter um número 0800 vinculado ao seu número, você tem garantia de 100% de atendimento para todas suas ligações.
  • Se você não puder atender quando chamarem no seu telefone, o serviço de secretária virtual atende a sua ligação e repassa os pedidos e recados via e-mail ou SMS.
  • O serviço funciona 24 horas por dia.

Não repita esses erros no ano novo!

A Prestus oferece a você o serviço de secretárias virtuais compartilhadas, à disposição, 24h por dia.

Por apenas R$ 350,00 ou R$ 540,00 por mês, sua empresa pode ter um atendimento profissional 24 horas por dia e garantir que 100% de suas ligações serão atendidas.

Se ainda não está convencido, faça um teste.

Podemos atender suas ligações durante o recesso para você ter uma noção do volume de ligações que estaria perdendo. Entre em contato e agende uma sua consultoria grátis.

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