O que é marketing em tempo real? Como usar essa estratégia?

0800 60 Clique para ver

Marketing em tempo real: o que é e como implementar essa estratégia?

Por Marcelo Marques

Marketing

Publicado - 26/01/2022

Baixe nosso material mais recente!

Baixe nosso material mais recente!
Baixar Material
Marketing em tempo real: o que é e como implementar essa estratégia?

Sumário

    Marketing em tempo real é a mais nova estratégia de divulgação do mercado que visa criar tão urgente quanto a preocupação do consumidor na solução de seu problema, uma conexão instantânea entre a marca e o público-alvo.

    Não é de hoje que vemos a preocupação do mercado em acompanhar a tecnologia e suas mudanças repentinas. Afinal, continuar relevante em uma era de constante transformação é um dos desafios diários de gestores e profissionais de marketing do mundo todo.

    Por conta da velocidade dessas mudanças, muitas tendências que surgem atualmente são facilmente deixadas para trás em pouco tempo. Pensando nisso, será que dá para acompanhar o que está em voga e tirar proveito disso antes de suas possibilidades se esgotarem?

    A identificação dessas febres momentâneas é justamente uma das principais estratégias do marketing em tempo real, essa nova dinâmica busca se adaptar de acordo com as mudanças de interesse e necessidades dos seus clientes, facilitando o processo de venda.

    Confira agora mesmo o que é marketing em tempo real e quais são as melhores estratégias para você utilizar no seu negócio

    O que é marketing em tempo real?

    O Real Time Marketing visa oferecer às empresas o acompanhamento de ações em tempo real, já que atualmente não é necessariamente o conteúdo entregue que importa, mas sim quando ele é entregue. Ou seja, um dos principais focos é ser o primeiro a ofertá-lo.

    Como dito anteriormente, essas novas tendências surgem a cada segundo e como tudo no mundo, há um tempo de validade predeterminado, já que com o fácil acesso à internet e às notícias, nada demora muito para ganhar conhecimento do público.

    Essa estratégia em tempo real só ganhou força pelo imediatismo que a era tecnologia nos proporciona, afinal, é um termo estudado há algum tempo no marketing, mas que faz presença e sentido agora, visto que cada vez mais os clientes estão exigentes e atentos.

    Justamente por se tratar de uma estratégia imediata, pode-se observar presente nas redes sociais, já que a interação lá é mais frequente e em tempo real.

    No Twitter, por exemplo, podemos acompanhar nos trending topics os assuntos mais falados e nesse cenário em que o Real Time Marketing ganha seu espaço, já que dentro dele você pode criar uma resposta imediata e postagem referente ao acontecimento, considerando o que for relevante para sua marca. 

    Dessa maneira, é possível gerar um conteúdo viral, atraindo novos olhares para sua empresa e fazendo com que os consumidores assíduos reforcem ainda mais os valores de seu negócio.

    Também é notável que o acompanhamento de ações em tempo real traz o cliente mais para perto, reforçando o relacionamento contínuo e quebrando uma barreira importante para futuras negociações, estudos e estratégias. 

    Mas, afinal, como identificar a estratégia em tempo real para sua empresa? Separamos a seguir uma lista com aquelas que mais se destacam e que podem ser implementadas em sua organização.

    Quais as melhores estratégias em tempo real?

    Nota-se que as vantagens de utilizar essa estratégia de marketing em tempo real vão desde atrair novos olhares a marca, como aumento de conversões e engajamento nas redes sociais.

    Além disso, é possível aumentar a intenção de compra de um determinado produto ou serviço, já que o mercado fica mais receptivo. Portanto, para se destacar e não ficar inerte às novidades, veja a seguir quais as melhores estratégias de RTM para seu negócio.

    Social Listening

    Uma das técnicas do marketing em tempo real é o social listening ou escuta social. Essa técnica permite monitorar as palavras-chaves, hashtags, pessoas, páginas e tópicos mais buscados ao redor do mundo.

    Embora cada rede utilize um recurso para essa análise, vale ressaltar que são infinitas as possibilidades, basta definir o seu objetivo e monitorar como o mercado ao seu redor a utiliza.

    Assim, além de acompanhar o que seus clientes buscam, consegue compreender também as marcas concorrentes em alta, termos relevantes para seu segmento e até mesmo influenciadores que podem ajudar em uma divulgação.

    >>> Leia também: Guia do diferencial competitivo entre empresas: o que não pode faltar para o seu negócio sair na frente da concorrência?

    Timing

    Já o timing não seria apenas uma estratégia, mas sim uma nova forma de vivenciar o advento da internet, pois apesar de parecer um termo complexo, o timing é saber aproveitar o tempo específico para autopromoção, seja por meio de conteúdos, posts e tags. 

    Vamos utilizar como exemplo alguns negócios afetados pela sazonalidade, ou seja, que não estão sempre em evidência, como fabricantes de ovos de páscoa, indústrias natalinas, empresas de viagens e até mesmo floriculturas.

    Como já conhecem o período ideal para iniciar as divulgações de seus produtos ou serviços. Entretanto, utilizando o timing da estratégia em tempo real é possível alcançar novos públicos fora da sazonalidade e encontrar uma nova oportunidade de venda.

    Ou seja, ter o timing presente em sua técnica não é sorte, mas sim estudo e exige que você seja antenado e esteja disposto a munir-se contra a concorrência.

    Agilidade no atendimento

    Como complemento das ferramentas para estratégia em tempo real, a agilidade no atendimento e solução de problemas ganha destaque quando se trata do imediatismo exigido pelos clientes e público-alvo.

    Nada adianta estar à frente do tempo em seus anúncios e propagandas e não prestar um atendimento personalizado rápido e que solucione de fato aquela dor do cliente. A cadeia de marketing em tempo real só é bem-sucedida quando a venda é o resultado final, portanto, preze pela agilidade no atendimento. 

    Além disso, é importante atentar-se a outras questões que estão englobadas no atendimento, como a sua personalização e humanização, com o objetivo de oferecer uma boa experiência ao cliente.

    Segmentação

    Nossa última dica de estratégia demanda um tempo maior para reflexão, visto que o imediatismo proporciona um processo mais rápido e significa que a durabilidade de uma estratégia é curta também.

    Portanto, nem sempre é possível dispor muito tempo ou um trabalho extremamente estruturado para alcançar o objetivo necessário. Para que isso não se torne um problema, lembre-se de contar com o auxílio de ferramentas digitais e segmentá-las para cada abordagem.

    Alguns canais de divulgação, como Instagram e Twitter, exigem menos e por isso fazer um conteúdo relevante, curto e que prenda a atenção do público durante a chuva de informações é o que mais garante visualizações.

    Defina em quais redes e canais pretende atuar e segmente as estratégias para cada um, podendo apenas espelhar nas próximas vezes suas ações de marketing e publicações.

    Marketing em tempo real: personalização é a chave  

    Você pode acompanhar mais de perto o que é marketing em tempo real e como ele ajuda empresas a ficarem à frente de sua concorrência. Além disso, entendeu  sua importância para alcançar um público maior e reforçar a imagem aos que que já te acompanham.

    Vale lembrar que, atualmente, personalizar já não é o bastante para encantar e manter o cliente em sua lista de prospecção, mas é necessário personalizar em tempo real toda a interação com seu potencial cliente, desde o estudo social, até a agilidade no atendimento.

    O importante é que, independentemente dos canais selecionados, deve ser mantida a preocupação em disponibilizar um atendimento de qualidade, priorizando a resolução de problemas e se certificando que oferece uma experiência personalizada.

    Afinal, de nada adianta investir em um marketing rápido se o seu atendimento não consegue dar conta da demanda, ou melhor, do recado. Dessa forma, a experiência do cliente é mais produtiva e ele fica mais satisfeito, o que gera sua fidelização e favorece a empresa.

    Pensando nisso tudo, apresentamos a Prestus, que oferece o serviço de atendimento humanizado por telefone por meio das Secretárias Compartilhadas. 

    Com um script de prospecção personalizado, os assistentes virtuais entram em contato com a base de contatos fornecida pela empresa e com acompanhamento dos resultados em tempo real.

    Além disso, os modelos de script comercial, suporte ou pós-venda, possuem foco na:

    • prospecção de clientes;
    • qualificação de leads;
    • atualização cadastral e RSVP;
    • cobranças e lembretes;
    • pesquisas de satisfação;
    • fidelização de clientes.

    Ou seja, essa é uma alternativa real, com serviço profissional, proporcionando um atendimento personalizado aos seus potenciais clientes, por um preço acessível a empresas de qualquer porte e atendimento 24 horas. 

    Conheça a Prestus e saiba mais sobre os nossos planos.

    Deixe o seu comentário!