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Marketing e vendas: quais as diferenças e sua importância

 

Entenda a diferença desses dois conceitos e como unidos eles podem melhorar os resultados da sua empresa!

Embora marketing e vendas possam parecer a mesma coisa, de início, já podemos afirmar que não são, mas eles trabalham juntos e são essenciais para o desenvolvimento da empresa. E é isso que vamos explicar neste post. 

Quando pensamos nos responsáveis pelo crescimento no faturamento de uma empresa, pelo senso comum, logo vem à nossa mente a área de vendas, não é mesmo?!

O que de certa forma não está errado, pois ela, de fato, é responsável pelo aumento da receita da empresa. 

Mas, você já se questionou sobre o que vem antes das vendas? Ou seja, qual foi o processo, as estratégias e táticas, e o que aconteceu para que interessados e potenciais compradores se tornassem clientes? Pois bem, é aí que entra o marketing!

“Como num relacionamento, Marketing e Vendas andam de mãos dadas, mas é importante lembrar que eles também existem separados!” 

Qual a responsabilidade do marketing? E a de vendas?

Por mais que o marketing possa parecer uma área isolada e independente dos demais setores da empresa é importante ressaltar que ele está presente em toda Organização, desde o relacionamento interno entre funcionários até o crescimento das vendas. Te contamos o porquê!

Um dos grandes desafios dos responsáveis pelo marketing é fazer com que haja uma comunicação clara e eficiente entre a empresa para com seus colaboradores e potenciais clientes.

Isto, porque sua função está estritamente ligada à auxiliar a empresa a alcançar seus objetivos. Logo, a comunicação é imprescindível. 

A responsabilidade do marketing, neste sentido, está voltada para toda e qualquer ação que influencia no crescimento da empresa, bem como nos comportamentos e experiências que a mesma oferece aos seus públicos, indo muito além de ações de endomarketing, da captação de leads, do posicionamento da marca e da divulgação dos seus bens ou serviços, fatores estes que também fazem parte do dia-a-dia dos profissionais desta área e são importantíssimos para a empresa num todo.

Como você pôde perceber, alguns desses termos podem soar com menos familiaridade, pois fazem fazem parte do marketing digital, então antes de entramos na responsabilidade da área de Vendas, é importante ressaltarmos alguns deles!

Como comentamos acima, a captação de leads é uma das funções do marketing. Mas, você sabe o que isso significa?

O que é captação de leads

A captação de leads é um dos fatores que está totalmente atrelado ao marketing e vendas, pois significa a atração e a captura de potenciais interessados no que a empresa tem a oferecer.

Isso normalmente acontece por meio de estratégias de comunicação pré-definidas e utilizadas pelo marketing digital, mais especificamente no marketing de conteúdo, para atingir um público-alvo.

Depois de capturados, estes interessados passam por uma série de etapas, como a “Nutrição de Leads”, onde têm toda uma “aprendizagem” sobre os produtos ou serviços da empresa.

Mas, você deve saber que nada disso acontece por acaso!  Eles são nutridos com emails e conteúdos ricos (por exemplo), propositalmente, para que o marketing, auxiliado por ferramentas e softwares, consiga qualificar e identificar quais leads são realmente Oportunidades de negócio.   

Claro que existem centenas de outros termos técnicos e etapas do marketing digital que poderíamos discutir aqui, mas já entendido sobre isto, estamos alinhados e prontos para voltar ao assunto de marketing e vendas, para esclarecer, agora, o papel de Vendas.

Responsabilidade da área de Vendas

Depois de todas as fases percorridas pelo lead, que foram estrategicamente planejadas e colocadas em ação pela equipe de marketing, os leads identificados como Oportunidades são repassados à equipe de vendas.

Que, por sua vez, tem como missão transformar estes interessados em clientes da empresa, concretizando então o aumento da receita e a entrega de valor ao cliente. 

Mas não se engane achando isso é uma tarefa simples!

Uma boa equipe de vendas precisa ser: bem treinada, hábil em técnicas de negociação e ter um alto poder de persuasão para falar sobre os benefícios e vantagens do que está sendo oferecido, para fazer com que as Oportunidades percebam o valor agregado do que estão prestes a adquirir e investir. 

Importância do Marketing e Vendas nas empresas

Marketing e vendas trabalham separadamente, mas unidos para alcançar objetivos em comum: aumentar as vendas, a receita da empresa e a percepção positiva dos clientes.

Ambas são extremamente importantes e, acredite, você até pode vender sem o marketing, mas essa venda pode causar uma grande dor de cabeça futuramente, pois esse lead não terá o mesmo conhecimento que poderia ter do seu serviço ou produto, do porque ele deve se tornar um cliente, ou de quais são os seus benefícios sem o marketing. 

Da mesma forma, o marketing pode gerar milhares de visitantes, leads e oportunidades, mas se não houver quem negociar o produto final, não terá o menor sentido atingir esses resultados. 

Muitos negócios pensam que viver de posicionamento de marca ou por métricas de quantas pessoas baixaram conteúdo X, Y e curtiram o post Z é suficiente para ser reconhecida no mercado, mas lembre-se que somente alcance e engajamento, por exemplo, não geram receita se não houver alguém para falar com essas pessoas.

Parece óbvio, mas acontece, viver de imagem não é o suficiente para nenhum negócio. 

Sendo assim, essas equipes trabalham e percorrem essa jornada juntas. A consequência do esforço de cada área traz inúmeros resultados positivos para sua empresa. Imagina só, um cliente que desde o começo ficou encantado com os conteúdos do seu site e depois com o atendimento do seu negócio, se tornando um recomendador do seu serviço… Se as duas equipes não trabalharem juntas, sua empresa nunca poderá conquistar e fidelizar clientes neste nível. 

Um dos fatores que geram o verdadeiro sucesso para um negócio é quando o mesmo tem um bom relacionamento com os seus clientes, por isso, alinhe suas equipes para o mesmo objetivo.

Como colocar um fim nos conflitos entre marketing e vendas

Mesmo existindo atividades voltadas somente para o marketing e outras somente para equipe de vendas, na teoria todos precisam ter informação e conhecimento, para dar continuidade em cada serviço. 

Mas na prática, quem atua em marketing e vendas e, até mesmo, para aqueles que têm convívio com essas áreas, sabe que nem tudo são flores, rsrs, a boa notícia é existem dicas simples e ferramentas para amenizar estes conflitos internos de forma pacífica.

Abaixo listamos 3 dicas que podem ser a salvação da equipe de marketing e vendas. Confira. 

  1. Estimule a comunicação: mais uma vez esse elemento é fundamental para resolver conflitos. Incentive a comunicação e a troca de feedbacks entre as equipes de marketing e vendas. É importante para o marketing saber se as oportunidades que chegam à vendas são realmente qualificadas para fechamento. Assim como para vendas, é importante ouvir os feedbacks e atualizações do mercado trazidas pelo marketing.
  2. Defina objetivos e estipule metas: ambas as áreas são focadas em resultados para a empresa e precisam, portanto, que seus objetivos e metas sejam definidos de forma clara, para que as equipes possam trabalhar em harmonia em cima de estratégias e táticas para alcançar números. 
  3. Invista em tecnologia: sabemos que muitos profissionais ainda são apegados à materiais físicos para organizar sua rotina, mas não dá mais para deixar anotações em agendas, caderninhos de papel ou bloco de notas, onde ninguém terá acesso à essas informações.

    É importante para a empresa e para os funcionários dessas áreas ter tudo documentado, de preferência na nuvem, sobre todos os testes, pesquisas concluídas, métricas atingidas, cadências realizadas e claro, vendas fechadas.

    Para isso, existem diversos serviços e softwares, como o RD Station para marketing e o PipeDrive para vendas, que são especializados no controle, na organização e automação do marketing e vendas, e auxiliam profissionais a administrar melhor o seu tempo e dados importantes, aumentando a qualidade e produtividade das equipes.

Pensando nos desafios que o seu negócio pode enfrentar, no que diz respeito a busca por melhores resultados em marketing e vendas, selecionamos SEIS infográficos que englobam também o atendimento ao cliente.  Baixe gratuitamente: Kit – Os melhores infográficos sobre Atendimento e Marketing e Vendas

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Pronto para novos resultados?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como funciona a atuação do marketing e vendas e qual a sua importância para melhorar os resultados de uma empresa, é hora de por (ainda mais) a mão na massa e colocar em prática o crescimento da sua receita!

Na Prestus fornecemos consultoria gratuita sobre atendimento ao cliente, onde você pode obter novas sacadas de como otimizar seus resultados de marketing e vendas, a partir da estratégia de garantir que todos que ligam interessados no seus produtos ou serviços sejam atendidos profissionalmente durante ou após o expediente.

Além disso, há também a possibilidade de realização de ligações ativas, para a prospecção de clientes, por exemplo, onde interessados já capturados pela sua empresa podem ser abordados ativamente, por nossa equipe de secretárias virtuais compartilhadas, seja para obter uma oferta ou confirmar presença em consultas, eventos ou reuniões. Para saber mais solicite uma consultoria grátis.

Bom, para finalizar, esperamos que as nossas dicas e conteúdos sejam úteis e auxiliem com novas ideias do que otimizar ou implementar no seu negócio!

Um abraço e até o próximo post. 

1 comentário para Marketing e vendas: quais as diferenças e sua importância:
Gerardo - Affare Fatto
comentou em 06/02/2020

Parabéns pelo conteúdo! Mais 5 estrelas para vocês!
Gostaria de comentar que o primeiro e fundamental aspecto a ser desenvolvido pelo marketing, é o brand positioning.
Antes de implementar qualquer tática/operação de geração de leads e vendas, é preciso responder a uma simples pergunta que é: “por que os clientes deveriam comprar de mim, em lugar do que de qualquer outro concorrente?”
Com esta resposta, todas as ações de comunicação, prospecção e vendas, serão muito mais eficazes.
O problema é que a pergunta é simples, mas a resposta é difícil!
Obrigado!

 
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