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Empresa Home Office: tendência, vantagens, desafios
Até pouco tempo atrás, falar em “trabalhar em casa” soava um tanto estranho, acima de tudo pela visão convencional do que é uma jornada de trabalho, e aquela velha máxima caipira: “O olho do dono é que faz o porco engordar”.
O velho paradigma de comando-controle, nos deixa em dúvidas se realmente não precisamos de controle total sobre a jornada de um funcionário, e se o fato de não estarmos fisicamente presentes permite vantagens para a empresa.
Felizmente, esse cenário está se consolidando a uma velocidade crescente. São cada vez mais evidentes os benefícios de se contar com parte da sua mão-de-obra apta a trabalhar remotamente. Menos tempo desperdiçado, maior engajamento e produtividade para a empresa, mais flexibilidade de horários para o trabalhador, proximidade de sua família e mais qualidade de vida.
São evoluções tecnológicas e, principalmente, de nossos conceitos que tem gerado exemplos freqüentes de negócios estabelecidos em regime de “Home-Office” que se tornam bem-sucedidos e escalonáveis.
Existem, sim, obstáculos e dificuldades para empresas que adotam o Home-Office. Para começar, nem todas as atividades podem ser desenvolvidas neste modelo e nem todas pessoas conseguem se habituar a trabalhar assim. Há que se avaliar a disciplina, a capacidade de se separar claramente a vida pessoal e a profissional, para aumentar as chances do modelo ser bem sucedido. E, igualmente importante, há que se avaliar como será a interação do profissional remoto com o restante da empresa e que nível de suporte para suas atividades cotidianas a empresa irá fornecer, neste modelo.
Uma alternativa amplamente desenvolvida no exterior, e que começa a conquistar o seu devido espaço no Brasil, é a contratação de consultores e assistentes virtuais para que o funcionário home-office não se preocupe com situações como as que ilustramos anteriormente. Com uma equipe de retaguarda confiável e altamente qualificada, se tem mais tempo para o foco que a empresa e seu core-business requer.
Esta aplicação de Assistente Virtuais, conhecida como Concierge Corporativo, já está disponível no Brasil, com empresas preparadas para moldar os seus serviços e se adequar às necessidades específicas de cada individuo ou empresa. Essa facilidade de personalização do serviço assegura maior produtividade, mais tempo focado nos negócios e, é claro, maior qualidade de vida para quem dá seu máximo para ser reconhecido pela empresa.
Alexandre Borin é CEO da Prestus, empresa pioneira em Concierge Corporativo e Assistentes Virtuais 24h no Brasil.
2 comentários para Empresa Home Office: tendência, vantagens, desafios:
Gostaria de mais informações sobre esta modalidade de serviço e se morando num Estado distante como Roraima, conseguiria desenvolver tal atividade. Cursei o Técnico Contábil, faço faculdade de Direito e tenho cursos em RH, Gerenciamento, Supervisão, Estoque, controle de qualidade, Faturamento,dou palestras Sobre Motivação e Desempenho, cursando Inglês e Espanhol, disponibilidade de horário a tarde e noite…
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Alexandre Borin
Produtividade
Publicado - 25/06/2012
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Olavo Paulo Andrade Barros
comentou em 10/01/2013