O que é planejamento e gestão em saúde? + passo a passo

0800 60 Clique para ver

O que é planejamento e gestão em saúde? Por que ele é importante? Como fazer?

Por Amanda Carmo

Empreendedorismo

Publicado - 05/07/2022

Baixe nosso material mais recente!

Baixe nosso material mais recente!
Baixar Material
O que é planejamento e gestão em saúde? Por que ele é importante? Como fazer?

Sumário

    Empresas de qualquer segmento precisam planejar as suas ações e estratégias caso queiram promover uma gestão de negócios mais qualificada, organizada e eficiente.

    E no caso de empresas de saúde, como hospitais, clínicas e consultórios, não é diferente. Na verdade, o planejamento e a gestão possuem uma importância especial para empresas desse segmento, tendo em vista que elas lidam com vidas e visam garantir o bem estar das pessoas.

    Neste artigo, você vai entender melhor o que é planejamento e gestão em saúde e por que é importante se preocupar com esses aspectos.

    Continue a leitura para conferir também um passo a passo de como montar um planejamento para a sua empresa de saúde:

    1. Faça um diagnóstico dos processos da sua empresa de saúde;
    2. Avalie a sua estrutura de custos;
    3. Estabeleça os objetivos do seu planejamento;
    4. Crie um plano de ação;
    5. Defina os indicadores para monitorar o planejamento.

    O que é planejamento e gestão em saúde?

    O que é planejamento e gestão em saúde? Bem, essa prática pode ser definida como um conjunto de ações e estratégias dispostas de maneira organizada em um documento que vai orientar a atuação de todos os colaboradores da empresa e as várias decisões que os gestores precisam tomar no dia a dia da operação.

    A intenção do planejamento e gestão em saúde é garantir que os processos sejam conduzidos de maneira eficaz, possibilitando alcançar as metas e objetivos da empresa.

    Além de preocupar com o atendimento oferecido aos pacientes que chegam até o hospital ou clínica, o planejamento e gestão em saúde trata também das diretrizes para o melhor uso possível dos recursos disponíveis.

    Outros tópicos também são contemplados nessa área de planejamento e gestão, como as políticas internas, as estratégias de mercado, a gestão financeira e de pessoas, o cumprimento de normas sanitárias, a adequação às leis vigentes, entre outros.

    Planejamento e gestão em saúde: por que é importante fazer?

    Promover o planejamento e gestão em saúde é importante para que a empresa que oferece esse tipo de serviço possa conduzir os seus processos de maneira mais organizada e eficiente e garantir uma assistência de qualidade aos pacientes.

    Sem um bom planejamento, fica mais difícil lidar com a complexidade que envolve a promoção de serviços de saúde.

    Clínicas e hospitais que se preocupam com esse aspecto conseguem gerenciar melhor os seus recursos, evitar desperdícios, reduzir os custos operacionais e garantir maior fluidez aos processos.

    As equipes de trabalho conseguem desempenhar as suas tarefas de forma mais produtiva, com menos erros, mais agilidade e maior qualidade. Isso porque há mais clareza sobre o que e como fazer e sobre as responsabilidade de cada setor.

    Passo a passo: como fazer planejamento e gestão em saúde?

    Depois de conferir o que é planejamento e gestão em saúde e entender a sua importância, que tal aprender a colocar isso em prática?

    Separamos aqui um passo a passo com as etapas essenciais de como fazer planejamento e gestão em saúde. Confira!

    Passo 1 – Faça um diagnóstico dos processos da sua empresa de saúde

    Neste primeiro passo, você deve mapear os seus processos internos de modo a entender como eles funcionam atualmente e identificar os pontos fortes que devem ser mantidos e as fragilidades e limitações que precisam ser aprimoradas.

    Passo 2 - Avalie a sua estrutura de custos

    Em seguida, é necessário fazer um levantamento de toda a estrutura de custos da sua clínica ou hospital e avaliar o que é preciso. A partir disso, fica mais fácil estabelecer um orçamento para executar as estratégias e promover as melhorias necessárias identificadas no passo anterior.

    Passo 3 - Estabeleça os objetivos do seu planejamento

    Esse é o momento de definir onde você quer chegar com a sua empresa. Ou seja, quais resultados você espera que a sua clínica, hospital ou consultório alcance e qual o prazo para isso?

    Procure ser realista durante este terceiro passo. Busque traçar objetivos alcançáveis e que possam ser mensurados.

    Uma das formas mais indicadas para definir metas adequadas para seu negócio é usando a metodologia SMART.

    Este vídeo ensina você a como colocar essa técnica em prática:

    [embed]https://www.youtube.com/watch?v=t7bMfMjeXfI[/embed]

    Passo 4 - Crie um plano de ação

    O plano de ação é a parte prática do planejamento e gestão em saúde. Esse é o momento de definir o que precisa ser feito para que os objetivos que você definiu para a sua empresa sejam alcançados.

    Além disso, o plano de ação deve apontar as responsabilidades de cada um e as metodologias a serem adotadas.

    Para fazer isso de uma maneira prática e objetiva, use 7 perguntas especiais. Veja quais são elas assistindo a este vídeo:

    [embed]https://www.youtube.com/watch?v=Zu2vLVf8LKs&t[/embed]

    Passo 5 - Defina os indicadores para monitorar o planejamento

    É muito importante acompanhar a execução do seu planejamento de modo identificar a necessidade de efetuar ajustes e garantir o cumprimento de todas as metas e objetivos.

    Para isso, implemente indicadores de desempenho e os monitore constantemente.

    Neste vídeo, você conhece alguns exemplos de indicadores de desempenho que pode usar em sua empresa:

    [embed]https://www.youtube.com/watch?v=P2y0lkR-cRA&t[/embed]

    E então, ficou claro o que é planejamento e gestão em saúde?

    Siga esse passo a passo na sua empresa para criar um planejamento que oriente melhor as suas decisões e te ajude a promover uma gestão em saúde mais qualificada com resultados de excelência.

    Este post foi escrito pela equipe da Siteware, uma empresa que une pessoas, operação e estratégia em um único software de gestão empresarial, para que as empresas melhorem seus resultados, sua comunicação e sua governança.

    Deixe o seu comentário!