Qual a importância da saúde financeira da empresa? TUDO SOBRE

0800 60 Clique para ver

Qual a importância da saúde financeira da empresa: o que é e como medir?

Antes de entendermos qual a importância da saúde financeira da empresa, precisamos entender o que é saúde financeira. 

Saúde financeira: o que é e qual sua importância?

A abertura de uma empresa envolve diversas etapas que devem ser analisadas, planejadas e, principalmente, gerenciadas. Antes de mais nada, é necessário:

  1. fazer um estudo sobre o tipo de negócio que você vai começar, 
  2. se capacitar, 
  3. analisar o mercado, 
  4. verificar se o local onde será estabelecida a empresa é viável, 
  5. analisar seu público alvo, 
  6. verificar qual a real disponibilidade de recursos financeiros você terá para iniciar e manter o negócio.

Outra ferramenta muito importante para o sucesso do novo empreendimento é fazer um planejamento para a gestão financeira empresarial. Ter um bom plano de negócios é o primeiro caminho para isso, nele, serão definidos:

  1. todos os objetivos e metas a serem alcançados, 
  2. estratégia de crescimento da empresa,
  3. planejamento operacional,
  4. plano financeiro.

Entendidas essas primeiras etapas fundamentais para a criação de um negócio que seja mais seguro e saudável, vamos entender, afinal, o que é e o que mede a saúde financeira da empresa.

O que é saúde financeira?

Dizer que a empresa possui uma boa saúde financeira significa dizer que ela encontra-se com suas finanças em perfeito equilíbrio, atendendo às suas próprias necessidades, além de estar em condições de sustentar possíveis flutuações e perdas financeiras inesperadas, como uma crise econômica ou a saída de um cliente de sua carteira, por exemplo. 

Ou seja, dizer que a empresa tem uma boa saúde financeira é dizer que ela tem condições de cumprir com:

  1. despesas de pessoal: pagamento de funcionários, encargos previdenciários;
  2. despesas tributárias: pagamento de impostos municipais, estaduais e federais;
  3. despesas fixas: aluguel, concessionárias de água, luz, telefone e internet;
  4. despesas com fornecedores: insumos, máquinas, equipamentos, manutenção do estoque. 

Além disso, a empresa com uma boa saúde financeira tem a capacidade de: 

  1. fazer investimentos: em bens, em marketing;
  2. manter um bom capital de giro: valor que fica reservado e disponível para atender a possíveis necessidades do dia a dia da organização, como pagamento de despesas fixas, garantindo a manutenção e continuidade das atividades da empresa;
  3. manter um CNPJ sempre positivo, no caso de ser necessário algum tipo de acesso a crédito bancário ou outros tipos de créditos empresariais.

Qual a importância da saúde financeira da empresa?

Ter e manter o departamento financeiro em dia vai ajudar a controlar a qualidade da saúde financeira da empresa. 

Ter o controle de fluxo de caixa diário, por exemplo, dará a noção do total de entradas e saídas de receita. Ele dará subsídios para análise do andamento do seu negócio, se está havendo mais créditos ou débitos em sua conta. 

No caso de haver saldo positivo (crédito maior do que débito) é sinal que a empresa apresenta lucro, que poderá ser investido para um maior crescimento da mesma.

Caso apresente saldo negativo (onde o débito é maior do que o crédito), de forma recorrente, é sinal de que alguma coisa não está correndo bem. É hora de parar, analisar e ver o que está acontecendo, para que se tome um novo direcionamento.

Perceba que saber qual a importância da saúde financeira da empresa é fundamental para garantir a continuidade do negócio.

Investindo na tecnologia

Não precisa entrar em pânico, com tanta informação. Existem softwares que podem te auxiliar a ter um ótimo controle sobre todos esses dados - e por fim sobre a saúde da empresa. 

Basta alimentar as ferramentas de gestão financeira com informações atuais A partir disso, o próprio sistema passa a informar, automaticamente, tudo o que você precisa saber sobre como medir a saúde financeira de uma empresa. 

Essas plataformas oferecem a praticidade de acesso não só ao controle do fluxo de caixa, mas também em relação ao controle de:

  • estoque, 
  • contas a pagar,
  • contas a receber,
  • gráficos de vendas.

Além de segurança e organização das informações, elas promovem um acompanhamento de todo o processo financeiro, como também uma redução do tempo gasto e de custo. É a tecnologia a serviço da sua empresa!

Como medir a saúde financeira de uma empresa?

Perceber qual a importância da saúde financeira da empresa vai ajudar nesse processo. 

Existem indicadores que dão os sinais necessários para o acompanhamento e visualização da real situação que se encontra a empresa.  Eles dão o embasamento necessário aos gestores no processo para a tomada de decisão, nas projeções da empresa ou no reajuste de  estratégias. 

Vamos falar um pouco sobre cinco desses indicadores.

1. Faturamento e Recebimento

Essa relação de faturamento e recebimento nem sempre é equilibrada. Leve em conta que nem todo o valor que é faturado pode ser considerado como recebimento. Isso porque existe a venda feita a prazo (cartão de crédito, boleto) e ainda contar com uma possível inadimplência. 

Saber qual a importância da saúde financeira da empresa vai te ajudar a administrar todas essas possibilidades. 

2. Planejamento de gastos

O planejamento de gastos também é muito importante para saber como medir a saúde financeira de uma empresa. Ele informa os valores de todos os gastos, sejam fixos ou variáveis. 

O planejamento de gastos faz uma correlação com os recebimentos de clientes onde se pode verificar se estas entradas estão sendo suficientes para cobrir os gastos. Se não, é bom ligar o sinal de alerta!

3. Reduzir gastos é sempre uma ótima opção. 

Ao considerar a redução de gastos lembre-se que existem gastos fixos e variáveis.

Para os gastos fixos, que tal fazer uma renegociação no valor do aluguel? Ou, quem sabe, tentar reduzir um pouco seu pacote de internet. A troca por lâmpadas de LED também vai ajudar a reduzir a conta de luz. 

Quanto aos gastos variáveis, devem ser analisados e verificar se realmente são necessários ou se podem ser substituídos por opções menos onerosas. 

4. Gestão de estoque

Verifique o que realmente tem melhor saída no seu negócio. Qual o produto que realmente vende. Lembre-se que a compra excessiva de mercadoria que não tem muita saída é dinheiro que sai para o fornecedor e fica parado, sem retorno imediato para a empresa.

5. Índice de endividamento

Essa informação é fundamental para avaliar a saúde financeira da empresa. Ele identifica o quanto de recursos externos (empréstimos, financiamentos) foi utilizado na empresa e ainda, se esses recursos são para investir no crescimento ou se é para cobrir despesas. 

Lembre-se de que o não cumprimento de suas obrigações na data pré-determinada acarreta possíveis sanções, como por exemplo, juros. Isso fará com que suas despesas aumentem. Analise sempre a possibilidade de evitar que isso aconteça. 

Agora que você sabe qual a importância da saúde financeira da empresa, pratique uma gestão baseada na organização, planejamento e acompanhamento.  

Este artigo foi escrito pela Gyra+. Somos uma plataforma que realiza empréstimo online seguro com taxas customizadas para empreendedores digitais em busca de capital de giro.

0 Comentários para "Qual a importância da saúde financeira da empresa: o que é e como medir?"

Deixe o seu comentário!

Sua opinião é muito importate para nós. Comente abaixo o que você achou sobre essa postagem e fique tranquilo, pois seu email não será exposto.

Ultimas postagens

Como fazer prospecção de clientes e fechar mais vendas?

 Alexandre Borin
Alexandre Borin
Como fazer prospecção de clientes e fechar mais vendas?

Vendas – 25/10/2021

Quer otimizar seus esforços em prospectar clientes? Aqui está a melhor alternativa para a sua empresa

Leia mais
Pesquisa de satisfação do cliente por telefone: como fazer? + 5 dicas

 Amanda Carmo
Amanda Carmo
Pesquisa de satisfação do cliente por telefone: como fazer? + 5 dicas

Atendimento ao cliente – 22/10/2021

 Quer saber como fazer pesquisa de satisfação do cliente por telefone e como isso pode auxiliar sua empresa a melhorar o relacionamento com o usuário? Acreditar que os clientes estão satisfeitos simplesmente porque não há reclamações é um dos grandes […]

Leia mais