4 filmes sobre vendas + bônus: o que podemos aprender?

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4 filmes sobre vendas + bônus: quais lições podemos aprender com eles?

Atenção: não contém spoilers! Somente sinopses de filmes sobre vendas motivadores e inspiracionais.

Filmes sobre vendas

Você é empresário, empreendedor, apaixonado por negócios? Hoje viemos apresentar alguns filmes para vendedores e líderes que podem te ensinar lições valiosas.

De histórias reais aos ganhadores do Oscar, você com certeza já ouviu falar de algum desses que podem ser considerados os melhores filmes sobre vendas. Mas será que já viu alguns trechos e entendeu por que são grandes obras em que podemos aprender muito?

Já parou para pensar quais aprendizados será que podemos tirar de cada um deles? Separamos 4 filmes incríveis para você colocar na sua lista e um bônus com lições motivadoras para você se destacar e ir além. Vamos conhecer mais sobre cada um deles.

4 filmes sobre vendas imperdíveis

O Lobo de Wall Street

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=sSbxgk5IEMU[/embed]

 

Esse com certeza é um dos filmes mais conhecidos sobre vendas – inclusive com lições valiosas sobre o que você não deve fazer. Aqui, o personagem principal ensina lições sobre técnicas de vendas, como abordar clientes, contornar objeções e até mesmo dicas para estimular toda a equipe.

A Procura da Felicidade

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=k82CR0IkXjo[/embed]

Neste filme, o personagem principal passa por altos e baixos para conquistar o seu objetivo. Mostra, principalmente, a importância do conhecimento, e como isso faz falta mesmo quando você conhece as técnicas de vendas, o que reforça a importância das competências dos vendedores. 

O homem que mudou o jogo

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=BumI-Yh0P1M[/embed]

Esse é um importante filme para vendedores, mesmo sendo sobre beisebol. Através do protagonista, podemos entender como vender em tempos de crise e, principalmente, como é possível dar o seu melhor, mesmo com poucos recursos. Ou seja: conhecimento e estratégia são fundamentais para as vendas!

Coach Carter

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=n88f0w0Fddg[/embed]

 

Baseado em fatos reais, esse filme é uma grande fonte de inspiração – para as vendas e para a vida. Aqui temos, principalmente, a importância de um grande líder para que bons resultados sejam alcançados até mesmo onde você menos espera. Ou seja, motivar e inspirar os vendedores é fundamental para alcançar as metas. Vale a pena dar uma olhada!

Bônus: 5 lições que você pode aprender com Fome de Poder

Mas não acabamos por aqui! Apresentamos 4 breves sinopses sobre filmes para vendedores que são excepcionais, mas não há um filme sobre vendas tão grande quanto esse, que conta a história de um monstro dos negócios mundiais: o McDonald’s!

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=8LvMLEZZGZs[/embed]

Veja 5 lições do filme para os negócios e para a vida:

1) Tenha foco 

Parece clichê, mas não é. Todos os dias ouvimos falar em ter foco nos negócios. O filme demonstra muito bem isso: o que é focar, se aprofundar no seu negócio e não permitir que outras pessoas tirem a sua atenção. 

Não há uma fórmula mágica para “aprender a focar”. Mas, certamente percebemos quando estamos ou não focados.

Focar é ter direção, saber para onde ir e, se não souber, focar em descobrir para onde quer ir!

2) Persista 

Deu errado na primeira tentativa e já vai desistir? Bem, Einstein disse que só foi possível chegar a acertos depois de ter passado por muitos erros e que não foram erros, mas sim outras formas de fazer as coisas.

Errou? Mude a estratégia, mude a fórmula. Não é possível obter um resultado diferente fazendo a mesma conta. Se você tem um objetivo profissional, persista, mesmo sabendo que as barreiras virão aos montes. Lá na frente, muito possivelmente, você entenderá que esses desafios fizeram você chegar ao resultado positivo.

3) Encontre as pessoas certas 

Você tem um grande amigo ou um parente incrível, uma pessoa maravilhosa, que conhece há anos e por quem tem um imenso carinho. Mas pode ser que esta pessoa não necessariamente tem o tino para o seu negócio e vocês insistem em uma parceria profissional que não dá certo.

Neste contexto, mude sua direção, encontre as pessoas certas! Pense que, neste caso, é uma relação profissional e se você não tem conhecimento suficiente em uma determinada área de atuação que é fundamental para seus negócios, encontre quem tenha. Você não precisa saber de tudo, mas precisa ter ao seu lado as pessoas certas.

4) Cuide das finanças 

Nem sempre um negócio que está indo muito bem nas vendas pode estar gerando lucro. Pelo contrário, o investimento é alto, as despesas fixas são grandes e o caixa não roda.

Às vezes é um mínimo detalhe que está onerando seu caixa, por exemplo, um maquinário que consome muita energia e que, depois de revisado, poderia ter uma peça trocada que geraria um menor gasto.

Sempre acompanhe de perto as finanças do seu negócio, mesmo com alguém de confiança olhando isso. Afinal, é uma área fundamental e que deve ter sua atenção.

5) Saia de trás da mesa e coloque a mão na massa 

Planejar, criar planilhas, desenhar processos e escrever procedimentos faz parte dos negócios e é extremamente necessário e importante. Porém, é fundamental conhecer o básico do seu processo. 

Por exemplo, se você vende sorvete de fabricação própria, saiba como fazer este produto. Uma coisa é saber na teoria, outra coisa é colocar a mão na máquina que faz o sorvete, ver quais botões ligam e desligam, o que mistura com o que, qual o tempo de preparo, etc. 

Talvez, os funcionários apenas façam isso repetidamente, todos os dias, e você tenha outra visão do processo, podendo descobrir melhorias. Coloque a mão na massa sem medo. O negócio é seu!

Todas essas lições são explicitadas no filme, ao longo da história, mas tomamos o cuidado de não citar os exemplos do filme para não “espoilar” nossos leitores!

Aqui na Prestus valorizamos todo tipo de aprendizado, inclusive aqueles que vêm de filmes. Mas se você quiser se destacar mais nas vendas, confira também estes conteúdos:

Afinal, conhecimento nunca é demais, certo? Desejamos sucesso em seus negócios!

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