Diferencial competitivo: 5 estrat√©gias para se destacar ūüöÄ

0800 60 Clique para ver

Guia do diferencial competitivo entre empresas: o que não pode faltar para o seu negócio sair na frente da concorrência?

 

Você é realmente melhor que seus concorrentes? Por quê? Qual o seu diferencial competitivo, o que torna sua empresa melhor que os milhares de concorrentes do mercado?

Hoje, existem, no Brasil, 18.466.444 empreendimentos ativos, sim, mais de 18 milh√Ķes de empresas competindo entre si. Voc√™ j√° deve imaginar que muitas buscam pelo mesmo p√ļblico-alvo, oferecem produtos muito similares e precisam se encaixar em um intervalo pequeno de pre√ßos.

Com a populariza√ß√£o do universo digital, menos burocracia e mais modelos de empreendimentos, o n√ļmero de concorrentes subiu, assim como o n√≠vel da concorr√™ncia. Ter qualidade e bons pre√ßos, hoje, j√° n√£o √© mais um diferencial competitivo. Foi exatamente neste contexto que as startups tornaram-se um modelo de neg√≥cio extremamente atrativo, inovador e ‚Äúperigoso‚ÄĚ. 

Afinal, esses novos empreendedores estremeceram os modelos tradicionais, engessados e burocráticos. Como os bancos, por exemplo, que precisaram se atualizar e alterar completamente a sua visão de mercado para acompanhar os bancos digitais. Mas a questão principal é: como ser diferente? O que a sua empresa pode fazer para ter um diferencial competitivo?

Bom, como voc√™ j√° deve imaginar, n√£o √© uma resposta exatamente simples. Afinal, ela depende de uma infinidade de vari√°veis. Mas n√£o vamos deixar voc√™ sozinho com esse questionamento. Neste artigo, queremos mostrar as principais estrat√©gias para desenvolver o seu diferencial competitivo e te ajudar a superar seus concorrentes! 

O que é diferencial competitivo?

Talvez a resposta, à primeira vista, seja óbvia. Afinal, é o que te difere dos outros competidores do mercado, certo? Mas estamos falando do que exatamente? De visão, modelo de negócio, insumos, serviços?

Tudo isso! O seu diferencial competitivo pode estar no modelo de neg√≥cio, como um todo, ou em um detalhe! Depende como a sua empresa usa isso. Por exemplo, Walt Disney criou um modelo estruturado na magia, desde seus produtos, servi√ßos, colaboradores, at√© a arquitetura dos empreendimentos. Todos os m√≠nimos detalhes foram desenhados para encantar seu p√ļblico-alvo.¬†

Assim como as startups de bancos digitais, que com inova√ß√£o e tecnologia, essas empresas revolucionaram o setor banc√°rio. E o diferencial n√£o era ‚Äúapenas‚ÄĚ ser um banco digital, o atendimento ao cliente automatizado, a queda no n√≠vel burocr√°tico dos processos, o layout dos canais de comunica√ß√£o. Tudo desenvolvido para sustentar o diferencial competitivo da empresa.

Talvez voc√™ esteja pensando: Bom, eu n√£o sou uma startup que revolucionou o mercado, t√£o pouco um parque de divers√Ķes do porte da Disney. Isso quer dizer que n√£o posso ser um diferencial?

Calma! Não se preocupe, a sua empresa pode, sim, ter um diferencial competitivo, independente do porte, grau tecnológico e capital disponível para investimento.

Ent√£o, como ter um diferencial?

O primeiro passo para ter um diferencial competitivo √© compreender o que de fato impacta o seu p√ļblico-alvo. Por exemplo, o p√ļblico da Disney √© formado, principalmente, por crian√ßas. A magia, claramente, √© algo que os impacta.

No caso de uma hamburgueria vegana, por exemplo, o diferencial competitivo est√°, normalmente, atrelado √† sustentabilidade, responsabilidade social e, claro, ao sabor dos produtos. 

Em resumo, uma empresa s√≥ vai conseguir identificar quais itens encantam, compreendendo o p√ļblico profundamente. √Č exatamente esse o primeiro passo!

1. Estudar profundamente o cliente em potencial

Entender as necessidades reais dos seus consumidores, seus desejos, costumes, preferências é o primeiro passo para ter um diferencial competitivo. E, claro, estudar o mercado, concorrentes diretos e indiretos, também é essencial! 

A partir desta análise, acredite, você vai ter insights do que realmente pode se tornar um diferencial competitivo.

Você terá finalizado esse passo com excelência quando conseguir responder as seguintes perguntas:

  • Qual a marca registrada da minha empresa?
  • Como eu quero que o mercado enxergue meus produtos e servi√ßos?
  • Como eu gostaria que meus clientes enxergassem a minha empresa?
  • Tem algo que o cliente realmente deseja, mas meus concorrentes n√£o conseguem entregar?
  • Quais tend√™ncias e inova√ß√Ķes podem ser adaptadas para o meu neg√≥cio?
  • Qual comportamento de consumo est√° ficando ultrapassado?
  • Eu realmente tenho uma proposta inovadora?

2. Garanta que a sua empresa tenha uma estrutura para apoiar esse diferencial competitivo

O segundo passo é construir um planejamento que sustente o seu diferencial a longo prazo. Afinal, você quer conquistar a lealdade dos clientes e garantir que eles permaneçam fiéis, certo? Para isso é fundamental investir em estrutura, conhecimento e aplicabilidade desse diferencial.

Imagine, por exemplo, uma empresa que decide que o seu diferencial competitivo será um preço de 50% da média do mercado. Pode ser que ela tenha um boom de clientes no primeiro, segundo, até no terceiro mês. Mas se esse crescimento gera cada vez mais prejuízo, o diferencial não se sustentará. Quando isso ocorrer, a empresa fecha suas portas, ou aumenta seus preços de tal forma que vai perder completamente seus clientes.

3. Coloque seu diferencial à prova

O terceiro passo para ter um diferencial competitivo é a prática. Colocar o seu planejamento na rotina da empresa, fazer testes, garantir que toda a empresa conheça Рe acredite Рnesse diferencial. E, por fim, entregue ao seu cliente! Ah! Não esqueça de utilizá-lo como marketing, o consumidor deve saber, com clareza, qual a sua característica exclusiva.

Não é sempre que o diferencial competitivo é óbvio para todos!

Mas √© importante salientar que o diferencial n√£o √© uma f√≥rmula fechada, sem ajustes ou atualiza√ß√Ķes. A sua empresa s√≥ se manter√° ativa e competitiva, se acompanhar o cliente, criar um relacionamento real com ele e, claro, acompanhar as tecnologias e inova√ß√Ķes do mercado.

Ent√£o, agora que voc√™ j√° sabe o caminho para ser um diferencial no mercado, vamos ver algumas estrat√©gicas que podem ser √≥timos exemplos de diferencial competitivo? Quem sabe te ajudamos a ter insights valiosos…

Exemplos de diferencial competitivo

1 – Criatividade

Esse talvez seja um dos exemplos de diferencial competitivo mais complexo. Afinal, criatividade não é algo palpável, que você pode simplesmente criar. Normalmente, trata-se de uma característica nata. Mas ela pode ser estimulada!

Você já notou que algumas das grandes empresas mais inovadoras investem no bem-estar do seu time? A Google e o Facebook são alguns dos exemplos de diferencial competitivo ligados à criatividade. Para isso, essas empresas fornecem conhecimento, capacitação e o cenário ideal para seus talentos criarem. 

Uma ideia criativa pode surgir durante um networking, uma reunião, um almoço informal entre os colaboradores, o cafezinho, um workshop.

Garanta que o ambiente da sua empresa seja prop√≠cio a trocas, √† comunica√ß√£o e, principalmente, aos palpites. 

2 РPreço, qualidade e agilidade

Decidimos colocar estes tr√™s exemplos de diferencial competitivo em um √ļnico t√≥pico, porque, na verdade, eles deveriam fazer parte da rotina empresarial. Mas, na pr√°tica, n√£o √© exatamente assim.

Muitas empresas ainda não conseguiram oferecer agilidade, preços competitivos e qualidade para seus clientes. Se o mercado no qual a sua empresa está inserida tem esse gargalo, você pode aproveitar a oportunidade e investir nestes três itens para se tornar um diferencial.

3 РInovação

Falamos acima sobre os bancos digitais e startups, em geral. Esses modelos de neg√≥cio utilizaram a inova√ß√£o como um diferencial competitivo extremamente atrativo – e necess√°rio. Afinal, na era digital, o cliente necessita de tecnologias, ferramentas e opera√ß√Ķes inovadoras para acompanhar a mudan√ßa de comportamento de compra.

Outros exemplos de diferencial competitivo atrelados à inovação são a Amazon, Google, Magazine Luíza, Netflix, etc.

O caminho para seguir esses gigantes da inovação é se manter sempre conectado com as tendências de mercado e as oportunidades que surgem a partir de gargalos na oferta. A Netflix fez exatamente isso. Veja só:

4 – Sustentabilidade

Esse é, com certeza, um dos exemplos de diferencial competitivo mais discutidos atualmente. E essa tendência surgiu para suprir algumas das necessidades da mudança de comportamento dos consumidores atuais.

De alguns anos para cá, os consumidores se tornaram mais críticos, informados e socialmente mais responsáveis. E, claro, esperam isso das empresas. Estamos falando do diferencial competitivo relacionado à sustentabilidade e responsabilidade socioambiental.

A preocupação, por exemplo, com logística verde, descarte correto de embalagens, logística reversa e produtos com menor impacto ao ambiente aumentaram consideravelmente. 

As empresas que conseguiram identificar essa tendência, conquistaram clientes realmente leais. Afinal, eles entendem que a empresa está alinhada com seus ideais e quer fazer mais do que os outros concorrentes para atender essa nova visão de consumo!

5 – Atendimento 

Por fim, não poderíamos deixar de falar do atendimento como diferencial competitivo. Afinal, ele é o coração da empresa, é o setor que faz a ponte com o cliente e que afeta diferentemente todas as outras áreas.

Se a sua empresa não é um diferencial no atendimento ao cliente, muito provavelmente, tem decepcionado seus consumidores e está no combo de outros negócios que aumentam esse gargalo no mercado.

Um segredo: tem algumas empresas que já identificaram esse gap e começaram a investir em um atendimento ao cliente de excelência. Como? Com o desenvolvimento de uma cultura organizacional com foco no cliente, sistemas de atendimento, integração e muita pesquisa!

Se fosse você, aproveitaria esse gargalo para usar o atendimento como diferencial competitivo e conquistar definitivamente o seu consumidor!   

Então, qual é o seu diferencial competitivo? Oferecemos, por aqui, o caminho para você não só descobrir o que te torna exclusivo, mas também como manter esse diferencial no longo prazo. Agora, mão na massa!


Este artigo foi escrito pela Movidesk, um sistema de atendimento ao cliente com mais de 1.700 empresas no Brasil. Conheça as histórias de sucesso no atendimento de nossos clientes e aprenda como otimizar o seu tempo de atendimento, gerenciar mais contatos, oferecer suporte de qualidade e mais.

Escreva seu coment√°rio:

Seu e-mail n√£o ser√° publicado.

*
*


Ultimas postagens

Suporte assessoria empresarial

Alexandre Borin

Suporte de assessoria empresarial: 5 serviços indispensáveis para PME’s

Empreendedorismo - 03/08/2021

 

  O suporte de assessoria empresarial √© uma alternativa para diagnosticar a situa√ß√£o em sua empresa, com o objetivo de melhorar as solu√ß√Ķes apresentadas em diferentes √°reas. Quer saber mais? Ao decidir pela cria√ß√£o da sua empresa, pressupomos que o […]

Escritório virtual o que é

Alexandre Borin

Escritório virtual: o que é? Como funciona? Quanto custa?

Empreendedorismo - 02/08/2021

 

Está pesquisando sobre escritório virtual? Nós temos o melhor caminho para você encontrar o melhor escritório virtual para a sua empresa

Diferencial competitivo

Marcelo Marques

Empreendedorismo
Publicado - 15/06/2021


Receba nossa NewsLetter!

Fique por dentro das melhores dicas de atendimento e empreendedorismo

Baixe nosso material mais recente!

Baixar Material