7 dicas para trabalhar home office: como se organizar?

0800 60 Clique para ver

Dicas para trabalhar home office: como comunicar uma imagem profissional

Confira algumas dicas para trabalhar home office e saiba como transmitir mais credibilidade e confiança ao cliente durante o trabalho remoto.

Home Office: Como comunicar uma imagem profissional

Quando falamos em trabalhar home office, devemos ter em mente que apenas comunicar uma imagem profissional não é o suficiente, embora também seja extremamente importante.

Antes de qualquer coisa, é fundamental ressaltar que a rotina de trabalho home office deve ser igual ou até mais produtiva do que um dia na empresa. Sabe por quê? É sobre isso que vamos falar neste post! Vamos lá?

O que é home office?

Home office, do inglês, escritório em casa, é uma modalidade de trabalho em casa (ou até mesmo em locais de coworking), que vem sendo cada dia mais uma realidade na vida de empreendedores e profissionais de pequenas, médias e grandes empresas, especialmente após a pandemia da covid-19.

Praticamente de um dia para o outro, a pandemia fez com que muitas empresas a nível mundial precisassem se adaptar ao novo sistema de trabalho para contribuir no achatamento da curva de crescimento do vírus.

No Brasil

Segundo dados de 2015 da Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades e da International Telework Academy na América Latina, “o home office é uma tendência mundial e envolve 32,5% da população economicamente ativa, com cerca de 1 bilhão de pessoas utilizando esse método em todo o mundo”.

Em 2018, no Brasil, cerca de 3,8 milhões de profissionais já trabalhavam em casa, segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tornando-se o maior número de pessoas nesta condição de trabalho já registrado no país. Número este que em 2020 certamente já foi superado, por conta da importância do home office na pandemia.

vai trabalhar home office? direcione suas chamadas com a programação do siga-me

Quem pode trabalhar home office?

Embora esta modalidade de trabalho tenha se tornado uma tendência mundial nos últimos meses, é importante ressaltar que o formato de trabalho home office não necessariamente se aplica a todo tipo de atividade. 

Muitas vezes, a produção de algum produto que requer um espaço para montagem e estoque não será possível ser feita de casa. Para segmentos que atuam com manipulação de produtos químicos, por exemplo, também não é recomendado essa modalidade de trabalho (há, inclusive, legislação específica para isso).

Entretanto, profissionais como jornalistas, contadores, prestadores de serviços digitais e de tecnologia da informação, produtores musicais, artesãos, entre muitos outros setores, conseguem facilmente se adaptar ao trabalho em casa.

O que é necessário para o home office?

Em geral, profissionais precisam apenas de:

  • Espaço físico, de preferência isolado dos demais cômodos da casa;
  • Computador ou notebook;
  • Internet estável;
  • Telefone fixo e celular.

Como trabalhar em home office

Para ser produtivo e evitar distrações, é importante entender como se organizar no trabalho home office. 

Afinal, estando em casa é fácil se distrair com a televisão,  videogame,  sessão da tarde,  e até mesmo um soninho depois do almoço ou um bate papo com a família. Não que isso não possa acontecer, desde que haja uma boa administração de tempo e fluxo de trabalho. 

Por isso, é imprescindível ter disciplina para, por exemplo, determinar um horário de início, intervalos e término do trabalho, assim como não misturar trabalhos domésticos com o seu trabalho corporativo. 

Além disso, estar num espaço físico isolado dos demais cômodos da casa evita distrações e colabora para que o seu serviço seja mais produtivo.

infografico como tornar o home office mais produtivo

Bem, além da disciplina, outra grande preocupação dos trabalhadores em home office é como passar a imagem de uma empresa séria e profissional para seus clientes. Alguns passos são muito importantes para isso e listamos abaixo.

7 dicas para trabalhar em home office e transmitir uma imagem profissional

1. Não minta sobre seu home office

Jamais tenha vergonha de dizer que trabalha em casa, pois se você passar credibilidade sobre a sua capacidade profissional e experiência, não haverá qualquer problema. 

Além do mais, é muito importante que seu cliente perceba isso no dia a dia, ou seja, que ele não veja diferença entre ser atendido por alguém que está em home office ou alguém que está em uma empresa.

2. Tenha um site bem estruturado

Idealmente, que seja desenvolvido dentro dos melhores padrões de design gráfico e otimizado para que possa ser acessado a partir de qualquer dispositivo. 

Afinal, o site da sua empresa é o seu cartão de visitas, seu sorriso para o cliente. Mesmo trabalhando home office, um belo site vai passar confiança, segurança e credibilidade sobre o seu negócio.

3. Tenha um cartão de visitas apresentável

Ainda é uma prática do mercado a troca de cartões de visitas no primeiro contato. Tê-lo bem apresentável, com todos os seus contatos profissionais, com certeza vai agregar valor ao seu negócio e gerar mais credibilidade para o cliente.

Neste momento, cartões de visita digitais também são amplamente trocados entre empresas e clientes, seja pelo WhatsApp ou até mesmo redes sociais como LinkedIn e Instagram.

Caso use as redes sociais para se comunicar com clientes, atente-se para utilizar um perfil profissional. Lembre-se que é a imagem da sua empresa que está em jogo.

4. Utilize um e-mail profissional

Preferencialmente, evite uma conta de provedores como “Hotmail”, “Yahoo” ou “Gmail”. Crie uma conta de e-mail com a extensão da sua empresa. 

Isso é bem fácil de fazer porque está atrelado à construção do seu site. Normalmente, a maioria das empresas de hospedagem de sites já oferecem algumas contas de e-mail corporativo.

5. Tenha e-mails específicos para cada área da sua empresa

Mesmo que tenha apenas você para responder todas as mensagens, elas já estarão separadas por departamento, e seu cliente não precisa, necessariamente, saber disso.

Como dito acima, a maioria das empresas de hospedagem de site oferece uma quantidade razoável de contas de e-mail, então você pode, por exemplo, ter um e-mail para: 

  • assuntos administrativos;
  • comercial; 
  • financeiro; 
  • suporte; 
  • atendimento ao cliente.

6. Tenha um número de telefone fixo 

Por mais que o celular seja unanimidade atualmente, ter um telefone fixo remete confiança em relação à estrutura da sua empresa, quando comparada a um concorrente, que só divulga seu celular com WhatsApp. 

Pode ser que nem sempre você consiga atender ao telefone fixo ou mesmo ao seu celular e é aí que entra o próximo item.

7. Use e abuse de um serviço de secretária virtual

Essa é uma das principais dicas para trabalhar home office. Naturalmente, você pode não conseguir atender a todas as ligações do seu telefone fixo ou celular.

Durante o trabalho remoto, provavelmente em algum momento você vai parar para se alimentar, ir ao banheiro, fazer uma reunião via Skype com outro cliente, estará falando com alguém ao telefone ou muitas outras situações., 

Neste momento, a ligação não atendida pode fazer com que o cliente se frustre e até mesmo desista de fazer negócio. E não é isso o que você quer, certo? 

Uma secretária virtual resolve essa questão e tantas outras administrativas, remotamente, assim como você.

Guia visual: 10 dicas de como vender mais com secretárias compartilhadas

Aqui, não estamos falando de uma secretária eletrônica robotizada, e sim de uma pessoa treinada para atender aos clientes, e não simplesmente alguém para apenas “anotar um recado”.

Ela estará remotamente no escritório da empresa que fornece estes serviços (ou trabalhando home office também), para atender ao telefone em nome da sua empresa.

Veja se já não muda de cara quando alguém liga e uma secretária atende! Você deve estar se perguntando sobre o investimento necessário para ter uma secretária virtual, não é mesmo? Consulte a Prestus – Secretárias Compartilhadas e dê uma cara ainda mais profissional ao seu negócio em home office.

Como tornar o trabalho de casa produtivo

Por fim, mas não menos importante, no início do texto comentamos que apenas comunicar uma imagem profissional não é o suficiente no home office, é necessário também ser produtivo para que as mesmas atividades que seriam realizadas na empresa possam ser feitas em casa.

Esse é um dos motivos da importância da rotina no home office. Para te auxiliar nesse desafio do trabalho em casa, reunimos num infográfico 6 dicas importantíssimas de Como tornar o home office produtivo, inclusive se você tem crianças em casa. Acesse gratuitamente.

DICA: para saber mais dicas sobre como trabalhar home office, leia o post: Como lidar com distrações no home office.

Um abraço e até mais!

1 Comentário para "Dicas para trabalhar home office: como comunicar uma imagem profissional"

           

Deixe o seu comentário!

Sua opinião é muito importate para nós. Comente abaixo o que você achou sobre essa postagem e fique tranquilo, pois seu email não será exposto.

Ultimas postagens

Como fazer uma prospecção inteligente e certeira na empresa

 Marcelo Marques
Marcelo Marques
Como fazer uma prospecção inteligente e certeira na empresa

Vendas – 17/09/2021

 Investir em uma prospecção inteligente aumenta as chances de chegar nos prospects certos e gerar mais leads para o seu negócio.  Mas como a prospecção de vendas pode ser executada de forma mais inteligente e estratégica? A resposta é rápida: […]

Leia mais
Higienização de dados: como essa estratégia pode melhorar a produtividade da sua equipe?

 Amanda Carmo
Amanda Carmo
Higienização de dados: como essa estratégia pode melhorar a produtividade da sua equipe?

Empreendedorismo – 08/09/2021

 A higienização de dados é um processo que pode trazer grandes vantagens para sua empresa. Quer saber como? Basicamente, o tratamento da base de dados visa limpar e tornar mais legível as informações que você tem sobre seus clientes. Uma […]

Leia mais