Como conseguir capital de giro para empresas: 5 caminhos

0800 60 Clique para ver

Como conseguir capital de giro: 5 caminhos para investir na empresa e atendimento ao cliente

 

Na prática, capital de giro é o dinheiro que uma empresa tem disponível para financiar as suas operações do dia a dia. Fundamental para garantir o cumprimento das obrigações financeiras e fazer investimentos, aprender como conseguir capital de giro é uma das etapas que vai garantir saúde financeira para a organização. 

É com o valor do capital de giro que uma empresa é capaz de pagar salários, aluguel, cumprir com contratos e realizar as operações mais básicas, como compra de estoque e, claro, atendimento do cliente.

Nenhuma empresa sobrevive sem atendimento ao cliente. Seja online, presencial, B2B ou B2C, todos os negócios, em algum momento e de alguma forma, oferecem atendimento ao cliente. 

Seja na qualidade da navegação proporcionada no e-commerce, no chat do site, nos canais sociais (como Instagram e Facebook), no WhatsApp e, claro, na recepção de clientes presencialmente. 

De fato, o atendimento ao cliente sempre foi uma preocupação dentro das organizações, mas atualmente, com o novo comportamento do consumidor, vem ganhando ainda mais espaço na “balança” de preferência do público.

De fato, 61% dos consumidores afirmam que ser bem atendido é mais importante do que o preço ou a qualidade dos produtos.

O que é e para que serve o capital de giro? 

O capital de giro é um montante em dinheiro que representa a capacidade de uma empresa de arcar com suas obrigações financeiras.

Para calcular a necessidade de capital de giro de uma empresa a matemática é simples:

NCG (Necessidade de Capital de Giro) = Ativo Circulante/Passivo Circulante

Os ativos circulantes são elementos que uma empresa possui e que podem se transformar em caixa, como o estoque, contas a receber e o valor em investimentos com liquidez diária, por exemplo. 

Já os passivos são representados pelas despesas da empresa, que devem ser pagos a partir do uso dos ativos, como aluguel e salários.

Logo, quando a fórmula acima resulta em um valor positivo, ela representa que a empresa tem mais passivos que ativos, ou seja, não há valor suficiente em caixa para arcar com as despesas e dívidas da organização. 

Quando a necessidade de capital de giro é negativa significa que a empresa tem capital de giro suficiente para arcar com os passivos. 

Além da avaliação da capacidade de pagamento dos passivos, o capital de giro também ajuda a identificar se uma empresa está com a saúde financeira em dia e se há poder de investimento.

Ter um capital de giro positivo pode ser um bom sinal da saúde financeira de curto prazo para uma empresa e a possibilidade de realização de investimento em áreas estratégicas, como o atendimento ao cliente. 

Pois é, seja para a contratação e treinamento de novos profissionais para atendimento ou contratação de uma ferramenta de atendimento eficiente, descobrir como conseguir capital de giro pode interferir diretamente na sua capacidade de oferecer uma boa experiência ao cliente da sua empresa.

Como conseguir capital de giro? 5 caminhos!

Se você, entretanto, notou que sua empresa precisa de capital de giro para arcar com seus compromissos financeiros e dívidas, existem algumas opções às quais é possível recorrer. 

A seguir, listamos algumas opções de como conseguir capital de giro para sua empresa, seja para cobrir contas em aberto ou realizar novos investimentos em áreas fundamentais da sua empresa, como o atendimento. Confira!

1. Aporte dos sócios

Muitas empresas nascem a partir do aporte de sócios e precisam dele também durante o período de funcionamento, quando há uma crise no mercado ou mesmo dentro do negócio. 

O aporte de sócios é a injeção financeira de dinheiro pessoal no caixa da empresa, para permitir que a mesma arque com todas as suas obrigações financeiras ou faça novos investimentos. 

Essa é uma das formas mais comuns de conseguir capital de giro. Por um lado traz o benefício de não exigir o pagamento de taxas ou juros, por outro, pode ser difícil de conseguir se os empreendedores também estão com problemas financeiros ou não possuem uma reserva suficiente. Além disso, pode descapitalizar os donos da empresa, o que não é o objetivo de nenhum negócio.

2. Resgate de investimento

Caso sua empresa faça investimentos de liquidez diária, que possam ser resgatados sem perdas financeiras, essa também é uma opção de como conseguir capital de giro, simples e rápida. 

Entretanto, principalmente, quando o assunto são pequenas e médias empresas, poucas organizações possuem investimentos que possam ser resgatados e reinjetados no fluxo de caixa da empresa. 

3. Antecipação de recebíveis

A antecipação de recebíveis é uma ótima opção para as empresas. É acessível para todo tipo de negócio e tem taxas e juros menores do que outras opções.

Entretanto, é importante a realização de um controle de fluxo de caixa eficiente, para que isso não vire uma bola de neve e sua empresa perca muito dinheiro no caminho. 

Como o próprio nome prevê, estamos falando de um método que antecipa os valores que uma empresa tem para receber, geralmente, relacionados a pagamentos parcelados de clientes. 

Cada vez mais o pagamento em parcelas é um método escolhido pelos clientes para facilitar a aquisição de produtos e serviços. Para as empresas, oferecer essa opção é quase uma obrigação. Logo, antecipar esses recebíveis pode ser uma forma de obter dinheiro para arcar com dívidas que vão vencer “agora”. 

Vá até uma instituição financeira que faz a antecipação de recebíveis, como as factorings. Você recebe o valor do boleto, cheque ou das vendas do cartão de crédito parceladas, na hora.

Quando o cliente fizer o pagamento o valor será recebido pela empresa que antecipou os valores para sua empresa e não vai mais cair no seu fluxo de caixa. 

A taxa de juros da antecipação gira em torno de 3 a 12% a.m.

4. Empréstimos bancários para pessoa jurídica

Sem dúvida, empréstimos bancários são sempre opções de como conseguir capital de giro para empresas.

É preciso entretanto que você observe os custos desses empréstimos que podem ser bastante significativos, dentro de instituições tradicionais como bancos. 

Faça uma pesquisa geral sobre o custo efetivo total do empréstimo.

Além dos valores altos, um ponto que pode ser um complicador em relação a essa opção é a burocracia. É bastante comum que as instituições solicitem um certo tempo de relacionamento com o empresário – dificultando o empréstimo de capital de giro para empresas novas -, garantia de pagamento e outras questões que podem dificultar seu acesso ao capital de giro necessário.

5. Plataforma de democratização do crédito

Você já deve ter ouvido falar em fintechs ou empresas da área financeira que são baseadas em tecnologia e na internet. Um outro nome comum é banco digital (nem toda fintech é um banco digital) .

Mas, como fazer empréstimo online? Geralmente, as instituições mais modernas oferecem empréstimo online com taxas e juros mais acessíveis do que instituições tradicionais, além de exigirem menos documentações e reduzirem as burocracias. 

É comum que algumas pessoas se perguntem se fazer empréstimo online é seguro. A resposta é sim, se você souber pesquisar e escolher uma instituição de confiança essa é uma forma eficiente de conseguir capital de giro para empresas novas.

E agora? Já sabe como conseguir capital de giro? Qual é a opção que mais chamou a sua atenção?

Lembre-se sempre de fazer pesquisas sobre as opções que listamos, avaliar empresas que prestam o serviços apresentados, conferir o custo efetivo total e garantir a contratação de uma empresa segura! 

Com isso, você estará pronto para aproveitar a injeção de capital de giro na sua empresa e ampliar seus investimentos, garantindo a segurança financeira. 

Este artigo foi escrito pela Gyra+. Somos uma plataforma que realiza empréstimo online seguro com taxas customizadas para empreendedores digitais em busca de capital de giro.

Escreva seu comentário:

Seu e-mail não será publicado.

*
*


Ultimas postagens

Suporte assessoria empresarial

Alexandre Borin

Suporte de assessoria empresarial: 5 serviços indispensáveis para PME’s

Empreendedorismo - 03/08/2021

 

  O suporte de assessoria empresarial é uma alternativa para diagnosticar a situação em sua empresa, com o objetivo de melhorar as soluções apresentadas em diferentes áreas. Quer saber mais? Ao decidir pela criação da sua empresa, pressupomos que o […]

Escritório virtual o que é

Alexandre Borin

Escritório virtual: o que é? Como funciona? Quanto custa?

Empreendedorismo - 02/08/2021

 

Está pesquisando sobre escritório virtual? Nós temos o melhor caminho para você encontrar o melhor escritório virtual para a sua empresa

Como conseguir capital de giro

Marcelo Marques

Empreendedorismo
Publicado - 27/04/2021


Receba nossa NewsLetter!

Fique por dentro das melhores dicas de atendimento e empreendedorismo

Baixe nosso material mais recente!

Baixar Material