Por

Empreendedorismo

Publicado - 12/07/2022

Avaliação de desempenho: os 4 principais tipos e como implementar

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

 

Você costuma avaliar o desempenho dos seus colaboradores?

Na busca pela melhoria contínua e pela alta performance, é imprescindível que a empresa realize periodicamente uma avaliação de desempenho dos seus funcionários – independentemente da posição que eles ocupam na estrutura organizacional.

O objetivo é, a partir da avaliação, orientar os profissionais sobre o que eles podem fazer para alcançarem melhores resultados e se desenvolverem pessoal e profissionalmente.

Neste artigo, vamos explicar o que é avaliação de desempenho e qual a importância dessa prática para a sua empresa.

Continue a leitura para conferir como avaliar a performance dos seus colaboradores a partir de 4 diferentes modelos de avaliação de desempenho:

  1. Autoavaliação;
  2. Avaliação 90 graus;
  3. Avaliação 180 graus;
  4. Avaliação 360 graus.

O que é Avaliação de Desempenho?

No contexto corporativo, a avaliação de desempenho é um instrumento de gestão utilizado para mensurar e analisar a performance de um profissional ou de uma equipe inteira na função que elas exercem.

O objetivo é avaliar os colaboradores da empresa tanto do ponto de vista técnico como comportamental, tendo como parâmetro a cultura organizacional e as expectativas que a empresa e os líderes diretos depositaram nesses colaboradores.

A avaliação de desempenho é realizada de forma periódica, de modo a permitir que sejam feitas análises comparativas com avaliações anteriores e verificar a evolução da performance dos funcionários.

A avaliação de desempenho é feita com base em metas, responsabilidades e acordos previamente estabelecidos entre os colaboradores e suas lideranças no início do período em que a performance será avaliada.

Qual a importância da avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho é uma ferramenta extremamente valiosa para qualquer empresa que almeja atingir a alta performance.

É por meio da avaliação que os gestores conseguem identificar os pontos fortes e os pontos fracos de seus colaboradores e, a partir disso, definir novas metas e diretrizes visando potencializar as forças de cada colaborador e corrigir suas fragilidades.

Além disso, a avaliação de desempenho também se faz importante para verificar a eficiência dos processos de recrutamento e seleção de talentos e reparar falhas e equívocos na contratação de funcionários.

A avaliação de desempenho também é uma oportunidade para avaliar se os colaboradores estão sendo alocados nas funções mais adequadas, considerando suas habilidades técnicas, conhecimentos e experiências. Assim, é possível fazer os ajustes necessários para melhorar a produtividade individual e coletiva.

Com base nas conclusões obtidas pela avaliação de desempenho, os especialistas de RH podem traçar um Plano de Desenvolvimento Individual – PDI para cada funcionário, visando promover o crescimento dos colaboradores e reter os melhores talentos.

Por fim, a importância da avaliação de desempenho também pode ser observada na melhoria da comunicação. Essa ferramenta ajuda a fomentar o diálogo entre líderes e colaboradores, estreitando o relacionamento, fortalecendo a confiança entre as partes e melhorando o clima organizacional.

Você sabe como fazer um Plano de Desenvolvimento Individual para seu colaborador? Neste vídeo, mostramos como fazer isso de forma bem didática, dê uma olhada:

Como fazer uma avaliação de desempenho? Conheça os principais modelos

Existem diferentes maneiras de avaliar o desempenho dos colaboradores da sua empresa.

Conheça a partir de agora os principais métodos de avaliação e saiba como eles podem te ajudar a ter maior controle sobre a performance dos seus funcionários.

1 – Autoavaliação

A autoavaliação é um método em que o próprio colaborador avalia a si mesmo. O objetivo é incentivar o autoconhecimento, convidando o funcionário a refletir sobre a sua atuação e os resultados obtidos no período analisado.

2 – Avaliação 90 graus

Na avaliação 90 graus, é o gestor que avalia o desempenho do seu liderado. Esse é um método mais tradicional e bastante comum nas organizações.

O líder direto fica responsável por avaliar cada um dos colaboradores, fazendo suas considerações sobre a atuação dos seus funcionários, os pontos fortes e fracos observados e o melhor caminho para alcançar melhores resultados na próxima avaliação.

3 – Avaliação 180 graus

A avaliação 180 graus é bastante semelhante à que acabamos de mostrar. Porém, a diferença é que o colaborador também avalia o seu líder ou gestor direto.

Neste método, a avaliação é uma via de mão dupla. O colaborador tem a liberdade para avaliar a performance do seu superior e fazer apontamentos sobre o que pode ser melhorado.

4 – Avaliação 360 graus

Outra alternativa para avaliar o desempenho dos seus colaboradores é o método de avaliação 360 graus.

Aqui, a intenção é fazer com que todas as pessoas que integram a rotina do colaborador avaliem a sua performance. Logo, entram na roda colegas, subordinados, líderes diretos e até mesmo os clientes.

Com a avaliação 360 graus, é possível ter uma noção mais ampla sobre a performance dos funcionários, não se restringindo ao ponto de vista de uma única pessoa.

Temos um vídeo que mostra em mais detalhes como fazer a avaliação 360 graus:

Bom, o que você achou desses métodos de avaliação de desempenho que trouxemos aqui?

Vale lembrar que, após cada avaliação, é necessário traçar um plano para corrigir o que for necessário e implementar as melhorias mais adequadas.

Além disso, é recomendado adotar ciclos periódicos de avaliação para verificar a evolução dos colaboradores.

Apresentamos quatro tipos de avaliação de desempenho de colaboradores, mas existem outros. Veja um resumo de oito métodos para acompanhar o desempenho de funcionários:

Este post foi escrito pela equipe da Siteware, uma empresa que une pessoas, operação e estratégia em um único software de gestão empresarial, para que as empresas melhorem seus resultados, sua comunicação e sua governança.