03 LIÇÕES DE LIDERANÇA COM ELON MUSK - Prestus

0800 60 Clique para ver

03 LIÇÕES DE LIDERANÇA COM ELON MUSK

Por Alexandre Borin

Empreendedorismo

Publicado - 28/05/2018

Baixe nosso material mais recente!

Baixe nosso material mais recente!
Baixar Material
03 LIÇÕES DE LIDERANÇA COM ELON MUSK

Sumário

    Independentemente do tamanho do seu negócio ou da sua empresa, liderar é preciso!

    [caption id="attachment_2655" align="aligncenter" width="700"] Lições de liderança com Elon Musk[/caption]

    Recentemente Elon Musk foi notícia ao servir de exemplo de liderança, por meio de um e-mail enviado aos seus funcionários em que demonstrava extrema preocupação com o registro de acidentes em suas linhas de produção, colocando-se à disposição para acompanhar tudo de perto e dar todo o respaldo necessário a quem tivesse se acidentado, tudo de forma muito humana e próxima de seus funcionários.

    Pois bem, para quem não o conhece, Elon Musk é um bilionário empreendedor sul-africano, dono da SpaceX, empresa voltada para a exploração aeroespacial, cujo principal projeto é o de colonização de Marte; Musk também fundou a Tesla, empresa especializada em carros elétricos, e foi nesta empresa que ele enviou o primeiro carro ao espaço, além disso, trabalha arduamente em um projeto para tornar viável o carro elétrico em todo o mundo. Ele também criou o conhecido meio de pagamento Paypal. Ufa, que currículo, não é mesmo?

    E com este currículo, naturalmente, ele não faz praticamente nada sozinho, tem o auxílio de uma equipe gigante, de muitos braços e mentes.

    Acompanhe 03 lições de liderança do multi empresário Elon Musk

    1. Não gerencie seus negócios do alto de uma torre de marfim

    Este foi um dos trechos do e-mail de Musk enviado aos funcionários. “Na Tesla, nós lideramos a partir da linha de frente, não de alguma torre de marfim confortável e segura. Gerentes precisam colocar sempre a segurança de sua equipe acima da sua própria”, afirmou o empresário.

    Se você lidera de forma muito distante da sua equipe, naturalmente vai criar uma barreira entre vocês, e um líder precisa estar próximo de seus liderados, portanto, vá até a linha de frente, converse, olhe no olho, pergunte, entenda o que se passa na sua empresa e ouça o que as pessoas têm a dizer.

    2. Demonstre importância pelas pessoas da sua equipe

    Se você não passa uma impressão de que se importa com quem faz o seu negócio girar, isso pode lhe causar muitos problemas, a começar pela falta de empatia da equipe por você e, consequentemente, pelo seu negócio, podendo refletir diretamente no rendimento dos funcionários.

    No e-mail de Musk ele deixa claro que se importa com as pessoas ao seu redor: “Eu pedi que qualquer acidente desse tipo fosse reportado diretamente a mim, sem exceção”. Gostaria de encontrar cada pessoa ferida tão logo esteja bem”, explica Elon Musk.

    Dessa forma não há como não ter empatia pelo líder!

    3. Seja natural e espontâneo

    Liderar não é atuar, encenar. É muito importante que haja naturalidade e espontaneidade ao demonstrar interesse em se aproximar de sua equipe, do contrário, pode ser um tiro no pé. Musk disse aos funcionários, pelo e-mail, “Não há palavras que possam expressar o quanto eu me preocupo com a sua segurança e bem-estar”.

    Ele foi natural e espontâneo e, com certeza, isso vai se confirmar nas suas atitudes após o envio da mensagem, de fato encontrando os acidentados pessoalmente e proporcionando todo apoio.

    DICA BÔNUS: Para lhe ajudar a se dedicar aos aprendizados de uma liderança eficiente, a Prestus Secretárias Compartilhadas pode lhe auxiliar significativamente, realizando o atendimento receptivo e ativo dos seus clientes e potenciais clientes, em nome da sua empresa, 24 horas por dia, se necessário. Quer saber como funcionam esta e outras funcionalidades da Prestus? Basta agendar uma consultoria grátis com um dos nossos especialistas em atendimento e vendas ou, se preferir, visite nosso site.

    Seja um líder exemplar, bons negócios e até o próximo post.

    Deixe o seu comentário!