03 LIÇÕES DE LIDERANÇA COM ELON MUSK - Prestus

0800 60 Clique para ver

03 LIÇÕES DE LIDERANÇA COM ELON MUSK

 

Independentemente do tamanho do seu negócio ou da sua empresa, liderar é preciso!

Lições de liderança com Elon Musk

Recentemente Elon Musk foi notícia ao servir de exemplo de liderança, por meio de um e-mail enviado aos seus funcionários em que demonstrava extrema preocupação com o registro de acidentes em suas linhas de produção, colocando-se à disposição para acompanhar tudo de perto e dar todo o respaldo necessário a quem tivesse se acidentado, tudo de forma muito humana e próxima de seus funcionários.

Pois bem, para quem não o conhece, Elon Musk é um bilionário empreendedor sul-africano, dono da SpaceX, empresa voltada para a exploração aeroespacial, cujo principal projeto é o de colonização de Marte; Musk também fundou a Tesla, empresa especializada em carros elétricos, e foi nesta empresa que ele enviou o primeiro carro ao espaço, além disso, trabalha arduamente em um projeto para tornar viável o carro elétrico em todo o mundo. Ele também criou o conhecido meio de pagamento Paypal. Ufa, que currículo, não é mesmo?

E com este currículo, naturalmente, ele não faz praticamente nada sozinho, tem o auxílio de uma equipe gigante, de muitos braços e mentes.

Acompanhe 03 lições de liderança do multi empresário Elon Musk

1. Não gerencie seus negócios do alto de uma torre de marfim

Este foi um dos trechos do e-mail de Musk enviado aos funcionários. “Na Tesla, nós lideramos a partir da linha de frente, não de alguma torre de marfim confortável e segura. Gerentes precisam colocar sempre a segurança de sua equipe acima da sua própria”, afirmou o empresário.

Se você lidera de forma muito distante da sua equipe, naturalmente vai criar uma barreira entre vocês, e um líder precisa estar próximo de seus liderados, portanto, vá até a linha de frente, converse, olhe no olho, pergunte, entenda o que se passa na sua empresa e ouça o que as pessoas têm a dizer.

2. Demonstre importância pelas pessoas da sua equipe

Se você não passa uma impressão de que se importa com quem faz o seu negócio girar, isso pode lhe causar muitos problemas, a começar pela falta de empatia da equipe por você e, consequentemente, pelo seu negócio, podendo refletir diretamente no rendimento dos funcionários.

No e-mail de Musk ele deixa claro que se importa com as pessoas ao seu redor: “Eu pedi que qualquer acidente desse tipo fosse reportado diretamente a mim, sem exceção”. Gostaria de encontrar cada pessoa ferida tão logo esteja bem”, explica Elon Musk.

Dessa forma não há como não ter empatia pelo líder!

3. Seja natural e espontâneo

Liderar não é atuar, encenar. É muito importante que haja naturalidade e espontaneidade ao demonstrar interesse em se aproximar de sua equipe, do contrário, pode ser um tiro no pé. Musk disse aos funcionários, pelo e-mail, “Não há palavras que possam expressar o quanto eu me preocupo com a sua segurança e bem-estar”.

Ele foi natural e espontâneo e, com certeza, isso vai se confirmar nas suas atitudes após o envio da mensagem, de fato encontrando os acidentados pessoalmente e proporcionando todo apoio.

DICA BÔNUS: Para lhe ajudar a se dedicar aos aprendizados de uma liderança eficiente, a Prestus Secretárias Compartilhadas pode lhe auxiliar significativamente, realizando o atendimento receptivo e ativo dos seus clientes e potenciais clientes, em nome da sua empresa, 24 horas por dia, se necessário. Quer saber como funcionam esta e outras funcionalidades da Prestus? Basta agendar uma consultoria grátis com um dos nossos especialistas em atendimento e vendas ou, se preferir, visite nosso site.

Seja um líder exemplar, bons negócios e até o próximo post.

Escreva seu comentário:

Seu e-mail não será publicado.

*
*


Ultimas postagens

Como fazer um bom plano de negócios

Amanda Carmo

Como fazer um bom plano de negócios? Planejamento em 6 passos

Empreendedorismo - 06/05/2021

 

 Os 6 passos para fazer um bom plano de negócios são: Estudar o mercado em que seu empreendimento se insere; Definir seu modelo de negócios; Escrever sua Missão, Visão e Valores; Definir quais são os objetivos e metas do seu […]

O que é sucesso do cliente

Marcelo Marques

Sucesso do cliente: o que é e como isso auxilia na retenção e fidelização?

Atendimento ao cliente - 05/05/2021

 

 Você sabe o que é sucesso do cliente? Qual a importância que tem para a fidelização e para o crescimento da sua empresa? Vamos descobrir isso agora. Nos últimos anos pudemos observar como o comportamento do consumidor está mudando. Se […]

Alexandre Borin

Empreendedorismo
Publicado - 28/05/2018


Pesquise no blog

Receba nossa NewsLetter!

Fique por dentro das melhores dicas de atendimento e empreendedorismo

Baixe nosso material mais recente!

Baixar Material