0800 60 Clique para ver
EMPREENDEDOR: Você sabe como seus clientes chegam até você?
A pergunta que não quer calar acaba passando batida nas empresas!
Empreendedor: Você sabe a origem dos seus clientes?
Sabemos que nos tempos atuais não é possível vender seu produto ou serviço apenas por um canal de comunicação. É necessário investir em uma comunicação integrada, em que diferentes canais de vendas se complementam.
As empresas precisam ter um site responsivo (que seja acessível pelos diferentes dispositivos móveis e otimizado para ser encontrado pelo Google). Precisam ter perfil nas redes sociais mais adequadas ao segmento de atuação da empresa, além de fazer networking em feiras e eventos, atualizar o mailing de prospects e clientes, entre outros.
Então, você está com a comunicação para vendas bem estruturada e recebe ligações e e-mails solicitando orçamento ou uma visita para um primeiro contato. Você responde ao e-mail ou marca uma reunião e direciona internamente as necessidades daquele potencial cliente. Mas, será que você fez a ele a pergunta que não quer calar? “COMO VOCÊ CHEGOU ATÉ NÓS?”
É algo muito simples, mas de extrema relevância para os negócios: saber o que está dando resultado nas estratégias de comunicação e vendas.
Há diversas ferramentas no mercado para mensurar esse tipo de informação, por exemplo, o Google Analytics. Mas, inicialmente, com um fluxo menor de clientes, nada que um bom e velho Excel não resolva! É necessário apenas treinar os responsáveis pelo primeiro atendimento para que perguntem, ao final do contato, como aquela pessoa chegou até a sua empresa.
Naturalmente, dados registrados e sem análise são dados inúteis. Então, é preciso olhar sempre essas informações. Se, nos últimos três meses, por exemplo, um número baixo de clientes veio pela busca orgânica do Google, significa que é hora de parar e avaliar o que está errado! Contratar uma agência de comunicação para colocar a casa em ordem, fazer um trabalho orgânico para que sua empresa seja encontrada no Google. Se a maioria dos clientes veio por indicação, maravilha, significa que a prestação dos seus serviços ou os seus produtos estão atendendo as expectativas dos clientes, já que há indicações.
Enfim, os canais de comunicação para vendas são vários, assim como a forma de mensuração e as ações a serem tomadas também são diversas. O que não pode é deixar seu negócio a ver navios. E para isso você precisa de tempo, tempo para se dedicar à captação e análise de dados e à estratégia do seu negócio.
A Prestus Secretárias Compartilhadas pode auxiliar significativamente seus negócios, pois realiza o atendimento telefônico dos seus (potenciais) clientes, em nome da sua empresa, por meio de uma equipe especializada e treinada, que pode fazer este levantamento da origem dos seus contatos para você! Quer saber como funciona? Basta agendar uma consultoria grátis com um dos nossos especialistas para descobrir como otimizar o atendimento do seu negócio, enquanto você se dedica a vender mais e melhor!
Um abraço, bons negócios e até o próximo post!
Notice: Undefined variable: aria_req in /var/www/wp-content/themes/prestustheme/comments.php on line 51
Notice: Undefined variable: aria_req in /var/www/wp-content/themes/prestustheme/comments.php on line 55
Ultimas postagens
SAC: O que é e como estruturar na sua empresa
Sem categoria - 01/09/2020
O SAC é a sigla que representa o Serviço de Atendimento ao Consumidor, ou seja, é o contato direto entre a empresa e seus clientes ou potenciais clientes, através de diferentes canais de comunicação. O Serviço de Atendimento ao Consumidor […]
Experiência do Cliente: 5 dicas para personalizar a jornada do usuário
Sem categoria - 18/08/2020
A transformação digital veio para ficar e com ela o empoderamento dos consumidores. Com os indivíduos cada vez mais bem informados, oferecer experiências ricas é um passo fundamental e cada vez mais necessário para que uma empresa tenha sucesso […]
Alexandre Borin
Produtividade
Publicado - 19/03/2018
Pesquise no blog
Receba nossa NewsLetter!
Fique por dentro das melhores dicas de atendimento e empreendedorismo
Escreva seu comentário: