05 dicas para se destacar como Representante ou Consultor - Prestus

0800 60 Clique para ver

05 dicas para se destacar como Representante ou Consultor

 

Inovar, fazer diferente, pensar fora da caixa, se destacar na multidão. Com certeza tudo isso é pré-requisito para qualquer profissional, não é mesmo?

05 dicas para se destacar como Representante ou Consultor

Neste caso, falaremos para aqueles que atuam como Representantes ou Consultores.

Como é possível se destacar nestes segmentos, que estão cada vez mais acirrados? Para responder à essa pergunta, selecionamos 05 dicas valiosas. Vamos a elas?

1 – Use seu ouvido para “OUVIR”

Falar é intrínseco ao ser humano. Se comunicar é vital! Mas há quem confunda se comunicar com fazer um monólogo. Já diz o dito popular que temos dois ouvidos e uma boca, logo… Precisamos ouvir mais e falar menos!

No mundo corporativo o “falar” é um ato de sabedoria. Principalmente no que se refere a falar na hora certa e o conteúdo certo.

No caso de Representantes e Consultores estamos falando, especificamente, de ouvir seu cliente! É comum os clientes reclamarem que seus fornecedores não os ouvem. Portanto, permita-se ouvi-lo, ele pode apresentar algum problema e até mesmo alguns caminhos para possíveis soluções. Se você só falar, falar e falar, pode desmotiva-lo ou desinteressa-lo a trocar ideias e informações.

2 – Documente tudo

Parece simples, mas muitos profissionais pecam neste quesito ao não registrarem pontos que podem ser importantes para o trabalho que está sendo desenvolvido para o cliente. Representantes e Consultores falam com muitas pessoas. São várias reuniões, eventos, congressos, etc. Não dá para confiar 100% na memória e isso não é nenhum problema.

Atualmente, somos bombardeados por informações a todo instante e nosso cérebro fica confuso com tanto conteúdo. Portanto, não se acanhe ao ter sempre em mãos a velha e boa caderneta ou um elegante moleskine.

Caso você se dê bem com o uso da tecnologia dos celulares, utilize o bloco de notas ou lembretes do seu aparelho. Você não precisa escrever frases inteiras que foram ditas, mas deve registrar palavras-chave que vão fazer com que você se lembre do conteúdo depois.

3 – Seja pontual

Atrasos nunca são bem vistos! Quando você chega atrasado a um compromisso profissional e se explica, quem está do outro lado até diz: “Ah, tudo bem, sem problemas”, mas, pode ter certeza que é apenas por educação!

Quem não tem uma vida super corrida nos dias atuais? Ninguém tem tempo a perder. É muito ruim um compromisso profissional, com cinco pessoas, começar 15 minutos depois porque uma pessoa atrasou.

Naturalmente podem acontecer imprevistos, como um congestionamento imenso por conta de algum acidente na cidade, mas, vamos combinar que não é todo dia e toda hora que isso acontece. Então, verifique antes o mapa do trânsito da cidade, acesse aplicativos, como: Waze ou Google Maps e veja mais ou menos o tempo de deslocamento que eles estão dando e acrescente 30 minutos ao percurso.

É importante ressaltar, também, que se você chegar muito antes do horário combinado, isso pode não ser bem visto, porque quem vai lhe atender pode ficar se sentindo pressionado a atender antes do horário previsto. Então, pare em um café por perto, dê um passeio e entre no local com cerca de 10 a 15 minutos de antecedência.

4 – Permita-se uma folga para encontrar soluções

É muito ruim quando nos desdobramos na busca por uma solução e ela não vem! E quanto mais ficamos imersos nessa busca, mais o cérebro trava. Às vezes a solução vem quando menos esperamos. Por exemplo, na hora em que estamos com a cabeça livre, vendo um filme, passeando, até mesmo no banho!

Então, quando você travar diante de um problema, permita-se parar, sair do ambiente em que está, dar uma volta que seja no bairro, tomar um café e esquecer aquela problemática. Seu cérebro vai oxigenar com menos pressão e com certeza a solução virá quando você menos esperar.

5 – Estude sempre!

Estudar sempre não quer dizer, necessariamente, estar dentro de uma escola. Você pode aprender muito em seminários e a partir de leituras específicas, que vão auxiliar sua carreira de Representante ou Consultor.

Outro canal muito interessante para aprender é o YouTube! Sim, se você ainda torce o nariz para ele, está na hora de rever seus pré-conceitos. Basta saber fazer o filtro correto, procurar conteúdo de qualidade, de acordo com sua área de atuação. Há cursos, dicas e muito conteúdo interessante disponível na internet.

Bom, é isso! Espero que você tenha gostado das dicas e que as aplique em sua profissão para garantir melhores resultados constantemente. Para isso, conte também com a Prestus! Nossos serviços de atendimento remoto, via Secretárias Compartilhadas, estão à sua disposição para que seus clientes sejam sempre atendidos com profissionalismo e qualidade, em nome do seu negócio.

Faça uma demonstração grátis e experimente como atenderemos seus clientes, em nome do seu negócio. Ou se preferir, agende uma consultoria grátis e descubra as melhores soluções de atendimento para o seu segmento.

Forte abraço e até o próximo post!

Tem uma opinião sobre esse artigo? Compartilhe com a gente!

1 comentário para 05 dicas para se destacar como Representante ou Consultor:
Escreva seu comentário:

Seu e-mail não será publicado.

*
*


Ultimas postagens


Julia Brentan

Marketing e vendas: quais as diferenças e sua importância

Sem categoria - 16/01/2020

 

Entenda a diferença entre marketing e vendas e como unidos eles podem melhorar os resultados da sua empresa!


Julia Brentan

Call center: o que é e seus benefícios no atendimento ao cliente

Sem categoria - 21/01/2020

 

Entenda porque o call center é um importante canal de relacionamento e como esse recurso pode agregar positivamente para empresas.