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Dicas para reduzir a inadimplência

 

Conheça dicas e conheça opções que podem maximizar seus resultados de cobrança a valores acessíveis

É possível diminuir a inadimplência em sua empresa sem aumentar os custos.

É possível diminuir a inadimplência em sua empresa sem aumentar os custos.

A inadimplência bateu à sua porta? Você não sabe como lidar com clientes inadimplentes, nem como implementar ações que reduzam o risco de seus clientes não pagarem?

Experimente o seguinte passo-a-passo para melhorar o resultado do seu processo de cobrança a custos acessíveis para a sua empresa:

  1. Use proatividade e teasers.
  2. Tenha canais de retorno.
  3. Faça contato ativo para quem não interagiu com a sua empresa.

Vamos entender melhor cada uma dessas etapas na prática.

#1. Use a proatividade e teasers

Um teaser é uma informação prévia de que haverá outro contato por parte da sua empresa.

Para isso, recomenda-se mencionar a razão do contato e as consequências positivas e/ou negativas da ação solicitada.

No caso da cobrança, a sua empresa pode enviar um SMS ou e-mail com uma notificação da pendência solicitando o pagamento do título vencido. Essa ação pode melhorar em até 50% seus recebimentos.

Após o vencimento, grande parte dos clientes preferem receber um link para gerar um novo boleto, na modalidade self-service.

#2. Utilize canais de retorno

O segredo aqui é fornecer uma diversidade de canais de retorno do seu teaser. Não se trata de um ou outro canal, mas de todos disponíveis.

Aqui estão algumas ideias:

  • Web: envie o link de autosserviço para seu cliente gerar o boleto e regularizar o pagamento.
  • E-mail: solicite a resposta via e-mail, por exemplo, respostas para o melhor horário, ou melhor número de telefone que o seu cliente prefere ser contatado.
  • Telefone: muitos clientes preferem entrar em contato para obterem maiores informações. Tenha um número exclusivo (ou 0800) para que seus clientes possam contactá-lo e falar diretamente com o departamento de cobranças.

#3. Contato ativo com quem não interagiu

Se o cliente inadimplente chegou até aqui sem retornar seus contatos, nem regularizar os pagamentos, está na hora de fazer contato ativo com os inadimplentes.

Aqui você pode ter 2 opções de serviço:

  1. Equipe própria de atendimento: uma equipe contratada para fazer cobranças telefônicas dentro da sua empresa, com custos trabalhistas e limitações de atendimento.
  2. Equipe terceirizada: através de secretárias virtuais compartilhadas, você pode realizar contatos ativos a custos baixos, já incluindo as tentativas e o custo da chamada.
Dicas importantes para reduzir a inadimplência em sua empresa.

Dicas importantes para reduzir a inadimplência em sua empresa.

Entenda como funcionam as secretárias virtuais compartilhadas

Ao contratar o serviço de secretárias virtuais compartilhadas, você recebe um número de telefone fixo exclusivo para você no DDD de sua preferência. Você pode divulgar esse número em todos os seus materiais de marketing e vendas.

Quando o cliente liga para o número divulgado, profissionais altamente qualificados atendem a chamada em nome da sua empresa, e seguem um roteiro que você mesmo define.

Você conta com a vantagem de ter secretárias virtuais compartilhadas atendendo em nome da sua empresa 24 horas por dia, e ainda pode demandar serviços, como por exemplo o de cobrança, para serem realizados de maneira ativa, a custos acessíveis e relatórios de desempenho.

No final, você ainda recebe um resumo via e-mail e/ou SMS. Tudo que você precisa fazer para começar é escolher o seu plano.

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