0800 60 Clique para ver
Número 0800 e as diferenças entre 0300 e 4000
Está pensando em adquirir um número 0800, 0300 ou um número 4000 para o seu negócio, mas está com dúvidas sobre as diferenças entre eles? Calma! Você não está sozinho! Muitos de nossos clientes, frequentemente, nos perguntam sobre isso.
Neste post, vamos esclarecer todas essas dúvidas e vamos contar um pouco mais sobre as características e benefícios de um número 0800 para empresas. Vamos lá?!
O que é um número 0800
Um número 0800 é um prefixo que atua como uma “máscara” que, ao ser integrada a um número de telefone FIXO ou MÓVEL, possibilita “esconder” o número de telefone e DDD de onde a empresa está localizada, permite também a realização de ligações gratuitas, à nível nacional, para quem está ligando.
Já as empresas que divulgam este número arcam com custos das chamadas, que mais comumente são tarifadas por minuto.
Números 0300
Assim como o 0800, um 0300 também faz o mascaramento do número e DDD de onde a empresa está localizada e é utilizado à nível nacional.
Porém, tanto quem realiza as ligações, quanto quem as recebe paga uma tarifa pela minutagem, o que pode causar receio nos consumidores e clientes, pois não fica claro quanto vai custar essa ligação, além de ser um serviço pouco comercializado pelas operadoras.
Números 4000
O 4000, por sua vez, também funciona como uma “máscara”, para o número de telefone e DDD, porém mais facilmente utilizado por empresas em capitais e regiões metropolitanas.
Logo, quem liga para uma empresa que tem cobertura 4000, paga por minuto, como se estivesse realizando uma ligação local, já a empresa que recebe esta ligação, também paga pela ligação, porém, são custos menores do que a tarifação de um 0800 (que tem abrangência nacional).
Aqui vai um resumo sobre o assunto. Veja as principais diferenças:
Número Local |
Número 0800 |
Número 4000 *** |
Número 0300 |
|||
011 xxxx-xxxx |
0800 xxx xxxx |
4007-xxxx |
0300 xxx xxxx |
|||
Cobertura |
LOCAL |
NACIONAL |
CAPITAIS e REGIÕES METROPOLITANAS |
NACIONAL |
||
Quem liga pagará, por minuto: |
como uma ligação local (ou interurbana, se estiver em outro DDD) |
ZERO |
como uma ligação local |
como uma ligação local ou 0,15 à 0,30 por minuto. |
||
Quem recebe pagará, por minuto: |
ZERO |
de fixos: 0,10 à 0,50 por minuto |
0,15 a 0,30 por minuto |
de fixos: 0,10 à 0,50 por minuto |
||
ZERO |
de celulares: 0,65 à 1,60 por minuto |
0,15 a 0,30 por minuto |
de celulares: 0,10 à 1,60 por minuto |
|||
Quem recebe pagará, por mês: |
de R$ 35,00 à R$ 90,00 por linha comercial |
de R$ 100,00 à R$ 500,00/mês (como mensalidade ou como consumo mínimo) |
de R$ 200,00 à R$ 500,00/mês (como mensalidade ou como consumo mínimo) |
de R$ 200,00 à R$ 500,00/mês (como mensalidade ou como consumo mínimo) |
||
Facilidade de contratar |
Fácil, com qualquer operadora |
Um pouco difícil de contratar, se você é uma pequena empresa* |
Bastante difícil de contratar se você é uma pequena empresa ** |
Difícil de contratar, se você é uma pequena empresa* |
||
|
Qual a solução ideal? |
Ideal apenas para empresas com a maioria dos clientes locais |
Ideal para empresas que querem um número nacional. Recomenda-se bloquear o recebimento de chamadas provenientes de celulares. |
Ideal para empresa que tem clientes apenas nos grandes centros. Ou como complemento para um 0800 bloqueado para celulares. |
Os clientes têm receio de ligar (não sabem quanto vai custar). É um serviço pouco comercializado pelas operadoras. |
|
Como expandir, depois? |
|
Caso precise receber chamadas provenientes de celulares, recomenda-se adquirir também um 4007, como fazem os bancos, por exemplo. |
Caso precise receber chamadas de cidades do interior (5% à 20% dos casos), recomenda-se adquirir também um 0800. |
|
||
Operadoras recomendadas |
Fixo: Recomendamos a NET ou o TIM Fixo, que disponibilizam a função siga-me **** |
GVT, Telefônica, Embratel ***** |
GVT ou Embratel ***** |
|
*Existem exceções. Algumas operadoras facilitam a aquisição, mas cobram tarifas bastante altas. Existe, também, mercado secundário de 0800, com empresas que revendem o uso dos números que elas adquiriram com antecedência.
**Existe mercado secundário, principalmente do chamado 4007 ramal, (exemplo: Ligue para 4007-xxxx Ramal 1234), em geral são planos antigos, que recebiam um número ilimitado de minutos, sem custo para receber (nenhuma operadora pratica isto mais).
*** 4007 é apenas um exemplo, existem 4001, 4002, 4003, 4004, etc…
****A função siga-me permite que você direcione as chamadas para um call-center ou para um Número Mágico da Prestus, quando não puder atender.
*****A Prestus revende 0800 pré-integrados com Números Mágicos (atendimento 24h). Saiba mais.
Ficou com alguma dúvida? Temos um vídeo explicativo.
As diferenças entre número 0800,4004 e 0300
Aplicações de Número 0800
Como comentamos, este prefixo pode mascarar qualquer número fixo ou móvel, independentemente do DDD, e pode ter as mais diversas aplicações de mercado. Abaixo selecionamos algumas aplicações mais comuns dos nossos clientes.
- Número 0800 para vendas;
- Número 0800 para suporte técnico;
- Número 0800 para linha vermelha (emergências)
- Número 0800 para ouvidoria / Reclame aqui / Fale conosco;
- Número 0800 para Transportadoras / “Como estou dirigindo”;
- Número 0800 para atendimento distribuído/geolocalizado (mais aplicado em redes de franquias)
Como divulgar o número 0800
Se você está cogitando a possibilidade de contratar este número, saiba que não basta apenas implementá-lo e esperar que as ligações sejam recebidas no seu negócio. É necessário divulgá-lo, para que as pessoas tenham conhecimento sobre ele e possam entrar em contato.
Abaixo selecionamos algumas dicas simples, mas valiosas, de como divulgar um número 0800. Confira.
- Coloque em destaque no topo do seu site e nas redes sociais da sua empresa.
- Divulgue em todos os seus materiais impressos e de comunicação, como cartões de visita, flyers, embalagens e brindes o novo canal de contato .
- Informe seus clientes por email, sms, entregando materiais físicos ou em meios digitais, que agora você tem um novo número de contato.
Benefícios do número 0800
Ter um número 0800, por si só, já é um benefício tanto para empresa, quanto para os clientes, pois trata-se de um canal de atendimento gratuito para quem liga, que demonstra mais credibilidade e disponibilidade de atendimento, pois dá a percepção de que será um canal sempre atendido, inclusive 24h (em muitos casos).
Além disso, ele possibilita maior sucesso nas ações de marketing, visto que um potencial interessado (ou até mesmo cliente) não terá custos ao ligar para o seu negócio, não pensando duas vezes antes de entrar em contato. Ele permite, ainda, centralizar as ligações recebidas de campanhas, por meio de um único número divulgado.
Para conhecer mais benefícios, recomendamos a leitura do post Benefícios do número 0800 para os seus negócios.
DICA: Antes iniciar o processo de contratação de um número 0800, recomendamos fortemente a leitura do post: Como adquirir número 08000: cinco erros comuns, com ele você fica por dentro de como controlá-lo de forma segura para se precaver de dores de cabeça futuras.
E mais, elaboramos um conteúdo exclusivo com uma tabela comparativa de custos do 0800 entre os principais fornecedores do Brasil:
Esperamos ter esclarecido suas dúvidas sobre 0800 e suas diferenças com números 0300 e 4000. Caso tenha ficado alguma, escreva pra gente nos comentários ou solicite o contato de um consultor da Prestus (clique aqui).
Um abraço,
Ótimos negócios.
41 comentários para Número 0800 e as diferenças entre 0300 e 4000:
Qual a empresa mais barata que vocês recomendam?
|
sandra
comentou em 25/08/2014
olá, Gostaríamos de saber como contratamos o 0800 para a nossa empresa e o custo.att,
Sandra
|
Batista Costa
comentou em 03/09/2014
Bom dia, tenho interesse em um numero onde o cliente pagará xxx valor por cada minuto, para nossa empresa, indiferente do valor pago para a operadora.
Você sabe sobre isso?
|
Fabio
comentou em 08/09/2014
Boa tarde gostaria de esclarecimento sobre como funciona um 0800 e o valor! Obrigado
|
Thais
comentou em 01/10/2014
Gostaria de saber o que é necessário para adquirir a linha 0800 e como devo proceder. Obrigada.
|
PAULO
comentou em 23/11/2014
Até que ponto em sua opinião teria a ganhar oferecendo o 0800 aos clientes?
Vale lembrar que muitas das ligações que recebo são de curiosos.
Obrigado.
|
vanessa
comentou em 09/12/2014
Qual o custo para quem recebe no 0800 da GVT?
|
Eunice
comentou em 08/04/2015
Gostaria de saber se tenho telefone da net posso usa-lo para trabalhar com 0800, tem alguma outra forma, vi que tem planos que limitam a quantidade de ligação, uma vez que já excedeu essa quantidade não conseguem mais ligar para mim ou é paga a parte…
|
Roberto
comentou em 31/07/2015
Adorei essa página, e as informações acima estamos; iniciando vendas por;assinaturas e gostaríamos até mesmo; de;consultoria de vocês referente aos leads e os; 0800 ou 4004.
Precisamos de; pouco mais de 300 vendas qual é a melhor referência na te ĺefonia.
|
Gustavo Dias
comentou em 29/10/2015
Bom dia,
Vocês poderiam me indicar alguma empresa que vende planos de 0400 com abrangência em todo o Brasil ? obrigado.
|
Israel Oliveira
comentou em 30/03/2016
Gostaria de criar um serviço por telefone (tipo 091) onde eu possa cobrar para falar com as pessoas mas não sei o caminho. Você pode me ajudar?
|
Ricardo Marchesini de Araujo
comentou em 08/06/2016
qual o custo para uma empresa em ter um número 4004 ou 3003 já que é o chamador que paga as ligações?
|
denis
comentou em 15/02/2017
amigo uma grande duvida, estes numeros 0300 pode ser adquerido por bandidos que tentam aplicar golpes de empréstimos, pois recebi uma mensagem oferecendo empréstimos e telefone e 0300 3131729 porem ao ligar suspeitei da voz do atendente pois para mim era um bandido daqueles bem mala.
|
Paulo
comentou em 28/11/2017
Tenho um numero 4007 e minha duvida é em relação a central telefônica, ela só opera com a central digital?
|
Kelly
comentou em 21/05/2018
Boa noite. Embora tenha explicado um pouco sobre os serviços 091, eu ainda não entendi exatamente como funcionam, poderia por gentileza esclarecer como são prestados esses serviços, valores para adquirir os, operadoras que trabalham com numeros, pois tenho interesse em ter um linha com esse codigo091. Obrigada
|
Márcus Vinícius Arouca
comentou em 17/06/2018
Bom dia Alexandre,
Eu estou buscando uma forma de receber dos meus clientes por serviços prestados pela conta de telefone. Eu vendo cursos pela internet e gostaria de oferecer uma forma de pagamento via telefone, do tipo criança esperança.
Pode me dar alguma orientação por favor.
Abraços!!!
|
Paulo Sérgio
comentou em 28/09/2018
Uma dúvida sobre estes serviços do ponto de vista de quem liga. Liguei para um 0300 da Gol e a Claro está me cobrando como se fosse uma ligação com o 15 da Telefônica. Ou seja, uma ligação interurbana. O que posso fazer? A Claro diz que a cobrança está correta.
|
Antonio
comentou em 26/04/2020
Amigo bom dia!
É possível adquirir um número específico no DDD 011 e como faço para adquiri-lo se for possível?
Exemplo: 011552620000, que seria: (011) chama0000.
|
guest
comentou em 13/01/2021
Olá! Num fórum de investimentos, estamos tendo uma discussão sobre as cobranças do 0300 do Banco Daycoval (aliás, vocês poderiam prestar uma consultoria para ele, fica a dica).
Mas a pergunta é: considerando que, atualmente, a maioria dos pacotes de telefonia fixa ou móvel inclui ligações interurbanas sem custo adicional, é possível que alguém numa cidade do interior possa ligar para um número 4007 acrescentando o código de área da capital do estado?
Obrigado
|
Escreva seu comentário:
Ultimas postagens
SAC: O que é e como estruturar na sua empresa
Sem categoria - 01/09/2020
O SAC é a sigla que representa o Serviço de Atendimento ao Consumidor, ou seja, é o contato direto entre a empresa e seus clientes ou potenciais clientes, através de diferentes canais de comunicação. O Serviço de Atendimento ao […]
Experiência do Cliente: 5 dicas para personalizar a jornada do usuário
Sem categoria - 18/08/2020
A transformação digital veio para ficar e com ela o empoderamento dos consumidores. Com os indivíduos cada vez mais bem informados, oferecer experiências ricas é um passo fundamental e cada vez mais necessário para que uma empresa tenha sucesso […]
Alexandre Borin
Produtividade
Publicado - 02/06/2013
Pesquise no blog
Receba nossa NewsLetter!
Fique por dentro das melhores dicas de atendimento e empreendedorismo
Albanir
comentou em 30/07/2014