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Como adquirir número 08000: cinco erros comuns
Saiba como contratar um número 0800 de forma segura para sua empresa
Se você achava que somente grandes empresas poderiam ter um número de atendimento 0800, se enganou!
Há opções de que reduziram (e muito!) a burocracia para contratação desta funcionalidade e hoje é possível ter um 0800 a partir de contas fixas, ou na modalidade pré-paga, ambas sem surpresa alguma no final do mês.
Para entender melhor sobre o que é um número 0800, como ele funciona e como um número 0800 pode ser implementado na sua empresa, inclusive com várias dicas sobre custos e tarifas de números 0800, sugerimos primeiramente a leitura do post: Como ter um número 0800 na sua empresa?.
Mas, é importante, também, que você fique atento aos erros comuns que podem ser cometidos na hora de contratar um 0800, assunto este que abordaremos mais a frente neste post.
Evolução do número 0800
Sim, lá atrás ter um 0800 costumava ser um negócio arriscado, tanto para as operadoras como para as empresas contratantes. Para a operadora era praticamente como entregar um cheque em branco, ficando sujeita a calotes, tendo de pagar custos de interconexões para outras operadoras. Do outro lado, para as empresas clientes (contratantes do número 0800), o risco vinha na falta de controle do tamanho da conta que viria no final do mês, afinal, como dimensionar o fluxo de ligações? Ou, como não deixar a conta crescer do meio do mês em diante quando fosse identificado o valor já muito alto após uma campanha nas redes sociais, por exemplo?
Ter um 0800 era praticamente um problemão para todas as partes envolvidas (menos para quem liga).
Bem, os tempos mudaram (ainda bem) e, cada vez mais, pequenos e médios negócios também foram se beneficiando ao contratar e divulgar um número 0800, que é uma excelente ferramenta de atendimento, de marketing e de vendas! Neste post: “Benefícios do 0800 para sua empresa”, por exemplo, você pode conhecer alguns exemplos.
Cinco erros mais comuns ao adquirir um número 0800
Muitas empresas fornecedoras de número 08000 nos dizem O QUE DEVEMOS fazer para contratar um número 0800. Mas, poucas nos contam QUAIS CUIDADOS DEVEMOS TOMAR na hora de contratar este número. Por isso, abaixo listamos erros que podem ser evitados no momento da contratação de um número 0800 para sua empresa. Vamos lá?!
1) Tarifas
- Altas ou baixas? Cuidado com as tarifas elevadas das operadoras. Já vimos tarifas de R$ 1,25 por minuto para receber de celulares de outros DDD’s, o que é o dobro do que negociamos quando compramos em volume. É por isso que o mercado secundário (revendedores) consegue ser mais barato que as operadoras, muitas vezes. Veja um Comparativo de Custos 0800 – Fornecedores do Brasil.
- Cadência: O padrão é 30/6, ou seja, cobrado um mínimo de 30 segundos, depois em frações de 1 décimo de minuto.
- Pré ou pós-pago: O padrão é ser pós-pago, mas, a vantagem do pré-pago é colocar um limite de créditos na conta e ir recarregando a cada uma ou duas semanas, ou conforme acordado em contrato com a empresa fornecedora do número 0800 (normalmente pré-pagos são oferecidos mensalmente).
- Com impostos ou sem: As operadoras anunciam tarifas sem impostos (alegando que o ICMS pode ser recuperado, o que quase nunca é o caso de pequenas e médias empresas de serviços). Para obter o valor com impostos, divida a tarifa por 0,7135.
2) Não garantir a propriedade do número: Há revendedores de 0800 que se comprometem a facilitar o processo de portabilidade, outros, não. Na hora de contratar, pergunte sobre a portabilidade.
3) Bloquear o que não precisa: O mais comum é que os 0800 sejam bloqueados para chamadas vindas de celulares. Caso você tenha boas tarifas (menos de R$ 0,75 por minuto, para receber de celular e menos de R$ 0,40, para receber de fixos), nossa sugestão é que não bloqueie, pois, depois de investir dezenas de reais no Google para conseguir contato, R$ 2 ou R$ 3 a mais, para converter esse contato em venda, mais do que vale a pena!
4) Espera infindável até funcionar: Se você ainda está testando suas estratégias de marketing, precisa de rapidez. Ao invés de esperar meses para contratar da Embratel, Vivo, Oi, GVT e mais alguns meses para fazer o 0800 realmente funcionar, um caminho mais fácil é você adquirir um 0800 de um revendedor (que já percorreu todo esse caminho e aluga o número para você). Você pode, ainda, escolher a modalidade de 0800 ramal que tem custo mais acessível e serve muito bem como canal gratuito para vendas.
5) Falta de flexibilidade e direcionamento: Confira se o 0800 que vai contratar possui funcionalidades, como:
- Poderá ser programado para tocar no número de sua escolha (fixo ou celular)?
- Pode ser direcionado para outro número, caso você não possa atender?
- Pode dar opções (de URA, ou menu de voz)e direcionar a ligação de acordo com a opção escolhida?
- Pode limitar o tempo de atendimento a um máximo (recomendado: 6 minutos)?
Entenda melhor o mercado de números virtuais no Brasil
- Locaweb: Fornece solução de PABX Virtual, possibilitando atendimento eletrônico (URA/Menu de Voz) e direciona chamadas para diversos departamentos (via SoftPhone). Não há atendimento humano, caso você não atenda.
- UnoVoip: Fornece números VoIP em alguns DDD’s do Brasil.
- Prestus: Seus números (Número Mágico) transferem chamadas para o telefone de sua escolha, e se não atender, uma secretária virtual compartilhada atenderá em nome da sua empresa. Há diversas opções de atendimento eletrônico que grava MP3 e ainda avisa por SMS quem te ligou. Fornece também Números 0800. DDD’s atendidos:
DICA: Fique atento às diversas categorias dos fornecedores, principalmente depois dos casos que tivemos do Skype-IN (era fornecido pela empresa Transit Telecom) e da empresa TMais Telecom, que interromperam seus serviços, deixando milhares de clientes na mão.
Pode-se dividir as empresas em três categorias, conforme o que fornecem:
- Categoria 1 – Fornecem apenas o Número VoIP:
Fornecedores: Locaweb/Unovoip/Prestus. - Categoria 2 – Fornecem Número VoIP + Infra: Fornecedores: Locaweb (PABX Virtual)/Prestus.
- Categoria 3 – Fornecem Número VoIP + Infra + Secretárias compartilhadas (atendimento humano): Fornecedor: Prestus.
Opa, mas, quem vai atender as ligações do meu 0800?
Veja se faz sentido:
Por que divulgar um número 0800 para seus clientes e potenciais clientes, se quando eles entram em contato com o meu negócio a ligação não é atendida? Melhor não contar com a divulgação deste número, correto?! NÃO! Pois há alternativas para solucionar a falta de atendimento em um número 0800. Veja:
Se você não conta com uma equipe que possa fazer o atendimento do seu 0800, a Prestus pode lhe auxiliar com secretárias virtuais, secretárias humanas que atuam remotamente 24h se necessário para prestar atendimento personalizado e em nome da sua empresa.
A Prestus tem números 0800 à pronta entrega e já formatados nas melhores condições dentre as acima. Além disso,você terá todo o auxílio com relação ao atendimento via nossas secretárias virtuais compartilhadas.
Quer saber como funciona um número 0800 juntamente ao serviço de secretárias virtuais? Solicite uma consultoria gratuita ou ligue para 0800 607 1538 (atendimento 24 horas).
Um abraço e até o próximo conteúdo.
12 comentários para Como adquirir número 08000: cinco erros comuns:
Boa tarde, é possível alugar um 0800 e ter um contrato de locação?
Abraços e obrigado
Alessandra
comentou em 12/09/2017
Gostaria de saber se, posso migrar meu vivo fixo e como ficaria? Haveria a possibilidade de utilizar os digitos do meu fixo?
Qual o custo para migrar meu fixo ddd11 para ddd13?
Há pacotes fixos? Pois só receberei mais ligações do que efetuarei?
Qual o prazo para este processo?
EMERSON ALVES PINTO
comentou em 03/02/2018
Bom dia
Posso direcionar o 0800 para meu tim black?
Genilson Barbosa
comentou em 26/07/2020
Oi, bom dia, sou da área (81) da vivo, se eu fizer a portabilidade do meu número para o 0800 vou fazer ligação gratuito, e quem for ligar pra mim vai ser gratuito também?
E qual seria o valor da mensalidade?
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Publicado - 17/01/2015
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