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Publicado - 01/07/2025

Sua empresa está prospectando clientes “no século errado”?

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

 

Você já deve ter presenciado exemplos claros de mau uso da tecnologia: robôs discadores preditivos que nos fazem chamadas não solicitadas, o tempo todo. Prospecções assim, além de destruírem a experiência do cliente, prejudica, a reputação das marcas que a utilizam— estas empresa estão, literalmente, prospectando no século errado!

Vamos falar sobre dicas de Growth para uma prospecção atualizada ao século XXI.


Dica 1: Prospecção via Social Selling x Traditional Selling

Participar ativamente das redes sociais, apoiar causas relevantes, criar comunidades e atrair clientes por meio de conteúdos valiosos é uma estratégia poderosa—especialmente no B2C, dependendo do seu segmento. Bem como para empresas com atendimento presencial, o uso inteligente de CTAs (call-to-actions), hotsites com botão único (como Call-to-WhatsApp) e QR Codes integrados a bots no WhatsApp podem captar leads de forma ativa e eficiente. Isto também é prospecção.


Dica 2: Prospecção com personalização utilizando IA

Já no no B2B, já vemos boas práticas com vendedores e assistentes virtuais que utilizam IA para analisar sites e redes sociais dos prospects (Prospecção Baseada em Dados), oferecendo propostas altamente personalizadas. Não se trata de cold calls, mas de convites relevantes para eventos presenciais, degustações ou consultorias gratuitas. Portanto uma simples ligação para atualização cadastral ou checagem do nível de estoque de seu cliente/revendedor B2B, pode fortalecer o relacionamento com o prospect, em alguns casos.


Dica 3: Orquestração e Timing da sua prospecção

Mais importante do que o conteúdo certo, é o timing adequado que pode multiplicar as taxas de conversão do funil. Ferramentas como Make e N8N tornam possível orquestrar diferentes canais (sequenciar ações, agendando novos contatos e follow-ups, estimulando up-selling) usando SMS, WhatsApp, ligações, etc… e de maneira integrada, conectando-se a APIs (como as da Prestus). Falamos mais sobre isto na edição de Novembro, “O cronômetro que vale é o do cliente!”. (https://www.linkedin.com/pulse/o-cron%C3%B4metro-que-vale-%C3%A9-do-cliente-alexandre-borin-cardoso-hduwf )


Dica 4: Qualificação Inteligente

A IA também ajuda na qualificação dos leads, realizando pré-atendimentos via WhatsApp e avaliando, com base nas dúvidas do cliente e em perguntas feitas a ele, qual o nível de qualificação do lead. Leads quentes merecem nossa imediata atenção e ligações prospectivas, no timing correto. Abordamos como automatizar esse atendimento com o ChatGPT na edição de Abril. https://www.linkedin.com/pulse/um-mundo-de-incertezas-e-expectativas-como-marcas-nos-borin-cardoso-rhtzf )


Dica 5: Canais receptivos de excelência

E vale lembrar que prospecção não é só lançar “iscas”, mas também é estar pronto para “pescar” quando os leads se apresentam, no canal receptivo. Por isto, diversificar os canais de contato é essencial, assim como garantir atendimento imediato e uma experiência rica para o cliente que “levanta a mão”. Falamos sobre isso na edição de Fevereiro. (https://www.linkedin.com/pulse/raz%C3%B5es-para-diversificar-os-canais-de-contato-com-borin-cardoso-hmp1f)


Essas são as dicas de Growth de hoje. Lembre-se: prospectar é saudável para ambos os lados. Gera valor para o cliente, que descobre soluções mais eficazes, e para a empresa, que compartilha sua expertise e colhe resultados em um verdadeiro ganha-ganha.