Atendimento telefônico: evite esses vícios - Prestus

0800 60 Clique para ver

Atendimento telefônico: evite esses vícios

 

Você atende o telefone do jeito certo em sua empresa? Aqui está o você precisa evitar a todo o custo

Alguns vícios podem comprometer seu atendimento telefônico. Aprenda a fugir deles.

Alguns vícios podem comprometer seu atendimento telefônico. Aprenda a fugir deles.

O atendimento telefônica da sua empresa precisa ser tratado com a mesma importância que um ponto de venda ou balcão.

Afinal, as ligações que você atende são responsáveis por gerar vendas, ou por solucionar pós-venda e conquistar a recompra, em última instância.

Mas, como todos nós já sabemos, erros de atendimento causam uma péssima impressão sobre a sua empresa.

Quem atende o telefone da sua empresa é o embaixador da empresa. O tratamento que ele dispensa às suas ligações é a maneira da sua empresa tratar seus clientes.

Isso significa que se as pessoas são ríspidas ao atenderem o telefone, vai passar a impressão de que a sua empresa é ríspida. O mesmo caso para quando elas são mau educadas, grossas, e gentis e cordiais.

Seja boa ou má, a experiência do atendimento telefônico será a verdade sobre o atendimento geral da sua empresa.

Portanto, é importante que o atendimento seja positivo. Mais do que palavras, as pessoas sempre vão se lembrar de como se sentiram em determinada situação.

E tudo que as pessoas querem é se sentir bem. É isso que você precisa levar em conta.

E, para ajudar sua empresa a criar um processo de atendimento cortes e gentil, fizemos uma pequena lista de vícios que devem permanecer longo do telefone.

#1. Intimidade em excesso

Palavras como: amor, meu bem, docinho, anjo, xuxu, flor, querido, e outras que demonstram afetuosidade exagerada devem ficar de fora do roteiro de atendimento de qualquer empresa.

Você não deve se considerar íntimo do cliente com quem está falando, seja ele antigo ou novo. Ser educado não significa forçar uma intimidade que não existe.

Tenha isso em mente: trate a pessoa cordialmente, por Sr., Sra., ou outro pronome de tratamento que demonstre respeito e profissionalismo.

#2. Sempre agradeça – da forma certa

Não importa se foi você quem fez um favor para o cliente, você sempre precisa estar agradecido pela oportunidade de ajudar e mostrar o que pode fazer pelas pessoas.

Esse deve ser o mandamento da sua empresa quando o assunto for o atendimento.

Portanto, sempre agradeça ao final das suas ligações, seja pela oportunidade de vender, pela oportunidade de ajudar, ou até mesmo de resolver um problema.

E quando for agradecer, faça isso da maneira certa. E o jeito certo não é “obrigado eu”, “obrigado você”, ou “a casa agradece”, mas sim um verdadeiro e sincero “muito obrigado”.

Demonstre gratidão sincera. Ela abre portas e fideliza clientes.

#3. Não fale alto demais (nem baixo)

Por incrível que pareça, as pessoas acabam pecando mais por falta, do que por excesso nesse caso. Para não passar a impressão de estarem falando alto demais, os atendentes falam baixo demais.

E isso é deselegante, pois parece desleixo, distanciamento, desinteresse.

Lembre-se que nem sempre a qualidade das ligações são boas, que telefones celulares perdem sinal a todo momento, e que falar baixo demais pode tornar a comunicação inviável.

#4. Não coma, mastigue ou beba enquanto estiver falando

Não é porque as pessoas não veem você que elas não percebem quando você está mastigando, por exemplo.

Demonstre respeito ao seu interlocutor, quando estiver atendendo uma chamada telefônica, dedicando-se apenas a ela.

Essa é a maneira certa de voltar a sua atenção para o seu cliente. Ele – e você – vão sentir a diferença quando o assunto é atenção, quando você parar de fazer qualquer outra coisa e se concentrar na conversação.

#5. Deixar de anotar recados

Não confie na sua memória. Muitas vendas foram perdidas, e problemas simples que poderiam ser facilmente contornados se transformaram em grandes problemas, porque alguém acabou esquecendo de anotar um recado.

Sempre tenha um bloco e uma caneta em mãos. Se por algum motivo precisar atender uma ligação longe da sua mesa, peça para o interlocutor esperar e procure por uma maneira de anotar recados.

Se possível, em vez de anotar o recado, envie um e-mail com o recado para o responsável.

Dê uma roupagem profissional ao atendimento da sua empresa

Agora que você já conhece mais esses vícios de atendimento que prejudicam a reputação da sua empresa, sabe que precisa evita-los a todo o custo.

Para que o atendimento telefônico funcione, é preciso capacitar sua equipe em como atender e conduzir chamadas telefônicas.

Não permita que o nome da sua empresa fique à mercê de profissionais sem treinamento.

Uma boa alternativa pode ser o serviço de atendentes virtuais, que realiza atendimentos profissionalizados e funcionam 24 horas por dia, a favor de sua empresa. Leia nosso artigo sobre os dias e horários em que as empresas mais recebe chamadas (23% delas ocorrem fora do expediente!)

Neste serviço, você ganha um número de fácil memorização e flexível. As chamadas são direcionadas para o seu número atual, e você continua atendendo normalmente.

Quando você não puder atender (porque o número está ocupado, ou não atende), as secretárias virtuais garantem o atendimento remoto e enviam o recado automaticamente para o seu e-mail.

Dessa maneira, você nunca mais perde uma chamada, e garante o atendimento profissional de todas as suas ligações.

Se você quer implementar um atendimento profissional 24 horas, e fazer com que 100% de suas ligações sejam atendidas, consulte os planos Número Mágico e adote um atendimento profissional para sua empresa.

Escreva seu comentário:

Seu e-mail não será publicado.

*
*


Ultimas postagens

O que é o Sac

Amanda Carmo

SAC: O que é e como estruturar na sua empresa

Sem categoria - 01/09/2020

 

 O SAC é a sigla que representa o Serviço de Atendimento ao Consumidor, ou seja, é o contato direto entre a empresa e seus clientes ou potenciais clientes, através de diferentes canais de comunicação. O Serviço de Atendimento ao Consumidor […]


Julia Brentan

Experiência do Cliente: 5 dicas para personalizar a jornada do usuário

Sem categoria - 18/08/2020

 

  A transformação digital veio para ficar e com ela o empoderamento dos consumidores. Com os indivíduos cada vez mais bem informados, oferecer experiências ricas é um passo fundamental e cada vez mais necessário para que uma empresa tenha sucesso […]