Atendimento telefônico: como redes de varejo podem se diferenciar? - Prestus

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Atendimento telefônico: como redes de varejo podem se diferenciar?

 

Você sabia que ter um número nacional de fácil memorização, como um 0800, conta pontos e te pode ajudar muito nas vendas? Entenda como funciona

O atendimento telefônico das redes de varejo não tem a melhor fama no mercado, nem a apreciação dos consumidores em geral. Se você já teve algum problema com um pedido, ou precisou de alguma informação, sabe o quanto é difícil ser bem atendido. Dito isso, existe uma grande oportunidade para as empresas que queiram fazer do atendimento telefônico um diferencial para fidelizar clientes, aumentar o ticket médio e aumentar a satisfação no atendimento telefônico. Afinal, todos já fomos bem atendidos, e sabemos reconhecer quando somos valorizados! Se você quer saber como melhorar o atendimento telefônico de sua empresa, seja na rede de varejo, seja em franquias, fique atento às nossas dicas.

Criando números nacionais, como os 0800.

É importante que redes de varejo – sejam franqueadas, ou filiais – tenham números únicos de atendimento, como os números 0800 ou 4003. Imagine que o consumidor precise memorizar um número próprio de atendimento para cada filial, ou para cada departamento? Imagine, ele ligando para a sua empresa e sendo orientado pelo atendente para ligar em outro número. Isso já causa uma má impressão no atendimento. Afinal, porque não usar um único número e, a chamada ser redirecionada para o ramal ou número, de acordo com o caso? Ou melhor, imagine ter um número de discagem nacional e antes de qualquer atendimento pedir o CEP do seu cliente. Depois dessa simples informação, o seu cliente é direcionado para a loja mais próxima, ou para o departamento que atende a sua região. Seria muito mais simples e eficiente. Crie números gratuitos (0800) e de fácil memorização e únicos para o seu atendimento nacional. Além de facilitar o atendimento, vai criar um canal único para relacionamento com o mercado. Feito isso, segmente o seu atendimento, por região, departamento, ou ocorrência. É muito mais prático e profissional transferir ligações internamente do que pedir que o seu cliente faça isso.

Você deveria investir em um número de atendimento unificado.

Você deveria investir em um número de atendimento unificado.

Números nacionais para aumentar as conversões de campanha

Empreendedores e franqueados estão cientes do fundo de propaganda. Trata-se do total das contribuições realizadas por cada franqueado de uma rede cujo objetivo é custear ações de marketing institucional. Entre essas ações podemos incluir o atendimento telefônico. Assim, a franqueada inclui em sua taxa os valores da criação de uma central telefônica nacional, com divulgação em todos os meios de comunicação, e a ligação é redirecionada para a franquia mais próxima. Esse tipo de atendimento é muito comum em redes de franquia (cursos de inglês, reparos domésticos, delivery de fast food e etc.). O cliente nem percebe o redirecionamento e não precisa descobri o número da unidade em seu bairro ou sua cidade. Além de solidificar e tornar mais fácil a memorização de números de atendimento, implementar um número nacional aumenta a divulgação do canal telefônico, uma vez que ele acaba recebendo divulgação e cobertura nacional.

Números nacionais para geração e distribuição de leads

Quando uma empresa possui um número único de atendimento, pode divulga-lo nacionalmente através dos investimentos de marketing. O custo de divulgar um número nacional e internamente segmentar o encaminhamento por CEP ou interesse é muito menor. Imagine ter que divulgar todos os números de atendimento de uma empresa que possui 100 filiais com números de atendimento diferentes.  Ao fazer isso o custo de divulgação seria inviável. Imprimir pequenas quantidades de folhetos, com o número local, também não é muito inteligente. Quando a sua empresa possui um número de discagem gratuita com atendimento nacional, pode investir na divulgação direta do telefone, gerando oportunidades de negócios para todas as unidades. Imagine campanhas online de geração de clientes, ou outras chamadas (impressa ou televisiva) para a geração de negócios. Não será muito mais fácil convencer seu potencial cliente a ligar para você se você tiver apenas 1 número de fácil assimilação? [banner id=449]

O seu número de telefone faz parte da sua estratégia de marketing

Ter um número de fácil memorização é parte do marketing da sua rede de varejo. Ser fácil de ser contatado garante a facilidade de ser lembrado quando o consumidor precisar de você. Por outro lado, ser fácil de ser lembrado comprova, por exemplo, que o seu consumidor poderá entrar em contato com você no caso de quaisquer problemas, já que você não está dificultando o atendimento telefônico. Por fim, centralizar seus telefones em um número gratuito, de fácil assimilação e nacional permite que você distribua as ligações e controle melhor o fluxo de negócios, chamados, atendimento e demanda telefônica da sua rede de varejo, franquia ou filial.

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Publicado - 10/09/2014


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