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Diferenças entre telemarketing ativo e telemarketing receptivo

Você sabe a diferença entre telemarketing ativo e telemarketing receptivo? Nós temos a resposta para você

[caption id="attachment_1099" align="alignright" width="700"]Você sabe a diferença entre telemarketing ativo, e telemarketing passivo? Você sabe a diferença entre telemarketing ativo, e telemarketing passivo?[/caption]

Você sabe a diferença entre telemarketing ativo e telemarketing receptivo? Nós temos a resposta para você

Muitas empresas acreditam que o trabalho de telemarketing é igual e que não há nenhuma diferença. Ledo engano.

Se você está pensando em terceirizar o seus operadores de atendimento, é muito importante que você saiba a diferença entre telemarketing ativo e telemarketing receptivo.

A diferença básica entre telemarketing ativo e telemarketing receptivo está justamente na receptividade do cliente, uma vez que, de um lado, o cliente origina a chamada, e no outro, a empresa origina a chamada.

Aqui estão alguns exemplos de telemarketing ativo e telemarketing receptivo:

  • Quando você recebe chamadas oferecendo produtos e serviços, estamos falando de telemarketing ativo.
  • Quando você liga para uma central de vendas para comprar produtos e serviços, trata-se de telemarketing receptivo.
  • Quando você liga para solicitar atendimento sobre um produto ou serviço que comprou, estamos falando de telemarketing receptivo.
  • No caso de chamadas recebidas para pesquisa, estamos diante de telemarketing ativo.

Diferenças entre telemarketing ativo e telemarketing receptivo

Resumidamente, de maneira geral, quando o cliente origina a chamada, estamos falando de telemarketing receptivo. Por outro lado, quando a empresa origina a chamada, estamos diante de telemarketing ativo.

Independente de estarmos falando de telemarketing ativo, ou telemarketing receptivo, o trabalho de telemarketing exige, para esses dois segmentos, boa dicção para atender satisfatoriamente o cliente, bons modos ao telefone, cordialidade, paciência, e uma boa dose de trabalho em equipe.

Afinal de contas, enquanto uma equipe está quase sempre ligando para potenciais clientes (telemarketing ativo), suas posições estão ocupadas, então recomenda-se às empresas que OUTRA  equipe esteja disponível para receber as chamadas de clientes e potenciais clientes (telemarketing receptivo).

Muitas empresas acabam alternando as equipes em ambas funções (telemarketing ativo e telemarketing receptivo), para que os funcionários não tenham sua produtividade prejudicada pela prática intensiva/repetitiva de apenas 1 atividade.

Por fim, o telemarketing tem uma grande participação em nossa rotina, uma vez que somos contactados ou contactamos empresas para comprar, cancelar e até mesmo pedir informações sobre produtos e serviços.

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2 Comentários para "Diferenças entre telemarketing ativo e telemarketing receptivo"

      
sueli disse:

vdd concordo cm a pessoa q falou sobre cada atendente fala de um jeito na claro acontece mt isso eu falo o mesmo assunto cm ex 2 atendente e cada um fala uma coisa estranho q estão cm a tela aberta vendo d o meu histórico ai a segunda pessoa pede desculpa pelo erro da outra mais n v gente nem sabe qm ta certo deveria ensinar pra tds a msm coisa .fora q algumas pessoas são mt grosseira atende a gente cm presa p desligar outra n tem paciencia etc essas pessoas deveriam ser demitida .e as q são boas atendente serem promovidas.

 
cira orlei de fatima rocha disse:

Acho muito interessante o leitor saber a diferença entre Atendimento Ativo e Atendimento Receptivo,porque sao duas palavras que parecem ter um significado,parecidoembora nao seja.E realmente algumas empresas tem um pessimo atendimento telefonico.O que eu ja pude notar e que os(as) atendentes nao seguem yma nesma regra.Voce liga fala com um(a) atendimente sobre um determinado assunto ou produto,eles dao um parecer,dai depois voce fala sobre o mesmo assunto com outro(a) atendente,e ja recebe outro tipo de resposta.Outro tipo de resoluçao. Ou seja cada um tem um tipo de resoluçao,nunca a mesma.Ai e que entra a perspicacia do Atendimento.

 
    

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