Qual a importância do telefone fixo para empresa? 7 vantagens!

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Telefone fixo para empresa: qual melhor modelo para o seu negócio

Por Alexandre Borin

Atendimento ao cliente

Publicado - 31/01/2022

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Telefone fixo para empresa: qual melhor modelo para o seu negócio

Sumário

    Telefone fixo para empresa realmente tem diferença? Descubra quais são os modelos mais utilizados e qual o melhor para seu negócio.

    Por mais que a tecnologia tenha avançado e os canais digitais também, o telefone fixo para empresa ainda é um grande ponto de atenção para as organizações, já que esse método tradicional ainda é muito efetivo na tratativa com clientes de todos os nichos.

    Na verdade, hoje é um dos instrumentos mais eficientes, por mais que antigos, para quando se deseja eficiência na resolução de problemas. Ou seja, as pessoas ainda procuram interagir diretamente ao invés de recorrer a outros meios, como WhatsApp, chats de atendimento ou e-mail, por exemplo.

    Mas para começar com o pé direito na hora de realizar o atendimento via telefone, é necessário conhecer os princípios básicos desse tipo de suporte e avaliar internamente se realmente é vantajoso ter um telefone fixo para empresa.

    Acompanhe neste conteúdo exclusivo os principais motivos para ter um telefone empresarial e como escolher o melhor modelo para sua empresa.

    Por que ter um telefone fixo para empresa?

    É necessário desmistificar a ideia de que ter um telefone fixo é ultrapassado. Por mais que a transformação digital e o advento da internet proporcione mudanças na forma de comunicação, o telefone ainda é válido e uma forma mais humanizada de prestar atendimento ao público.

    Muitas empresas creem que a comunicação deve ser otimizada por meio da tecnologia como SMS, WhatsApp em linha fixa, chats online e até mesmo e-mails informativos. Todos eles são ótimos investimentos complementares para ter mais assertividade em sua comunicação.

    Entretanto, o telefone ainda abre diversas oportunidades, otimiza tempo e favorece muito a visão da sua empresa diante da concorrência. Isso porque ele passa mais credibilidade, favorece um atendimento mais ágil e seu custo é muito baixo comparado com os benefícios.

    Mas se você ainda tem dúvidas se precisa de telefone fixo para empresa, separamos algumas das vantagens desse modelo de comunicação para o seu negócio e também a diferença de alguns números que influenciam e muito a visão de seus clientes.

    0800 mais atendimento humano

    Quais as vantagens de prestar atendimento via telefone?

    Agora que você compreendeu os principais motivos de manter ou até mesmo criar um telefone fixo para sua empresa, trouxemos algumas das vantagens desse método que ainda é o preferido por muitos clientes.

    Vale lembrar que por mais que seu empreendimento esteja inserido completamente no meio digital por meio das redes sociais, chatbots e aplicativos, de nada vale se não puder contar com uma boa solução via atendimento telefônico.

    Na verdade, se perde muito mais deixando de investir em telefonia do que apenas apostando em comunicação online, se parar para analisar de forma mais expansiva o atendimento telefônico é extremamente inclusivo.

    Vamos a alguns exemplos práticos: pessoas com dificuldade de leitura e escrita, pessoas que precisam desempenhar alguma função enquanto resolve o problema (ou seja, não quer ficar com um chat aberto enquanto conversa com você), deficientes visuais e muito mais.

    Portanto, veja como um telefone fixo para empresa pode te ajudar a conquistar ainda mais o mercado!

    1. Melhora de atendimento

    Você já se deparou com uma mensagem de texto de algum amigo, parente e até mesmo colega de trabalho e interpretou de forma equivocada? Um exemplo prático disso seriam mensagens em que há dubiedade na informação, um bom dia mais seco, uma frase mal construída.

    Por mais que as empresas estudem novas formas de se relacionar com o cliente de forma assertiva através de mensagens, a ligação ainda é a melhor forma de medir a temperatura da conversa e facilita a ambas as partes entender o recado transmitido ali.

    Como demos o exemplo do bom dia, ao efetuar uma ligação você consegue usar o melhor tom de voz, seja ele seriedade, cordialidade, motivação e muito mais, coisas que por mais que a tecnologia avance, só é possível proporcionar com o relacionamento direto e humanizado.

    Portanto, é notado a qualidade no atendimento de empresas que investem em se comunicar também via telefone, a ligação tem a característica de trazer o cliente mais para perto já que facilita a compreensão de dúvidas, sugestões e até mesmo fechar uma venda.

    2. Credibilidade

    Como complemento da vantagem que listamos acima, a credibilidade é nosso segundo benefício e um dos mais relevantes para empresas que desejam crescer e solidificar suas raízes no mercado.

    Vamos usar outro exemplo simples e prático para compreender por que esse meio de comunicação, unido aos demais, consegue conquistar o mercado.

    Suponhamos que você precise de um suporte imediato para seu problema, seja ele uma ocorrência de trânsito, problemas para entender algum sistema de seu computador, reportar algum erro em um aplicativo de celular e até mesmo problemas com Wi-Fi.

    A primeira coisa que vem à sua cabeça é ligar para resolver seu problema, seja para sua seguradora, para o programador do software, franquia de internet e até mesmo aplicativos de comida e transporte.

    Agora imagine a frustração em saber que não há um canal direto via telefone para resolução desse problema, você está na estrada e só tem o sinal de telefonia, está com problemas no Wi-Fi, mas a única forma de contatar o suporte é pela internet.

    Entendeu como a credibilidade destas empresas pode ficar por um fio? Não é diferente no caso de sua empresa. Portanto, ter um telefone fixo empresarial já não é mais uma opção, é uma certeza se você se preocupa com a credibilidade do seu negócio.

    3. Gere proximidade

    Como falamos anteriormente, é muito difícil medir o tom de voz em um texto, mas quando você tem um número 0800 ou até mesmo WhatsApp em linha fixa que possibilite chamadas diretas tudo fica mais fácil.

    Afinal, quem não é ouvido não é lembrado e isso se aplica para todos os setores de sua empresa, seja ele o financeiro, o RH e ainda mais o departamento comercial.

    Pessoas que não têm proximidade com a empresa, ou até mesmo sentem que toda a comunicação é robótica e nada personalizada só se sente mais um em uma fila de espera no atendimento, o que pode acabar prejudicando a experiência do cliente.

    4. Minimize custos

    Agora se o seu problema é o corte de gastos, trago uma excelente notícia: manter o atendimento via telefone é uma das vantagens dessa lista, visto que os custos são baixos em comparação com as demais plataformas de comunicação.

    Sem falar que, atualmente existem empresas de secretárias virtuais que possibilitam terceirizar o atendimento via telefone, ou seja, você tem baixos custos e demais gastos de manutenção que teria em sua empresa.

    >>> Quer saber mais sobre isso? Temos um e-book completo sobre o assunto! Confira: Comparativo de Custos de uma Secretária Extra vs. Assistente Virtual.

    5. Disponha mais de uma linha

    Por outro lado, se você deseja investir e otimizar ainda mais os processos de sua empresa, saiba que é possível dispor mais de uma linha de acordo com a necessidade de cada cliente. Essa vantagem irá reforçar ainda mais todos os benefícios já citados até aqui.

    É possível separar telefones em setores, facilitando muito mais a divulgação de cada serviço ou produto e também distribuindo os clientes de forma mais assertiva, por exemplo:

    • ouvidoria;
    • SAC;
    • atendimento ao cliente;
    • vendas;
    • controle de qualidade, e outros.

    6. Personalize e conquiste seus clientes

    Você provavelmente já percebeu em algum telefone fixo para empresas uma mensagem receptiva, que antes mesmo de gerar uma senha de atendimento ou de precisar falar com o atendente tirou todas as suas dúvidas sobre o assunto em questão.

    Ou até mesmo informou o número da fila de espera e relembrou alguns passos para solução do problema. Por isso, nossa quinta vantagem é a personalização do atendimento ao cliente.

    Através de uma linha você pode inserir mensagens de boas-vindas, realizar a criação de menus, promover um redirecionamento personalizado, emitir relatórios, e até mesmo direcionar a solução imediata para o cliente, seja consulta de boletos, passo a passo de problemas e muito mais.

    Veja também: O que é atendimento personalizado? Como conquistar a preferência dos clientes?

    7. Fortaleça a imagem 

    Por fim, como sétimo e último benefício de ter um telefone fixo na sua empresa é o fortalecimento da imagem na hora de divulgar seus serviços ou produtos, até mesmo para resolução de problemas recorrentes que os métodos online não proporcionam.

    Telefone 0800 e as diferenças entre 0300 e 4000

    Está pensando em adquirir um número 0800, 0300 ou um número 4000 para o seu negócio, mas está com dúvidas sobre as diferenças entre eles? Calma, você não está sozinho! Muitos de nossos clientes, frequentemente, nos perguntam sobre isso.

    Agora que já falamos sobre a importância do telefone fixo para empresa, vamos esclarecer essas dúvidas e contar um pouco mais sobre as características e benefícios de um número 0800 para negócios. Vamos lá?

    Números 0800 

    Um telefone 0800 é um prefixo que atua como uma “máscara” que, ao ser integrada a um número fixo ou móvel, possibilita “esconder” o telefone e DDD de onde a empresa está localizada. Além disso, permite a realização de ligações gratuitas, à nível nacional, para quem está ligando. 

    Já as empresas que divulgam este número arcam com custos das chamadas, que mais comumente são tarifadas por minuto.

    Números 0300

    Assim como o 0800, o telefone 0300 também faz o mascaramento do número e DDD de onde a empresa está localizada e é utilizado à nível nacional.

    Porém, tanto quem realiza as ligações quanto quem as recebe paga uma tarifa pela minutagem, o que pode causar receio dos consumidores e clientes, pois não fica claro quanto vai custar essa ligação, além de ser um serviço pouco comercializado pelas operadoras. 

    Números 4000

    O telefone 4000, por sua vez, também funciona como uma “máscara”, para o número de telefone e DDD, porém mais facilmente utilizado por empresas em capitais e regiões metropolitanas. 

    Logo, quem liga para uma empresa que tem cobertura 4000, paga por minuto, como se estivesse realizando uma ligação local. Já a empresa que recebe esta ligação, também paga por ela, porém, são custos menores do que a tarifação de um telefone 0800 (que tem abrangência nacional).

    Otimize agora o atendimento telefônico da sua empresa!

    Você descobriu que o telefone, por mais tradicional que seja, ainda é o queridinho de muita gente, e não investir nessa ferramenta pode atrasar o posicionamento da sua organização no mercado.

    As vantagens em telefonia fixa para empresa são inúmeras e vão desde credibilidade até mesmo fortalecimento de imagem e minimiza custos, já que é possível terceirizar esse serviço com uma empresa especializada no assunto.

    Agora que você já sabe que investir em um telefone fixo para empresa é a melhor opção, o que acha de descobrir as vantagens de uma secretária virtual?

    As secretárias compartilhadas da Prestus:

    • são profissionais especializadas no atendimento ao cliente;
    • atendem o telefone no nome da empresa;
    • aplicam o questionário de atendimento receptivo;
    • encaminham os recados por e-mail e/ou SMS;
    • em caso de urgência, transferem a ligação ou acionam técnicos de plantão;
    • oferecem um atendimento humanizado;
    • fazem o pós-venda.

    Ou seja, são uma alternativa real, com serviço profissional, proporcionando um atendimento personalizado aos seus clientes, por um preço acessível a empresas de qualquer porte e atendimento 24 horas. Conheça a Prestus e saiba mais sobre os nossos planos.

    E mais, elaboramos um conteúdo exclusivo com uma tabela comparativa de custos do 0800 entre os principais fornecedores do Brasil:

    comparativo tarifas 0800

     

    Deixe o seu comentário!

          
    sandra disse:

    olá, Gostaríamos de saber como contratamos o 0800 para a nossa empresa e o custo.att,
    Sandra

     

    Olá, Sandra. Soube que a Prestus já entrou em contato contigo. Está em boas mãos. Fico à disposição. Sds! Alexandre

     
    Albanir disse:

    Qual a empresa mais barata que vocês recomendam?

     

    Olá, Albanir. Existem dois mercados para adquirir números premium como os descritos neste artigo:

    1.) um mercado PRIMÁRIO (onde se compra diretamente das operadoras): Dentre as operadoras, há em geral demora para atendimento e muitas sequer atendem os pedidos realizados por SAC ou formulário de interesse (Embratel e GVT são as que melhor atendem, e ainda assim, é sofrível, com processos demorados e contratos longos – literalmente).

    2.) um mercado SECUNDÁRIO (o mercado que disponibiliza pronta entrega e cria serviços novos em cima destes números). No mercado secundário os prazos são mais aceitáveis (a Prestus, por exemplo, tem 0800 à pronta entrega, além de ser um serviço pré-pago, sem surpresas).

    Pode-se pensar que o mercado secundário é mais caro, mas isto não é sempre verdade. Empresas com grande volume de atendimento conseguem negociar tarifas bem menores hoje, do que quando compraram seu primeiro 0800, o que barateia os custos, e compensa os impostos de revenda que terão que pagar.

    Caso tenha interesse em tirar mais dúvidas, fique a vontade em ligar pra gente: 0800 607 1538.
    Boa sorte!