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Publicado - 13/07/2022

Como contratar 0800 para empresa e 5 cuidados que você deve tomar

Tempo estimado de leitura: 9 minutos

 

Saiba como funciona e como contratar um número 0800 de forma segura para seu negócio, independentemente do tamanho ou porte.

Se você achava que somente grandes empresas poderiam ter um número de atendimento 0800, se enganou.

Atualmente, há opções que reduziram (e muito) a burocracia para contratação desta funcionalidade e hoje é possível ter um 0800 a partir de contas fixas ou na modalidade pré-paga, ambas sem surpresa alguma no final do mês.

Quer saber mais sobre como funciona o 0800 para empresas e um passo a passo de como contratar um? Continue a leitura!

Entenda a evolução do número 0800

Anos atrás, contratar 0800 para empresa costumava ser um negócio arriscado, tanto para as operadoras quanto para as organizações contratantes. 

Para a operadora era praticamente como entregar um cheque em branco, ficando sujeita a calotes e tendo de pagar custos de interconexões para outras operadoras. 

Do outro lado, para as empresas clientes (os contratantes do número 0800), o risco estava na falta de controle do tamanho da conta que viria no final do mês. 

Afinal, como dimensionar o fluxo de ligações? Ou, como não deixar a conta crescer do meio do mês em diante quando fosse identificado o valor já muito alto após uma campanha, por exemplo?

Adquirir um 0800 era praticamente um problemão para todas as partes envolvidas (menos para quem liga).

Mas os tempos mudaram e, cada vez mais, pequenos e médios negócios também foram se beneficiando ao contratar 0800 e divulgar o número. Afinal, é uma excelente ferramenta de atendimento, de marketing e de vendas. 

Por que contratar 0800 para sua empresa?

Devemos ter em mente que todas as ligações realizadas ao 0800 são direcionadas para um call center, seja ele terceirizado ou não.

Isso significa que não há necessidade de mudar o número de contato da sua empresa. Então, seja qual for o seu contato, todas as ligações realizadas ao seu 0800 podem ser direcionadas a você.

Com isso, o investimento no serviço de 0800 irá gerar diversas ações internas, trazendo resultados positivos que além de melhorarem a produtividade das equipes vão otimizar tempo e reduzir custos.

Portanto, vale destacar que não são apenas os clientes que saem ganhando com as baixas tarifas 0800, mas também os colaboradores, gerentes e todos envolvidos na companhia, já que ganham agilidade e velocidade para as suas interações.

Quais as vantagens de contratar 0800?

Você sabia que contratar 0800 para sua empresa não está relacionado apenas ao atendimento da sua empresa, mas também à visão que seus clientes terão de seu negócio? 

Portanto, ao analisarmos o custo-benefício do uso desta linha e tarifa 0800, também podemos incluir em conta:

  • credibilidade;
  • alto alcance;
  • facilidade para o cliente entrar em contato;
  • atendimento nível nacional;
  • atendimento humanizado;
  • melhora da imagem da empresa;
  • maior disponibilidade para os clientes;
  • gratuidade para quem liga;
  • baixo custo.

Fora as vantagens listadas acima, podemos ressaltar que a sua utilização também é fácil. Isso porque funciona da maneira que preferir, seja conectado por um sistema de VOIP, (Voz por Protocolo de Internet), ou por telefonia convencional.

Não importa como, onde e como você opere, a realidade é que a tarifa 0800 é barata, prática e bem-vinda a qualquer empresa que deseja operar a favor de seu consumidor. 

Agora que você já sabe o que é e os principais benefícios de uma contratação 0800, confira alguns cuidados que você precisar antes de contratar o serviço 0800 para sua empresa.

5 cuidados que você deve ter ao contratar 0800 para empresa

Muitas empresas fornecedoras de número 0800 nos dizem como contratar um número 0800. Mas, poucas nos contam quais cuidados devemos tomar na hora de adquirir este serviço. 

Por isso, abaixo listamos erros que podem ser evitados no momento da contratação e até mesmo como funciona o 0800 para empresas. Vamos lá?

1. Tarifas

  • Cuidado com as tarifas elevadas das operadoras: já vimos tarifas de R$ 1,25 por minuto para receber de celulares de outros DDDs, o que é o dobro do que negociamos quando compramos em volume. É por isso que o mercado secundário (revendedores) consegue ser mais barato que as operadoras. Veja um Comparativo de Custos 0800 – Fornecedores do Brasil;
  • Cadência: o padrão é 30/6, ou seja, cobrado um mínimo de 30 segundos, depois em frações de 1 décimo de minuto;
  • Pré ou pós-pago: o padrão é ser pós-pago, mas a vantagem do pré-pago é colocar um limite de créditos na conta e ir recarregando a cada uma ou duas semanas ou conforme acordado em contrato com a empresa fornecedora do número 0800 (normalmente pré-pagos são oferecidos mensalmente);

Com impostos ou sem: as operadoras anunciam tarifas sem impostos (alegando que o ICMS pode ser recuperado, o que quase nunca é o caso de pequenas e médias empresas de serviços). Para obter o valor com impostos, divida a tarifa por 0,7135.

2. Não garantir a propriedade do número

Há revendedores de 0800 que se comprometem a facilitar o processo de portabilidade, mas outros não. 

Então, na hora de contratar 0800 para empresa, é fundamental que você pergunte sobre a portabilidade para ter mais segurança neste assunto.

3. Bloquear o que não precisa

O mais comum é que, ao entender como contratar um número 0800, as empresas bloqueiam as chamadas vindas de celulares por terem custos mais elevados. 

Entretanto, caso você tenha boas tarifas (menos de R$ 0,75 por minuto para receber de celular e menos de R$ 0,40 para receber de telefones fixos), nossa sugestão é que não bloqueie.

Afinal, depois de investir dezenas de reais no Google para conseguir contato, o que significa R$ 2 ou R$ 3 a mais para convertê-lo em venda? Isso com certeza vale a pena.

4. Espera infindável até funcionar

Se você ainda está testando suas estratégias de marketing, precisa de rapidez. Em vez de esperar meses para contratar da Embratel, Vivo, Oi, GVT e mais alguns para fazer o 0800 realmente funcionar, existe um caminho mais fácil.

Você pode adquirir um 0800 de um revendedor (que já percorreu todo esse caminho e aluga o número para você). E mais: pode escolher a modalidade de 0800, ramal que tem custo mais acessível e serve muito bem como canal gratuito para vendas.

5. Falta de flexibilidade e direcionamento

Para entender como funciona o 0800 para empresas e antes de contratar um número, verifique se possui funcionalidades, como:

  • pode ser programado para tocar no número de sua escolha (fixo ou celular);
  • pode ser direcionado para outro número, caso você não possa atender;
  • pode dar opções (de URA de atendimento ou menu de voz)  e direcionar a ligação de acordo com a opção escolhida;
  • pode limitar o tempo de atendimento a um máximo — o recomendado é 6 minutos.

Como funciona o 0800 para empresas no mercado brasileiro?

Para que você entenda melhor, vamos exemplificar como ocorre a contratação 0800 em três situações. Confira.

Locaweb

Fornece solução de PABX Virtual, possibilitando atendimento eletrônico (URA/Menu de Voz) e direciona chamadas para diversos departamentos (via SoftPhone). Não há atendimento humano caso você não atenda.

UnoVoip

Fornece números VoIP em alguns DDDs do Brasil.

Prestus 

Com a Prestus, seus números transferem chamadas para o telefone de sua escolha. Caso sua equipe não consiga atender a ligação, uma secretária virtual compartilhada atenderá em nome da sua empresa

Há opções de atendimento eletrônico que gravam MP3 e ainda avisam por SMS quem te ligou. Além disso, também fornece números 0800. 

Os DDDs atendidos são:

Tabela de Números DDD disponível, Sob consulta e Indisponíveis.

Dica: fique atento às diversas categorias dos fornecedores, principalmente depois dos casos que tivemos do Skype-IN (era fornecido pela empresa Transit Telecom) e da empresa TMais Telecom, que interromperam seus serviços, deixando milhares de clientes na mão.

Basicamente, as empresas que fornecem a contratação um número 0800 dividem-se em em três categorias, de acordo com os serviços que oferecem:

  • Categoria 1 – apenas o número VoIP. Fornecedores: Locaweb, Unovoip e Prestus;
  • Categoria 2 – número VoIP + infra. Fornecedores: Locaweb (PABX Virtual) e Prestus.
  • Categoria 3 – número VoIP + infra + secretárias compartilhadas (atendimento humano). Fornecedor: Prestus.

Mas quem vai atender as ligações do meu 0800?

Por que divulgar um número 0800 para seus clientes e potenciais consumidores, se quando eles entrarem em contato com o negócio, a chamada não é atendida? Melhor não contar com a divulgação deste número, correto? Não

Afinal, há alternativas para solucionar a falta de atendimento em um número 0800.

Se você não conta com uma equipe que possa fazer o atendimento do seu 0800, a Prestus pode auxiliar seu negócio com as secretárias virtuais. São assistentes humanas que atuam remotamente 24h, se necessário, para prestar atendimento personalizado em nome da sua empresa.

Para contratar 0800 para sua empresa com a Prestus é simples: temos números à pronta-entrega e já formatados nas melhores condições dentre as acima

Além disso, você terá todo o auxílio com relação ao atendimento via nossas secretárias virtuais compartilhadas.

Quer saber como funciona o número 0800 para empresas e como contratar um número juntamente ao serviço de secretárias virtuais? Solicite uma consultoria gratuita ou ligue para 0800 607 1538 (atendimento 24 horas).