Os 6 pilares de Customer Experience que você deve conhecer! - Prestus

0800 60 Clique para ver

Quais são os pilares de Customer Experience? Conheça os 6!

Por Marcelo Marques

Atendimento ao cliente

Publicado - 23/03/2022

Baixe nosso material mais recente!

Baixe nosso material mais recente!
Baixar Material
Quais são os pilares de Customer Experience? Conheça os 6!

Sumário

    Os pilares de Customer Experience são focados em colocar o consumidor no centro das ações, fornecendo pontos de contato mais personalizados, transparentes e ágeis. Essa é uma estratégia que pode proporcionar um grande diferencial competitivo à sua empresa, visto que as pessoas estão valorizando cada vez mais suas relações com organizações.

    Como esse é um tema atual, relevante e capaz de ajudar muitas companhias, detalhamos quais são os seis pilares de Customer Experience:

    • personalização;
    • integridade;
    • gestão de expectativas;
    • resolução de problemas;
    • agilidade e baixo esforço;
    • empatia.

    Continue a leitura para conhecê-los em maior profundidade!

    O que é Customer Experience?

    O Customer Experience (CX), ou Experiência do Consumidor, pode ser definido como o conjunto de percepções e impressões que as pessoas têm ao se relacionar com uma empresa.

    A jornada do consumidor é repleta de pontos de contato com a organização em diferentes canais: anúncios, conteúdos, suporte, entre outros. Oferecer uma experiência satisfatória em cada um desses pontos é fundamental para que a pessoa tome a decisão de compra e veja a marca com bons olhos.

    Sendo assim, os profissionais que trabalham com Customer Experience colocam os consumidores no centro de todas as ações. O principal objetivo é entender a real necessidade das pessoas e solucioná-la de maneira eficiente.

    Qual é a importância da Experiência do Cliente?

    75% dos clientes estão dispostos a gastar mais para comprar de empresas que proporcionam uma boa Experiência do Cliente, de acordo com o Relatório Zendesk de Tendências da Experiência do Cliente 2021.

    Essa informação já deixa bem clara a importância do Customer Experience para as companhias. Entregar uma experiência satisfatória durante a jornada do consumidor é um diferencial competitivo muito forte nos dias atuais.

    Para se ter ideia da força desse diferencial, é muito comum ver empresas com produtos de boa qualidade, mas uma experiência ruim, gerarem menos clientes e receita do que uma organização com um produto simples, mas focado na experiência das pessoas.

    Outro ponto que vale mencionar é que o foco na Experiência do Cliente é uma bela estratégia de geração de receita. A fidelização beneficia indicadores como Lifetime Value (LTV) e churn, tornando o crescimento do negócio mais sustentável e menos custoso.

    Os 6 pilares de Customer Experience

    Agora, conheça os seis principais pilares de Customer Experience que podem contribuir para a aplicação dessa estratégia na sua empresa.

    1. Personalização

    Atendimento personalizado é crucial para a construção de boas experiências. Cada pessoa possui suas características, expectativas e necessidades. Logo, é preciso adequar a abordagem e a condução do atendimento de acordo com esses fatores.

    Mas como fazer isso na prática? A principal forma é conhecendo seus consumidores. O ideal é realizar conversas e pesquisas constantes para entender o comportamento dos clientes.

    Além disso, durante o contato, procure escutar verdadeiramente o que a pessoa está falando. Isso é essencial para captar o que ela necessita e adaptar o atendimento a esse contexto.

    2. Integridade

    Outro pilar de Customer Experience é a construção de confiança e a transmissão de uma imagem íntegra. Isso é conquistado através do fortalecimento da relação com cliente, algo que ocorre por meio de transparência e uma preocupação sincera com os consumidores.

    As pessoas constroem relações de confiança quando percebem que a empresa realmente se preocupa com ela e não valoriza apenas o lucro.

    Também vale a pena destacar que essa integridade vai além da relação consumidor-empresa. Os clientes são exigentes com aquilo que consomem: 63% querem comprar de empresas com responsabilidade social, de acordo com o relatório da Zendesk já mencionado.

    3. Gestão de expectativas

    De nada adianta prometer algo e não entregar, certo? Isso gera uma frustração imensa nos consumidores, afetando de maneira muito negativa a experiência.

    Diante disso, destacamos a importância de gerenciar as expectativas de forma adequada. O posicionamento da sua organização deve ser claro sobre o que as pessoas podem fazer com seu produto ou serviço, sem mentiras ou promessas exageradas.

    Mais uma vez o entendimento do cliente é fundamental. Com essas informações, é possível construir um posicionamento alinhado às principais expectativas do público-alvo. Na verdade, isso possibilita até mesmo oferecer experiências que superam as expectativas.

    4. Resolução de problemas

    Novamente de acordo com dados do relatório da Zendesk, 50% dos clientes mudarão para um concorrente após uma experiência ruim e 80% após mais de uma experiência ruim.

    Então, o que fazer para não perder esses consumidores que já tiveram alguma vivência insatisfatória? O melhor caminho é ser transparente, assumir o erro e buscar resolver os problemas do cliente da forma mais rápida possível.

    A sua organização deve construir equipes de atendimento e suporte especialistas em resolução de problemas. Algumas experiências ruins vão acontecer, não há como controlar. Porém, a companhia está no comando do que pode ser feito para reverter essa experiência.

    5. Agilidade e baixo esforço

    As pessoas estão cada vez mais sem tempo, por isso desejam que tudo seja solucionado de maneira ágil e eficiente. Dito isso, aqui entra mais um dos pilares de Customer Experience.

    Parte de uma boa experiência é oferecer um atendimento ou suporte ágil, claro, eficiente e sem atritos. Os processos devem ser o mais simples e rápidos possíveis. Evite burocracias e etapas desnecessárias.

    Portanto, sempre pare e reflita se os pontos de contato com os consumidores estão em sua forma mais ágil e simples possível. Dificilmente estarão, sempre haverá algo para melhorar. Por isso, constantemente avalie essas questões.

    6. Empatia

    Por fim, destacamos um pilar de Customer Experience muito importante: a empatia. Apenas é possível colocar os pilares anteriores em práticas caso a equipe possua empatia para escutar, entender e ajudar os consumidores.

    Sendo assim, invista em treinamentos que ajudem o time a aprimorar essa e outras habilidades. Além disso, busque relembrar com frequência que um olhar empático é fundamental para o dia a dia desses profissionais.

    Este artigo foi escrito pela Zendesk, empresa responsável pela criação de softwares de suporte, vendas e engajamento que têm o objetivo de melhorar o relacionamento de empresas com seus clientes.

    Deixe o seu comentário!