Exemplos de bom atendimento ao cliente: confira 7 dicas!

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Exemplo de bom atendimento ao cliente: 7 dicas para performar no seu atendimento telefônico

Por Marcelo Marques

Atendimento ao cliente

Publicado - 28/03/2022

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Exemplo de bom atendimento ao cliente: 7 dicas para performar no seu atendimento telefônico

Sumário

    Não há nada mais satisfatório do que ligar em uma central de atendimento para solucionar seu problema e o atendente ser um exemplo de bom atendimento ao cliente.

    Esse é um diferencial que muitos clientes notam e buscam na compra de um produto ou contratação de um serviço.

    Melhorar a qualidade do atendimento da empresa não só proporciona a fidelização de clientes e rápida resolução de problemas, como também gera mais satisfação e confiança para quem está do outro lado da linha. 

    Um problema frequente nas organizações que precisam prestar suporte telefônico é não encontrar novas maneiras de como falar bem ao telefone com o cliente. Isso porque mais de 70% dos clientes desistem da empresa após dois atendimentos ruins.

    Agora imagine você desenvolver seu produto ou serviço com todo carinho, pensando no público-alvo e maneiras de atrair sua atenção, estruturar processos internos com exatidão, mas o atendimento deixa a desejar e arruína todo projeto.

    Ninguém quer passar por essa situação, certo? Por isso, trouxemos exemplos de bom atendimento ao cliente, dicas exclusivas que te ajudam a entender melhor como falar bem ao telefone com o consumidor. Confira!

    Qual a importância de um bom atendimento?

    Quando citamos que os clientes são o maior ativo da sua empresa, não é apenas uma frase de efeito para empreendedores, Mas a realidade é que os clientes, de fato, são a peça mais importante do negócio.

    Vale ressaltar que ser um exemplo de bom atendimento ao cliente pode ajudar você a ter um diferencial competitivo, ganhando o devido destaque no mercado e atrair cada vez mais clientes para a empresa. Tudo isso porque o atendimento ao cliente é a principal ponte para o sucesso.

    É o cliente que manterá seu negócio ativo, portanto, a excelência no atendimento é de suma importância para criar uma carteira, manter clientes antigos e fidelizá-los. Afinal, sabemos que é muito mais caro conseguir um novo cliente do que manter aquele que já se tem.

    Portanto, buscar novas maneiras de como falar bem ao telefone com cliente é uma preocupação quase unânime entre gestores, visto que só ofertar seus produtos e serviços e não garantir qualidade no atendimento pode colocar em risco toda estrutura de uma empresa. 

    Hoje, os clientes buscam experiências memoráveis para além da aquisição do produto final. Portanto, você deve se preocupar em desenvolver maneiras para encantá-los e proporcionar uma boa experiência, garantindo seu retorno e a sua permanência na empresa.

    Caso seu serviço de atendimento telefônico não siga esse exemplo de qualidade ou você deseja ir além e proporcionar um bom atendimento ao cliente por telefone, acompanhe as principais dicas e como segui-las.

    Quais os exemplos de bom atendimento ao cliente?

    Ter um suporte telefônico de qualidade é essencial para qualquer empresa que queira continuar crescendo. Por isso, é importante seguir as dicas de atendimento telefônico para conduzir melhor as próximas vezes.

    Caso não saiba por onde começar para se tornar um exemplo de bom atendimento ao cliente na empresa, veja as sete dicas que separamos para seu negócio ir mais longe e atingir um novo patamar.

    Proatividade

    Muitos clientes procuram a central de atendimento para resolução ou compreensão de um problema. Pensando nisso, demonstrar proatividade nesse primeiro momento pode definir toda a conversa.

    Demorar para atender chamados, passar o cliente para departamentos diferentes ou até mesmo não compreender o problema em questão pode gerar mais que uma nota ruim no final do atendimento. Essas ações são o principal motivo para desistência do cliente.

    Ser proativo não é só um exemplo de atendimento ao cliente, mas a proatividade proporciona benefícios internos, como, por exemplo, a otimização de tempo da sua equipe de atendimento.

    Não precisar repetir informações

    Você já precisou tirar alguma dúvida durante o atendimento, mas o atendente não sabia resolver o problema e precisou transferi-lo para outro setor?

    Agora, imagine a situação em que ele apenas tenha transferido a ligação e seja necessário repetir mais de uma vez sua queixa e repetir os seus dados, fazendo você perder a paciência e se desgastar novamente explicando o problema.

    Certifique-se que todos os atendimentos possuam um histórico, protocolo ou sejam transferidos com um resumo do que o cliente precisa. Essa é uma maneira de garantir mais comodidade ao consumidor e manter um banco de dados para futuros estudos.

    Boa apresentação

    Que o atendimento é o cartão de visitas da sua empresa você já sabe. Então, por que não investir em um script de atendimento e garantir aos seus clientes um padrão de qualidade começando com a apresentação?

    Já aconteceu de você ligar para o SAC e não entender o nome do atendente? E até mesmo atender com grosseria, ou não mostrar interesse em seu problema? Isso é bastante desagradável. 

    Por isso, é muito importante que o atendente diga o nome com clareza, o nome da empresa e uma frase de incentivo, proporcionando ao cliente uma boa primeira impressão.

    Saber ouvir o consumidor

    Agora você já compreendeu qual a importância de um bom atendimento, mas só estará preparado para o atendimento se souber ouvir o seu consumidor.

    Ou seja, antes de sugerir uma nova ação, refutá-lo e até mesmo quebrar uma objeção, escute o que ele tem a dizer, tenha um sistema para anotar o que for relevante para empresa e certifique-se de que ele notou que está sendo ouvido.

    Interesse em ajudar

    Um exemplo de bom atendimento ao cliente é demonstrar interesse em ajudar, mesmo se o problema não estiver ao seu alcance. Mostre ao consumidor que será feito o possível mesmo que você precise consultar outros setores.

    Explique que sua principal preocupação é encontrar novas maneiras de ajudá-lo e que existe um processo interno criterioso a ser seguido para ele ser bem atendido e o problema solucionado.

    Manter o cliente informado dos processos

    Dando seguimento no exemplo acima, mesmo que na hora não encontre uma solução palpável ou precisou enviar o caso para análise, explique ao cliente que ele será informado de todas as etapas e vai acompanhar todo o processo até a resolução.

    Afinal, nem sempre o consumidor espera uma resolução imediata, mas ele sempre espera retorno e posicionamento da empresa. Melhorar a qualidade do atendimento é se preocupar com seu cliente do início ao fim.

    Pesquisa de satisfação ao final

    Ter um controle de atendimento é uma de nossas dicas de atendimento telefônico finais. 

    O cliente precisa saber que há um controle de atendimento e ele pode avaliá-lo, isso transmite mais segurança e passa a imagem de que sua empresa está focada exclusivamente nele.

    Empresas de telefonia, por exemplo, deixam no final da ligação, uma mensagem pronta onde o cliente consegue dar uma nota de 0 a 5 no atendimento, onde 0 é muito ruim e 5 totalmente satisfeito.

    Indicação de leitura: Pesquisa de satisfação do cliente por telefone: como fazer? + 5 dicas

    Como falar bem ao telefone com o cliente?

    Agora que você já estudou todas as dicas de atendimento telefônico, é fundamental colocá-las em prática. Mas o que acha de contar com uma equipe de profissionais qualificadas para tornar sua empresa um exemplo de bom atendimento ao cliente?

    Na Prestus você conta com acompanhamento de supervisores e gravação de todas as ligações para controle de qualidade e sem preocupações com altos custos de atendimento.

    Conte com a nossa infraestrutura e forneça tudo o que precisa, como falar bem ao telefone com cliente, atendimento 24 horas e para garantir o atendimento de excelência aos clientes.

    As secretárias compartilhadas da Prestus:

    • são profissionais especializadas no atendimento ao cliente;
    • atendem o telefone no nome da empresa;
    • aplicam o questionário de atendimento receptivo;
    • encaminham os recados por e-mail e/ou SMS;
    • em caso de urgência, transferem a ligação ou acionam técnicos de plantão;
    • oferecem um atendimento humanizado;
    • fazem o pós-venda.

    Ou seja, são uma alternativa real, com serviço profissional, proporcionando um atendimento personalizado aos seus clientes, por um preço acessível a empresas de qualquer porte. Conheça a Prestus e saiba mais sobre os nossos planos.

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