Como contratar 0800 para empresa? + 5 erros comuns [GUIA]

0800 60 Clique para ver

Como contratar 0800 para empresa? 5 cuidados que você deve tomar

Por Alexandre Borin

Atendimento ao cliente

Publicado - 13/07/2022

Baixe nosso material mais recente!

Baixe nosso material mais recente!
Baixar Material
Como contratar 0800 para empresa? 5 cuidados que você deve tomar

Sumário

    Saiba como funciona e como contratar um número 0800 de forma segura para seu negócio, independentemente do tamanho ou porte.

    Se você achava que somente grandes empresas poderiam ter um número de atendimento 0800, se enganou.

    Atualmente, há opções que reduziram (e muito) a burocracia para contratação desta funcionalidade e hoje é possível ter um 0800 a partir de contas fixas ou na modalidade pré-paga, ambas sem surpresa alguma no final do mês.

    Para entender melhor sobre o que é um número 0800 e como contratar 0800 para empresa, inclusive com várias dicas sobre custos e tarifas de números 0800, sugerimos primeiramente a leitura do post: Como ter um número 0800 na sua empresa.

    Mas também é importante que você fique atento aos erros comuns que podem ser cometidos na hora de contratar um 0800, assunto este que abordaremos mais à frente neste post.

    Quer saber mais sobre como funciona o 0800 para empresas e um passo a passo de como contratar um? Continue a leitura!

    Entenda a evolução do número 0800

    Anos atrás, contratar 0800 para empresa costumava ser um negócio arriscado, tanto para as operadoras quanto para as organizações contratantes. 

    Para a operadora era praticamente como entregar um cheque em branco, ficando sujeita a calotes e tendo de pagar custos de interconexões para outras operadoras. 

    Do outro lado, para as empresas clientes (os contratantes do número 0800), o risco estava na falta de controle do tamanho da conta que viria no final do mês. 

    Afinal, como dimensionar o fluxo de ligações? Ou, como não deixar a conta crescer do meio do mês em diante quando fosse identificado o valor já muito alto após uma campanha, por exemplo?

    Adquirir um 0800 era praticamente um problemão para todas as partes envolvidas (menos para quem liga).

    Mas os tempos mudaram e, cada vez mais, pequenos e médios negócios também foram se beneficiando ao contratar 0800 e divulgar o número. Afinal, é uma excelente ferramenta de atendimento, de marketing e de vendas. 

    Neste post: “Benefícios do 0800 para sua empresa”, por exemplo, você pode conhecer alguns exemplos. Entre as principais vantagens, podemos citar:

    1. Ligações gratuitas para quem liga;
    2. Aumento no fluxo de ligações recebidas;
    3. Imagem positiva da sua empresa;
    4. Fidelização de clientes;
    5. Sucesso nas ações de marketing.

    Agora que você já sabe o que é e os principais benefícios de uma contratação 0800, confira os principais erros para que você não os cometa!

    5 cuidados que você deve ter ao contratar 0800 para empresa

    Muitas empresas fornecedoras de número 0800 nos dizem como contratar um número 0800. Mas, poucas nos contam quais cuidados devemos tomar na hora de adquirir este serviço. 

    Por isso, abaixo listamos erros que podem ser evitados no momento da contratação e até mesmo como funciona o 0800 para empresas. Vamos lá?

    1. Tarifas

    • Cuidado com as tarifas elevadas das operadoras: já vimos tarifas de R$ 1,25 por minuto para receber de celulares de outros DDDs, o que é o dobro do que negociamos quando compramos em volume. É por isso que o mercado secundário (revendedores) consegue ser mais barato que as operadoras. Veja um Comparativo de Custos 0800 – Fornecedores do Brasil;
    • Cadência: o padrão é 30/6, ou seja, cobrado um mínimo de 30 segundos, depois em frações de 1 décimo de minuto;
    • Pré ou pós-pago: o padrão é ser pós-pago, mas a vantagem do pré-pago é colocar um limite de créditos na conta e ir recarregando a cada uma ou duas semanas ou conforme acordado em contrato com a empresa fornecedora do número 0800 (normalmente pré-pagos são oferecidos mensalmente);

    Com impostos ou sem: as operadoras anunciam tarifas sem impostos (alegando que o ICMS pode ser recuperado, o que quase nunca é o caso de pequenas e médias empresas de serviços). Para obter o valor com impostos, divida a tarifa por 0,7135.

    comparativo tarifas 0800

    2. Não garantir a propriedade do número

    Há revendedores de 0800 que se comprometem a facilitar o processo de portabilidade, mas outros não. 

    Então, na hora de contratar 0800 para empresa, é fundamental que você pergunte sobre a portabilidade para ter mais segurança neste assunto.

    3. Bloquear o que não precisa

    O mais comum é que, ao entender como contratar um número 0800, as empresas bloqueiam as chamadas vindas de celulares por terem custos mais elevados. 

    Entretanto, caso você tenha boas tarifas (menos de R$ 0,75 por minuto para receber de celular e menos de R$ 0,40 para receber de telefones fixos), nossa sugestão é que não bloqueie.

    Afinal, depois de investir dezenas de reais no Google para conseguir contato, o que significa R$ 2 ou R$ 3 a mais para convertê-lo em venda? Isso com certeza vale a pena.

    4. Espera infindável até funcionar

    Se você ainda está testando suas estratégias de marketing, precisa de rapidez. Ao invés de esperar meses para contratar da Embratel, Vivo, Oi, GVT e mais alguns para fazer o 0800 realmente funcionar, existe um caminho mais fácil.

    Você pode adquirir um 0800 de um revendedor (que já percorreu todo esse caminho e aluga o número para você). E mais: pode escolher a modalidade de 0800, ramal que tem custo mais acessível e serve muito bem como canal gratuito para vendas.

    5. Falta de flexibilidade e direcionamento

    Para entender como funciona o 0800 para empresas e antes de contratar um número, verifique se possui funcionalidades, como:

    • pode ser programado para tocar no número de sua escolha (fixo ou celular);
    • pode ser direcionado para outro número, caso você não possa atender;
    • pode dar opções (de URA de atendimento ou menu de voz)  e direcionar a ligação de acordo com a opção escolhida;
    • pode limitar o tempo de atendimento a um máximo — o recomendado é 6 minutos.

    Como funciona o 0800 para empresas no mercado brasileiro?

    Para que você entenda melhor, vamos exemplificar como ocorre a contratação 0800 em três situações. Confira.

    Locaweb

    Fornece solução de PABX Virtual, possibilitando atendimento eletrônico (URA/Menu de Voz) e direciona chamadas para diversos departamentos (via SoftPhone). Não há atendimento humano caso você não atenda.

    UnoVoip

    Fornece números VoIP em alguns DDDs do Brasil.

    Prestus 

    Seus números (Número Mágico) transferem chamadas para o telefone de sua escolha. Caso sua equipe não consiga atender a ligação, uma secretária virtual compartilhada atenderá em nome da sua empresa

    Há opções de atendimento eletrônico que gravam MP3 e ainda avisam por SMS quem te ligou. Além disso, também fornece números 0800. 

    Os DDDs atendidos são:

    Dica: fique atento às diversas categorias dos fornecedores, principalmente depois dos casos que tivemos do Skype-IN (era fornecido pela empresa Transit Telecom) e da empresa TMais Telecom, que interromperam seus serviços, deixando milhares de clientes na mão.

    Basicamente, as empresas que fornecem a contratação um número 0800 dividem-se em em três categorias, de acordo com os serviços que oferecem:

    • Categoria 1 – apenas o número VoIP. Fornecedores: Locaweb, Unovoip e Prestus;
    • Categoria 2 – número VoIP + infra. Fornecedores: Locaweb (PABX Virtual) e Prestus.
    • Categoria 3 – número VoIP + infra + secretárias compartilhadas (atendimento humano). Fornecedor: Prestus.

    Mas quem vai atender as ligações do meu 0800?

    Por que divulgar um número 0800 para seus clientes e potenciais consumidores, se quando eles entrarem em contato com o negócio, a chamada não é atendida? Melhor não contar com a divulgação deste número, correto? Não

    Afinal, há alternativas para solucionar a falta de atendimento em um número 0800.

    Se você não conta com uma equipe que possa fazer o atendimento do seu 0800, a Prestus pode auxiliar seu negócio com as secretárias virtuais. São assistentes humanas que atuam remotamente 24h, se necessário, para prestar atendimento personalizado em nome da sua empresa.

    Para contratar 0800 para empresa com a Prestus é simples: temos números à pronta-entrega e já formatados nas melhores condições dentre as acima

    Além disso, você terá todo o auxílio com relação ao atendimento via nossas secretárias virtuais compartilhadas.

    Quer saber como funciona o número 0800 para empresas e como contratar um número juntamente ao serviço de secretárias virtuais? Solicite uma consultoria gratuita ou ligue para 0800 607 1538 (atendimento 24 horas).

    0800 mais atendimento humano

    Deixe o seu comentário!

          
    Alessandra disse:

    Gostaria de saber se, posso migrar meu vivo fixo e como ficaria? Haveria a possibilidade de utilizar os digitos do meu fixo?
    Qual o custo para migrar meu fixo ddd11 para ddd13?
    Há pacotes fixos? Pois só receberei mais ligações do que efetuarei?
    Qual o prazo para este processo?

     

    Oi, Alessandra! Dá pra fazer a portabilidade de um Vivo Fixo, sim. Em geral, quando trazemos um número Vivo Fixo para a Prestus, fazemos o que chamamos de virtualização, ou seja, o seu número atual permanece o mesmo (inclusive a titularidade do número continua sua), mas não existe mais conexão física: a partir daí, vc pode controlar o número 100% via web. Por que isto é melhor? É MUITO melhor, pois:
    1.) Todo mundo que te ligar, a partir de agora é cadastrado num banco de dados (vc pode inclusive programar SMS’s de incentivo, automaticamente, para daí a um ou vários dias. Imagine você receber um SMS do seu cabelereiro, 30 dias depois que vc ligou agendando. Este SMS te faria cortar mais vezes o cabelo? Para homens, garanto que funcionaria muito bem!)
    2.) As ligações poderiam tocar em qualquer outro telefone: não só outro número fixo que vc tenha, ou mesmo no seu celular.
    3.) E ainda, caso você não pudesse atender a ligação, via web vc pode conectar a ligação com outro serviço, e a mesma poderia ser então atendida por uma SECRETÁRIA ELETRONICA (que te envia um SMS, onde vc estiver, com os números identificado e para retorno, e ainda grava MP3 com o recado de quem ligou e te envia por email – R$ 90 ou R$ 115,00/mês na Prestus) ou por uma SECRETÁRIA REMOTA, que é uma secretária humana, compartilhada entre várias empresas (R$ 350,00/mês, na Prestus).

    Todos pacotes são fixos (do tipo Controle, que vc define a recarga mensal, esta sim, obrigatória)
    O Prazo é de 3 dias úteis, após o seu pagamento, embora a operadora possa demorar uma semana mais, para liberar o número. Em termos de documentação para a portabilidade, basta o titular assinar uma autorização e nos enviar uma foto da capa de uma conta telefônica recente, em que apareça o número do telefone. É só isto!
    Espero ter ajudado!
    Sds! Alexandre
    PS: Migrar um número 011 para o DDD 013, não é possível, até porque o número não seria mais o mesmo, para quem liga. (A Portabilidade só é permitida dentro da mesma cidade)

     
    wilson mesquiari disse:

    Boa tarde, é possível alugar um 0800 e ter um contrato de locação?
    Abraços e obrigado

     

    Sim, Wilson. É plenamente possível. Em algumas contratações (posso falar apenas pela Prestus), após 6 meses o cliente pode assumir a titularidade do número, inclusive. O que pode ser uma garantia a mais para você. Escreverei mais detalhes para você pode email. Se alguém mais precisar, pode deixar um comentário, aqui. Sds! Alexandre