Como ativar chamada em espera: dicas para um bom atendimento

0800 60 Clique para ver

Como ativar chamada em espera na sua linha

 

Saber como ativar a chamada em espera é uma funcionalidade que permite, enquanto você está ocupado ao telefone, ser notificado com breves bips (que só você escuta) no seu fixo, ou na tela do seu celular que outra pessoa está tentando te ligar naquele momento.

Como ativar chamada em espera

É muito simples ativar a chamada em espera (ou segunda linha, como é conhecida) em Android ou iPhone, seja em linhas celulares ou fixas como: Telefônica, Vivo, Claro, GVT ou Linha Net/Embratel. 

Infelizmente, a maioria dos funcionários de empresas não sabem que podem pedir um momento, apertar a tecla FLASH do aparelho, atender à segunda chamada (para não perder o negócio!), e voltar à primeira chamada usando novamente a tecla FLASH.

Ou seja, não saber o que é ou como ativar chamada em espera pode fazer com que você esteja perdendo vendas, negócios e até mesmo clientes! Então confira essas dicas para saber mais sobre o assunto.

Como ativar chamada em espera no telefone fixo e linhas móveis

Confira uma tabela explicativa para que você entenda cada detalhe de como ativar chamada em espera na Tim, Claro, Vivo e Oi para celulares, assim como colocar chamada em espera no telefone fixo. Descubra agora mesmo:

Qualquer linha de celular:

Todos os chips celulares vêm configurados para aceitar chamadas em espera, sem custo algum.

Para atender uma segunda ligação sem desligar a chamada atual, clique em “Atender e colocar em espera” na tela do seu aparelho.

Esta tela permite que você alterne chamadas (alternar entre as linhas), desligue qualquer uma delas e recupere a outra chamada. Os menus são bem intuitivos e aparecem apenas no momento que o seu aparelho recebe uma segunda ligação.

Para saber como desativar a chamada em espera é simples: acesse as “Configurações” do menu “Telefone” e desative a opção Chamada em Espera.

NET Fone / Embratel

Para ativar chamada em espera, disque: *43#

Para atender uma segunda ligação, sem desligar a chamada atual, tecle FLASH e então 2

Para alternar entre as linhas, tecle FLASH e então 2 novamente.

Para desligar a chamada atual e atender a segunda chamada, tecle FLASH e então 1.

Para desativar a chamada em espera: #43#

Telefônica / Vivo

A linha vai te avisar com dois bips enquanto você estiver na primeira ligação. Na linha fixa: 

Para atender uma segunda ligação sem desligar a chamada atual, tecle FLASH.  

Para alternar entre as linhas, tecle FLASH

Para desligar a chamada atual e atender a outra, coloque o telefone no gancho. Assim que a linha tocar, atenda, retornando para a outra chamada.

Linha fixo-móvel: 

Para atender uma segunda ligação sem desligar a chamada atual, tecle 2 e depois enviar

Para alternar entre as linhas, tecle 2 e enviar novamente.

Para desligar a chamada atual e atender à segunda, tecle 1 e depois enviar.

Para ativar ou desativar a chamada em espera na Vivo ou Telefônica, ligue para a operadora.

GVT Fixo

Para atender a chamada em espera: FLASH.

Para alternar as chamadas: FLASH.

A GVT permite desativar a funcionalidade diretamente no Portal GVT.

Oi Fixo

Para ativar a chamada em espera na Oi, tecle: *43#.

Para atender uma segunda ligação sem desligar a chamada atual, tecle FLASH e então 2.

Para alternar entre as linhas, tecle FLASH e então 2 novamente.

Para desligar a chamada atual e atender a segunda chamada, tecle FLASH e então 1.

Para desativar: #55#.

Passo a passo: como configurar a chamada em espera

Em geral, os celulares já vêm configurados para aceitar chamadas em espera, mas caso isso não ocorra, essa configuração pode ser realizada por códigos ou via menus, da seguinte maneira.

  • Via códigos: em qualquer celular GSM, 3G ou 4G, utilize o código *43# e então tecle ligar paraativar. Já para desativar, tecle #43# e selecione ligar;
  • Via menus: na chamada em espera em Android: acesse o ícone telefone. Então, vá em opções (em geral fica no topo à direita). Selecione configurações e vá na opção configurações adicionais. Selecione a opção ligação em espera. Já na chamada em espera em iPhone: acesse o ícone ajustes; selecione a opção telefone; então, selecione a opção ligação em esperaative o marcador.  

Pronto! Agora você já sabe como ativar chamada em espera e o seu aparelho está configurado para recebê-las caso você esteja ocupado com outra linha. 

Caso tenha ficado na dúvida em como configurar seu aparelho Android ou IOS/iPhone via menus, baixe grátis nosso material explicativo, com o passo a passo desta configuração.

Meus funcionários não atendem à segunda: o  que fazer?

Infelizmente, este é o inconveniente de se utilizar a “chamada em espera” ou “segunda linha”: o funcionário não atender à segunda chamada, fazendo com que os clientes pensem que não há ninguém na empresa.

Nestes casos, recomendamos que saiba como desativar chamada em espera e faça isso para que seu cliente não tenha uma má (primeira) impressão de sua empresa. 

Após desativar, você pode programar o Siga-me em sua linha (baixe a tabela de como programar o Siga-me do nosso próprio blog ou baixe ainda o aplicativo grátis Siga-me para Android). 

Caso sua linha não possua siga-me (a Telefônica/Vivo e a Oi não fornecem mais este serviço), há uma solução: o Número Mágico

Ele funciona como um número fixo que já nasce com um siga-me embutido e que você pode programar (via web) para tocar primeiro no fixo (ou no celular com tarifas de siga-me baixíssimas) de sua escolha. 

Aproveite e faça a autoavaliação do seu atendimento. E há ainda a opção: quando você não puder receber suas ligações, conte um time de secretárias compartilhadas para atender em nome da sua empresa, em horário comercial ou ainda 24 horas por dia. 

Quer saber mais sobre as vantagens em contratar uma assistente virtual? Confira este comparativo de custos entre uma secretária virtual e uma secretária extra.

Com o Número Mágico você nunca mais vai querer divulgar outro número para seus clientes. Tenha controle e leve o atendimento da empresa para onde você estiver. E quando não puder atender, conte ainda com secretárias compartilhadas para garantir seus negócios e anotar os pedidos de seus clientes.

14 comentários para Como ativar chamada em espera na sua linha:
LUCIANA
comentou em 26/01/2021

Boa tarde,
caso eu ligue para um ramal e ele estiver ocupado, tem como eu fazer algum processo para que o meu telefone me avise que esta desculpado antes que a outra linha ocupe novamente?

 
Amanda Carmo
comentou em 26/01/2021

Olá Luciana, como vai?
Em empresas com PABX (e nas linhas fixas da cidade de Londrina, curiosamente, mas é exceção) há esta funcionalidade, porém em geral as linhas fixas (residenciais ou comerciais) não tem esta funcionalidades. Assim, se você tem um PABX, recomendo contatar o responsável pela manutenção do seu PABX, do contrário, sugiro você programar o Siga-me em caso de Não Atende, para que outra pessoa (ou a Prestus, que é especializada nisto) atenda, em seu nome. Boa sorte! Conte conosco.

 
José Henrique
comentou em 02/01/2020

Tenho um motora G 5. Não localizei a opção de desativar a chamada em espera ou segunda chamada, cada um chama de um jeito.
Tem alguma orientação para mim ajudar?

 
Alexandre Borin
comentou em 02/01/2020

Oi, José Henrique!
Se você já tentou o código #43# (LIGAR) e não funcionou, tem mesmo que fazer como vc falou: cada aparelho tem um menu de configuração diferente, mas em geral está nas “configurações do telefone”. Você não mencionou a sua operadora, mas se for a operadora Oi fixo, o código pode ser o #55#, ok?
Boa sorte! Sds! Alexandre

 
Jeniffer
comentou em 26/02/2019

Bom dia fui ativar a chamada em espera em meu celular deu a mensagem ( falha ao ler dado resposta imprevista da rede) o que eu devo fazer para tentar corrigir.
Obrigada.

 
Alexandre Borin
comentou em 02/04/2019

Jeniffer, boa tarde. Sugiro que entre em contato com a operadora de sua linha para verificar se a mesma possui o recurso de programação da chamada em espera.

 
JOSUE GOMES LOPES
comentou em 19/01/2019

MUITO BOM POST

 
Emanuelle
comentou em 04/07/2018

Olá , eu ativo chamada em espera no meu tablete e fala problema inesperado na rede . O que eu faço ?

 
Alexandre Borin
comentou em 04/07/2018

Oi, Emanuelle. Já observei este tipo de erro muitas vezes. Ocorre com mais frequencia quando vc está em roaming (fora do seu DDD de origem), mas também vi outros casos. É um problema do lado da operadora. Vc pode tentar contato solicitando que eles ativem pra vc. Outra forma é varia entre o uso de códigos (digitados) e uso de menus (do seu smart/tablet). Desculpe não poder te ajudar, além disto! Boa sorte!

 
Fabio Alves
comentou em 09/05/2018

Olá, gostaria de saber como desativo a chamada em espera do Vivo Fixo. Obrigado

 
Alexandre Borin
comentou em 22/05/2018

Oi, Fabio. Depois que a Vivo começou a cobrar pelo serviço, acredito que você só pode ativar ou desativar o serviço ligando para o SAC da própria operadora (pois trata-se de uma cobrança adicional pra você / ou perda de receita para eles). Boa sorte!

 
Evandro
comentou em 04/04/2017

Só uma correção, para desativar a chamada em espera da NET deve-se digitar #43# com o telefone fora do gancho, depois se ouve a secretária eletrônica falar: “o recurso está agora desativado”.

Você havia informado que para desativar tinha que digitar *43*.

Fiz isso nos meus 2 telefones da empresa, agora estamos sem o problema de ligarem aqui e o telefone ficar como se tivesse tocando para o cliente e ninguém estivesse atendendo.

Obrigado pela ajuda.

 
Alexandre Borin
comentou em 04/04/2017

Obrigado, Evandro! Vc está correto (pra desativar programações, a lógica é sempre # + código + #). Acabo de corrigir, no artigo. Um forte abraço! Alexandre

 
Escreva seu comentário:

Seu e-mail não será publicado.

*
*


Ultimas postagens

O que são metodologias ágeis

Marcelo Marques

Metodologias ágeis: o que são + 3 exemplos

Empreendedorismo - 18/05/2021

 

 Gerenciar projetos pode ser uma prática muito mais eficiente quando você sabe o que são metodologias ágeis e como implementá-las em sua empresa. Começar um projeto pode ser considerado um grande desafio, afinal, são inúmeras questões as quais você deve […]

Como fazer um bom plano de negócios

Amanda Carmo

Como fazer um bom plano de negócios? Planejamento em 6 passos

Empreendedorismo - 06/05/2021

 

 Os 6 passos para fazer um bom plano de negócios são: Estudar o mercado em que seu empreendimento se insere; Definir seu modelo de negócios; Escrever sua Missão, Visão e Valores; Definir quais são os objetivos e metas do seu […]

Alexandre Borin

Atendimento ao cliente
Publicado - 17/01/2015


Pesquise no blog

Receba nossa NewsLetter!

Fique por dentro das melhores dicas de atendimento e empreendedorismo

Baixe nosso material mais recente!

Baixar Material