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Os robozinhos já estão disponíveis no mercado e alguns, inclusive, prestam atendimento gratuito ao consumidor. Saiba mais.
Empresas de todos os segmentos têm usado o WhatsApp, que se tornou uma ferramenta muito relevante para manter o relacionamento com clientes.
Em posts mais antigos do nosso blog, comentamos sobre as diversas funcionalidades e benefícios do uso do WhatsApp e do WhatsApp Business para as empresas, no que diz respeito à agilidade de retorno, organização e, claro, relacionamento com os clientes.
Entretanto, nada comentamos sobre a utilização ou até mesmo como criar um chatbot para WhatsApp, proposta que abordaremos neste post. Confira para descobrir muito mais sobre o assunto
O que é um chatbot?
A princípio, chatbot nada mais é do que um software que interage com usuários, simulando uma conversa natural por meio de chat. Ou seja, é um robô que conversa com humanos, por meio de mensagens pré-programadas.
Aliás, alguns são programados a partir de inteligência artificial para que, ao invés de apenas sanar possíveis dúvidas de usuários, possam também aprender a responder perguntas não programadas de forma correta, a fim de melhorar a experiência do usuário.
Só para exemplificar, com um chatbot é possível:
- Reduzir equipes dedicadas ao atendimento ao cliente;
- Capturar informações fornecidas e autorizadas pelo usuário (ex: nome, e-mail, telefone, solicitação), para que a empresa possa dar o devido retorno;
- Agilizar a comunicação entre a empresa e o usuário;
- Receber feedback de consumidores sobre seus produtos e/ou marca.
Já para usuários, embora alguns ainda sejam mais receosos em interagir com os robozinhos, é inegável seus benefícios no que diz respeito à simplificação de problemas. Com um chatbot é possível que usuários, por exemplo:
- Tirem dúvidas mais frequentes sobre um produto ou serviço, inclusive 24 horas por dia;
- Obtenham respostas e retorno mais ágeis;
- Solicitem um suporte técnico/retorno da empresa;
- Não precisem ficar em longas filas de espera, para atendimento telefônico.
Lembrando que, mais uma vez, há diversas vantagens de utilização, de acordo com cada área de atuação da empresa e solicitação do usuário.
Como funciona o chatbot para WhatsApp?
Agora vamos ao que importa! Voltando para um cenário “mais mobile”, o lançamento do WhatsApp Business no início de janeiro de 2018 permitiu às empresas uma maior facilidade na organização e agilização do envio de mensagens.
Com isso, permitiu que empreendedores e profissionais se comuniquem por meio de mensagens, fotos, vídeos e áudios, tudo através de um perfil empresarial. Então, o WhatsApp finalmente decidiu liberar sua API oficial para o desenvolvimento de chatbots por grandes empresas.
Anteriormente, era praticamente impossível a usabilidade de um bot para WhatsApp Business devido aos termos de segurança e de privacidade do próprio aplicativo.
Entretanto, com a liberação de sua API, tornou-se possível a automatização e o controle de mensagens por meio dos tradicionais bots, já então conhecidos. E melhor do que isso, algumas empresas, como a Prestus, disponibilizam soluções de atendimento como o chatbot para WhatsApp grátis.
Principais dificuldades enfrentadas pelas empresas antes do chatbot para WhatsApp
Uma pesquisa foi realizada pela Prestus no segundo semestre de 2018 com profissionais e empreendedores de diversos segmentos de atuação, adeptos ao uso do WhatsApp e do WhatsApp Business.
Nela, identificamos que embora a ferramenta possibilite a automatização e organização de mensagens lidas e respondidas dentro do próprio APP, alguns quesitos ainda deixavam a desejar, como por exemplo:
- Falta de controle de contatos realizados;
- Conversas pessoais misturadas com conversas profissionais;
- Equipes constantemente interrompidas com mensagens no aplicativo;
- Falta de tempo para responder mensagens.
Todos esses impactos comprovam que nem sempre o uso do aplicativo era 100% eficiente dentro dos negócios.
Não obstante, os entrevistados também foram questionados quanto aos desafios que gostariam de sanar fazendo o uso do WhatsApp.
Dentre as respostas, destacaram-se: a possibilidade de atrair e capturar mais cadastros/leads incentivando-os ao “Fale conosco, via WhatsApp” e também a capacidade de aumentar a fidelização e relacionamento com clientes.
Outros pontos levantados foram o aumento da velocidade de fechamento de negócios e mais interações de prospecção pelo aplicativo.
Porém, exatamente pelos motivos de interesse acima, existem restrições do WhatsApp e de sua API para que usuários não sejam constantemente impactados com mensagens indesejáveis ou não solicitadas, enviadas por empresas. Portanto, chatbots para WhatsApp apenas respondem interações iniciadas por usuários.
Dica: Fique atento! Chatbot para WhatsApp que inicia uma interação com o usuário certamente advém de soluções piratas, que não integram com a API oficial do WhatsApp.
Principais benefícios do chatbot para WhatsApp
Com a automatização de mensagens personalizadas e controle de contatos por meio da liberação da nova API, é possível que empresas de qualquer porte garantam aos seus clientes ainda mais agilidade de resposta, assim como um retorno comercial mais efetivo.
A seguir, descrevemos alguns dos benefícios do chatbot para WhatsApp, principalmente para pequenas e médias empresas, que muitas vezes ainda não dispõem de desenvolvimento interno de tecnologia, nem de profissionais dedicados ao manuseio do App. Destacamos:
- Captura de dados para retorno comercial;
- Controle de interações por meio de acesso a área de clientes;
- Interações e campanhas personalizadas;
- Agilidade de retorno;
- Integrações com softwares de CRM e marketing digital;
Assistente virtual para WhatsApp grátis
Além do atendimento virtual compartilhado, a Prestus desenvolveu em parceria com empresa Wavy, empresa integradora da API oficial do WhatsApp, o atendimento automático compartilhado, batizado de 0800EUGENIO (0800 384 3646).
O 0800EUGENIO, assistente virtual para WhatsApp, usa links e palavras-chave como ponto de partida para iniciar o atendimento personalizado de consumidores de pequenas e médias empresas (PMEs).
Ou seja, é basicamente, uma landing page via Whatsapp que integra usuários finais com a central de atendimento de diversas empresas, além de já esclarecer dúvidas mais simples via assistente virtual (bot) no início do atendimento, sem a necessidade do transbordo para as centrais de atendimento.
Além disso, com ele você pode cadastrar uma campanha de interatividade gratuitamente e usar um link exclusivo da campanha, em páginas do seu site e nos e-mails da sua empresa, pois o 0800EUGENIO fará o atendimento virtual de seus clientes.
Usando o 0800EUGENIO, sua empresa poderá, já na versão FREE:
- Capturar de leads/cadastros que iniciaram a interação pelo WhatsApp, clicando em um simples link;
- Receber via e-mail todos os dados capturados na interação (as perguntas são padrão na versão FREE: nome, e-mail, telefone e qual a solicitação);
- Ter acesso à Área de Clientes exclusiva para sua empresa, no site do 0800EUGENIO;
OBS: é possível personalizar as perguntas realizadas e integrar o 0800EUGENIO com o RD Station ou outros sistemas (Opcional de R$ 110/mês – Plano Silver).
Experimente o atendimento do 0800EUGENIO
Por fim, você pode experimentar o uso do 0800EUGENIO antes de criar seu assistente virtual/chatbot para WhatsApp.
Clique aqui para receber um SMS: experimente no seu celular e nos conte o que achou! Ou clique aqui, para experimentar no WhatsApp via Web (funciona também).
Além do mais, não se esqueça de acessar este link para criar, gratuitamente, o seu assistente virtual.
Para isso, basta um breve cadastro, aceitação dos termos de uso (alguns segmentos tais como jogos, remédios, bebidas, religião, política e envio de ofertas não-solicitadas não são permitidos) e em breve seu assistente virtual estará aprovado em definitivo.
Importante: buscando combater qualquer tipo de SPAM, o assistente virtual 0800EUGENIO não permite nenhum envio de mensagens que não sejam em resposta ao usuário! O 0800EUGENIO só interage através da API oficial do WhatsApp e quando é o usuário quem inicia a conversa.
Quer saber mais sobre o 0800EUGENIO? Assista nossa série de 3 vídeo:
1 – Assistente Virtual / BOT gratuito para WhatsApp! Como criar o seu.
2 – Assistente Virtual / BOT gratuito para WhatsApp! Parte 2.
3 – Assistente Virtual / BOT gratuito para WhatsApp! Parte 3 – Exemplos.
Um abraço e até o próximo post.
[caption id="attachment_2738" align="alignnone" width="700"] Fale com a gente![/caption]
Nossa! TOP Conteúdo…
Parabéns… Gostei muito do seu artigo…
Só veio à agregar mais conhecimento para mim e complementar sobre um post que fiz no meu blog sobre. O Futuro Das Redes Sociais.
ChatBots é a bola da vez devido muitas redes sociais entregarem muito pouco conteúdo gratuito, até mesmo para nossos seguidores.
Pois, eles querem que nos pagamos para fazer anúncios.
Por isso a importância dos chatbots para atrair tráfego gratuito até nossa plataforma.
Parabéns. SUCESSO.