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Atendimento ao cliente

Publicado - 19/05/2021

Chatbot para atendimento: entenda quais as vantagens para sua empresa

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

 

O chatbot para atendimento é uma das principais maneiras de promover a satisfação do cliente através de ferramentas de comunicação que estão aqui para ajudar a sua empresa.

Como uma empresa, todos reconhecemos a importância em oferecer um bom atendimento ao cliente, afinal, essa é uma das principais maneiras de fidelizá-los. Inclusive, um dos principais motivos de reclamação em relação ao atendimento, segundo o relatório da Zendesk, está relacionado à demora em ser atendido.

Ainda bem que hoje podemos contar com diferentes tecnologias para otimizar o tempo e serviço do nosso negócio, não é mesmo? Essa é uma das grandes vantagens do chatbot para atendimento.

Se você já usou esse serviço em grandes empresas, então sabe do que estamos falando e, principalmente, da grande importância dessa ferramenta para o sucesso do cliente. Quer saber mais sobre o que é um chatbot para atendimento, como funciona e até mesmo quais as vantagens da sua implementação? Então, continue a leitura. 

O que é um chatbot para atendimento?

Para entender o que é chatbot, primeiramente vamos ao termo: vem da junção de duas palavras: chat + robot, ou seja, conversa com robô. E apenas com isso já dá para compreender melhor os usos dessa ferramenta, não é mesmo?

Basicamente, as marcas têm usado o chatbot para oferecer um atendimento de excelência, otimizando a comunicação com seus clientes. 

Ou seja, as empresas programam o chatbot para interagir com o usuário, a partir de algumas perguntas e respostas personalizadas, viabilizando conversas interativas. Com o chatbot para atendimento é possível:

  • Solucionar principais dúvidas;
  • Dar informações sobre pedidos realizados;
  • Oferecer a cartela de produtos e demais informações sobre a empresa.

E muito mais facilidades, que cabe à empresa definir quais são essas perguntas que desejam ser respondidas de maneira otimizada, sem requerer a presença efetiva de um atendente.

Como criar um chatbot?

Agora que você já entende o que é o chatbot para atendimento, deve estar se perguntando como criar um para sua empresa. A princípio, existem ferramentas gratuitas e pagas para isso, mas também depende de quais canais de atendimento você quer utilizá-lo.

Por exemplo, é possível criar um chatbot para Facebook, em que você consegue atender os seus visitantes com respostas automáticas através de uma simples configuração na página.

Em relação ao chatbot para WhatsApp, algo que vem sendo muito utilizado pelas empresas, temos um conteúdo completo explicando mais sobre as principais funcionalidades e até mesmo como criar.

Você pode se interessar por esse conteúdo: Chatbot para WhatsApp: o que é e qual a melhor solução para sua empresa?

Afinal, quais as vantagens de usar um chatbot?

Já deu para entender um pouco mais sobre a importância do chatbot para atendimento e do próprio relacionamento entre empresa e cliente, não é? Agora vamos ver algumas das principais vantagens que podem ser percebidas por você para o seu negócio.

1. Agilidade

Vivemos em um mundo completamente digital, o que significa que as pessoas estão acostumadas com a rapidez e agilidade. E é exatamente isso o que o chatbot para atendimento se propõe a trazer.

Uma das principais reclamações dos clientes no atendimento das empresas é em relação à demora nas respostas. Mas com o chatbot, isso já não é mais um problema, já que a interação ocorre de forma instantânea. 

2. Conveniência

Você sabia que os canais de mensagens tem se mostrado uma preferência entre os clientes? Isso mostra como a conveniência é um aspecto fundamental para o relacionamento e o contato entre a empresa e o consumidor.

Segundo pesquisa da Zendesk, a troca de mensagens aumentou durante a pandemia, inclusive ao falar com empresas, principalmente em por plataformas como o Facebook e WhatsApp. É o que mostra o gráfico a seguir:

Fonte: Zendesk

3. Disponibilidade

Se você já ficou algumas horas pendurado no telefone em seu horário de trabalho, tentando resolver alguma questão burocrática com uma empresa, então sabe bem por que a disponibilidade é uma questão fundamental.

Com o chatbot você não precisa se preocupar se os seus clientes não serão atendidos, já que é possível ter múltiplos atendimentos simultâneos. Além disso, uma das principais vantagens do chatbot é que ele está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana. Muito mais prático, não é?

4. Redução de gastos

Com a utilização de chatbot é possível economizar recursos da sua empresa. Isso porque, além de ser possível encontrar ferramentas gratuitas, o chatbot otimiza o tempo dos seus agentes de atendimento.

E sabemos bem como tempo é dinheiro. Uma vez que alguns clientes conseguem utilizar o chatbot de atendimento para tirar dúvidas ou dar início às chamadas, o atendente fica responsável apenas por solicitações mais complexas, o que ajuda a diminuir o tempo nas filas de espera.

5. Satisfação do cliente

Por último, mas nunca o menos importante, devemos sempre considerar a satisfação do cliente como uma prioridade. E é exatamente isso o que o chatbot para atendimento faz.

Afinal, você consegue atendê-los de maneira personalizada, sem diminuir a qualidade do atendimento e, principalmente, de forma rápida e eficiente. E não é isso o que todo cliente quer?

Com a satisfação do cliente, temos também a sua fidelização, algo essencial para toda empresa. Ou seja, são muitos os benefícios que o atendimento por chatbot pode trazer para seu negócio. 

Mas os chatbots resolvem toda a comunicação com o cliente?

Por mais importante que os chatbots sejam para a comunicação com a sua empresa, ele não resolve todos os problemas. Isso porque, por mais abrangente que a tecnologia tenha transformado os robôs, ainda há questões que apenas os atendentes humanos conseguem resolver.

Além disso, há muitos clientes que preferem o atendimento telefônico ao entrar em contato com uma empresa. Por isso, oferecer esse canal de comunicação é tão importante.

Ou seja, os chatbots para atendimento não estão aqui para substituir o atendimento humano, apenas para otimizá-lo. E, principalmente, para melhorar o relacionamento do cliente com a marca.

E se o atendimento telefônico for um problema para a sua empresa, seja pelo baixo número de funcionários ou então pela qualidade no atendimento, temos uma solução para você.

Você sabia que a terceirização do atendimento telefônico pode te ajudar a reduzir custos? Com as secretárias virtuais é possível oferecer um atendimento humanizado e personalizado aos seus clientes.

E independentemente do horário, porque a Prestus oferece o serviço de atendimento 24 horas. Ou seja, sempre que o seu cliente ligar, terá alguém para atendê-lo. Você nunca mais vai precisar se preocupar com uma chamada não atendida.

As secretárias virtuais atendem o telefone no nome da sua empresa, aplicam o questionário de atendimento receptivo e encaminham os recados por e-mail e/ou SMS. Ou seja, essa é uma alternativa real para oferecer um atendimento personalizado e diferenciado aos clientes que preferem conversar diretamente com uma pessoa ao invés do chatbot.

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