Chamada não atendida: qual o custo para sua empresa?

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Chamada não atendida: quanto sua empresa está perdendo?

Você sabe quanto a sua empresa perde por cada chamada não atendida? Saiba o que significa e a importância do atendimento telefônico para a experiência personalizada do seu cliente.

Já parou para pensar quanto a sua empresa deixa de faturar cada vez que você não pode atender uma chamada telefônica?

Será que, quando um prospect entra em contato com a sua empresa, depois de uma ou duas tentativas mal sucedidas, ele vai tentar novamente o contato? Provavelmente a resposta é não.

Depois de ter problemas para conseguir entrar em contato com você, um potencial cliente pensa que terá o mesmo problema toda vez que precisar falar na sua empresa.

Isso é péssimo para seus negócios, não é mesmo? Então, o que fazer? Como encontrar soluções para conquistar e manter clientes através do atendimento telefônico eficiente?

O que você perde com uma chamada não atendida?

Vamos partir para a matemática, para que você entenda quanto pode estar perdendo quando não atende chamadas telefônicas.

Digamos que uma vez ao dia o telefone toque na sua empresa e não seja atendido. Os motivos podem ser diversos, desde ausência, horário de almoço, horário de almoço ou até mesmo fim do expediente.

Se a sua empresa tiver em um mês, 24 chamadas não atendidas, sendo que 1/3 dessas chamadas são de potenciais clientes, então estamos falando de oito oportunidades de vendas que a sua empresa pode estar perdendo.

Agora, vamos supor que o seu índice de fechamento de novas oportunidades seja de 50%. Dessa maneira, você está deixando de ganhar aproximadamente 4 clientes em um mês por não atender o telefone quando ele toca.

Então, por que você está desperdiçando essa oportunidade de vendas? Como reverter esse cenário?

Qual a importância do atendimento telefônico?

O atendimento telefônico é uma das etapas mais importantes quando falamos sobre o atendimento ao cliente. Inclusive, essa é uma das primeiras impressões que você pode passar ao seu consumidor em potencial.

Ao contratar um serviço, o mínimo que o cliente espera é que ele seja atendido rapidamente e sempre que precisar.

Quer saber o que significa uma chamada não atendida? Um cliente insatisfeito. E ninguém quer isso, não é mesmo? Afinal, a principal maneira de entender como conquistar e manter clientes é oferecer a ele uma boa experiência.

Ou seja, um bom atendimento telefônico traz inúmeras vantagens à sua empresa quando falamos sobre a fidelização de seus clientes. Mas também oferece outros benefícios, como:

  • Solucionar dúvidas e problemas: você precisa estar acessível quando o seu cliente mais precisar, seja para responder às dúvidas ou resolver problemas;
  • Boa experiência ao seu cliente: assim, é mais provável que ele dê preferência ao seu negócio ao invés do concorrente, independentemente dos valores;
  • Satisfação do cliente: é o que toda empresa busca, não é mesmo? Com isso, além da fidelização, também é mais fácil conquistar novos clientes através das indicações.

Ou seja, estar disponível ao seu cliente, principalmente através do suporte 24 horas, significa deixar de lado as ligações não atendidas e dar lugar ao atendimento telefônico de eficiência e que faz toda a diferença na experiência do cliente.

Você sabe o quanto está perdendo, diariamente, por chamada não atendida?

Afinal, como oferecer um bom atendimento ao cliente?

Você pode resolver o problema de uma chamada não atendida de maneira simples: através do serviço de secretárias virtuais compartilhadas, que promovem um suporte à sua empresa 24 horas por dia.

Com o serviço de secretárias virtuais, você não terá mais o problema de chamada não atendida, já que 100% de suas chamadas telefônicas são devidamente respondidas, independentemente do horário que for realizada.

Como funciona o serviço de secretárias virtuais?

Quer entender como funciona? É simples. Ao contratar um serviço de secretárias virtuais, a sua empresa ganha um número fixo de fácil memorização para divulgar em seu material de marketing e vendas.

Feito isso, toda vez que alguém ligar para o número, você pode programá-lo para tocar no seu escritório ou ser atendido por uma secretária virtual. E caso você programe para tocar no seu escritório, mas ninguém atenda, as atendentes virtuais recuperam suas chamadas e iniciam o atendimento.

Invista no suporte 24 horas

Mas não para por aí. As secretárias virtuais podem acessar agendas dos profissionais de sua empresa, sistema de CRM ou ERP para incluírem pedidos, dar sequência em alguma informação ou anotar o recado e enviar um resumo do atendimento para o seu negócio.

O extrato com as chamadas é enviado via e-mail e/ou SMS, e com ele você pode retornar o contato e dar sequência ao atendimento realizado pelas secretárias.

O que tudo isso significa? Que graças às secretárias virtuais e o suporte 24 horas você não precisará mais se preocupar com chamadas não atendidas. 

Isso melhora a imagem da sua empresa, faz com que a experiência do cliente seja aperfeiçoada e permite que novos usuários cheguem até você. É o que toda empresa busca, não é mesmo? Tudo o que você precisa fazer para começar é escolher o seu plano.

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