Por

Atendimento ao cliente

Publicado - 06/08/2014

Beep: Sim, ainda existe o serviço de pager

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

 

O pager, por muito tempo foi um equipamento essencial para encontrar pessoas, dar recado, passar mensagens de emergências e fazer contato com as pessoas.

Quem não se lembra dos seriados americanos, em que no meio de uma conversa, o pager de um médico toca e ele precisa sair correndo pois se trata de uma emergência?

Os bips fizerem muito sucesso nos anos 1990 e, assim que os pagers chegaram no Brasil, foram uma febre.

Em muitos desses seriados, como House, os bips são vistos a todo o momento e, fazer parte da rotina dos médicos – não podem ser desligados enquanto estão trabalhando e, em dias de sobreaviso.

Talvez se você tiver um pouco menos de 25 anos, não se lembra muito dos pagers. Mas, os bips já foram febre por aqui também.

Porém, com a popularização dos celulares, acabaram abrindo espaço e, não são mais um serviço utilizado nem encontrado por aqui.

Muitas empresas que forneciam o serviço de pager tiveram que mudar o seu modelo de negócios e, muitas optaram pelo serviço de rastreamento de veículos, por exemplo.

O serviço de pager foi muito importante para muitos profissionais, como os médicos.
O serviço de pager foi muito importante para muitos profissionais, como os médicos.

Entenda um pouco mais o funcionamento do pager

Um pager (ou bip), é um dispositivo eletrônico usado para contactar pessoas através de uma rede de telecomunicações. O bip antecedeu os telefones celulares e foi muito popular entre as décadas de 80 e 90.

Os bips utilizavam tecnologia de transmissões de radio para interligar um centro de controle de chamadas e os usuários. Antes de começar a perder espaço para os telefones celulares na segunda metade da década de 90, os Pagers viveram seu auge de popularidade.

O pager no Brasil teve um crescimento impressionante, assim que chegou, em 1992. De 10 mil usuários no ano de estreia, o serviço de bips pulou para 100 mil um ano depois e para 800 mil em 1996, o ano de ouro dos aparelhos.

As vantagens do pager versus os celulares

Para muitas pessoas, depois que o aparelho celular começou a se tornar popular no Brasil, não havia mais razão para se usar pagers.

Afinal, o celular funcionava melhor do que um pager, uma vez que no bip se recebia mensagens no formato de texto, e no celular você poderia falar diretamente com a pessoa, interagindo em tempo real.

Mas, nem para todo mundo o celular é uma grande vantagem.

Além dos médicos, os técnicos eram outros profissionais que, muitas vezes preferiam passar o número do seu pager, para os clientes, em vez do celular. Isso acontecia por conta da privacidade.

Aqui estão 2 vantagens do bip, em vista dos celulares, principalmente para profissionais que precisam de um meio de contato profissional com seu público.

#1. Privacidade

Muitos profissionais precisam disponibilizar um número de contato para seus clientes. Mas, por outro lado querem privacidade e manter o número de seu celular apenas para uso pessoal.

Assim, o pager é uma maneira fácil de manter uma linha direta com clientes e pacientes.

#2. Serviço 24 horas

O que acontece com o seu celular quando ele tá fora de área, ou se você está em uma reunião, dirigindo, ou qualquer outra coisa que você não pode atender?

Obviamente significa que a ligação vai ficar sem ser atendida. No caso de um pager você terá a mensagem e saberá do que se trata mesmo que não possa atender.

É só você olhar a mensagem em seu “bip” depois e descobrir do que se trata.

Assim, você não pede oportunidades de atendimento e nenhuma informação de seus clientes e pacientes.

Um outro detalhe importante é que o serviço é 24 horas e, mesmo que você esteja dormindo, ele vai receber seus recados e você não vai perder nada.

Serviço de pager tem a vantagem de ser 24 horas e transmitir recados em tempo real.
Serviço de pager tem a vantagem de ser 24 horas e transmitir recados em tempo real.

A volta do serviço dos bips e pagers

Se você quer ter um serviço de recados 24 horas, ainda ainda assim ter um único aparelho, é possível utilizar o celular e um serviço de atendimento que transcreve os recado e os envia  por SMS, sem perder nenhum detalhe, ou ter que divulgar o seu número de celular, isso é totalmente possível, através de uma empresa séria, que opera há mais de 5 anos, 24h por dia, sem parar.

A Prestus é uma destas empresas. Lançou em 2009 o Número Mágico e, com ele você pode ter um serviço de recados praticamente idêntico ao pager, e ainda mais personalizado (atendido já em nome da sua empresa).

Ao contratar esse serviço, os profissionais liberais, como técnicos e médicos ganham um Número Mágico.

Esse número funciona 24 horas e, ao atender a ligação de seus clientes, nossos atendentes vão anotar o recado e enviar um SMS ao seu celular.

Dessa maneira, você não precisa divulgar o seu número de telefone e, ainda garante que toda vez que alguém ligar para o seu número, ele será atendido. Um sistema bem parecido com o de um bip.

Nossas atendentes virtuais ainda podem ajudar a qualificar o contato, fazendo perguntas personalizadas para que todas as mensagens tenham os dados necessários.

Assim, todo profissional liberal e autônomo que quer ampliar o seu atendimento, melhorar o relacionamento com clientes e profissionalizar seu negócio pode atender seus clientes 24 horas por dia e receber recados em tempo real.

E finalmente, você não precisa de um pager para isso.

Tudo que você precisa é do seu celular e contratar um Número Mágico e usufruir de um atendimento personalizado e profissional 24 horas por dia. Ele vai funcionar como um bip.

Dá pra sentir na pele as vantagens de não perder mais nenhum recado importante e atender sempre, todos os clientes.

Conheça nossos planos e veja como nossas atendentes virtuais podem ajudar a profissionalizar o seu atendimento.