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Secretária Virtual

Publicado - 25/02/2022

Comparativo de custos: vale a pena contratar uma secretária CLT?

Tempo estimado de leitura: 7 minutos

 

O comparativo de custos é uma medida importante quando estamos pensando sobre os benefícios de contratar uma secretária em regime CLT. Afinal, será que vale a pena? Existem outras alternativas?

O trabalho de uma recepcionista, secretária ou assistente pode ser muito similar e é fundamental para o funcionamento de diversas empresas, de clínicas médicas aos escritórios de advocacia.

Pensando na importância dessa função, vale a pena considerar as opções que temos na contratação do serviço. Afinal, com a transformação digital, algumas questões devem ser consideradas, desde a necessidade do trabalho presencial até a otimização dos processos e redução de custos.

Principalmente em tempos de crise, entender como diminuir os gastos das empresas é uma etapa essencial para o sucesso e até mesmo para o bom funcionamento do negócio.

Mas, antes de optar por cortar custos, devemos avaliar de onde eles vêm. Por exemplo, qual a carga horária de uma secretária e o piso salarial? Existem opções mais vantajosas do que contratar uma assistente CLT? Quais os benefícios disso e para quem seria indicado?

Para responder a essas questões, precisamos fazer um comparativo de custos de uma secretária CLT e uma virtual (conhecida também como assistente remota). Essa decisão pode, inclusive, mudar o rumo dos negócios. Quer saber mais sobre isso? Continue a leitura!

O que devemos buscar em uma secretária?

Um dos problemas mais frequentes nas empresas está relacionado ao atendimento telefônico e, principalmente, a alta taxa de chamadas não atendidas. Podemos, inclusive, pensar que essa é uma das principais funções dessa profissional.

A verdade é que as demais obrigações vão depender do local em que se trabalha. Uma assistente de um consultório, por exemplo, será responsável por agendar as consultas e organizar os horários do médico.

Já uma secretária em um escritório de advocacia normalmente vai marcar as reuniões dos advogados, fazer reservas, responder às principais dúvidas de clientes e organizar as agendas, por exemplo.

Em outros locais, pode ser prioridade do profissional receber pagamentos, fazer o acerto de contas, solicitar o orçamento de pedidos e compras, organizar o ambiente de trabalho. 

Secretária CLT x virtual: quais as diferenças?

Como pudemos observar, são diferentes atividades que podem ser realizadas, dependendo do perfil da empresa. 

Para encontrar a secretária ideal, é necessário acertar com ela quais serão as obrigações e deveres, para certificar-se de que a profissional pode realizar todas as funções esperadas.

Tanto secretárias CLT quanto remotas podem desempenhar as mesmas tarefas, conforme o que foi acordado pelo contratante. Além disso, lembre-se de que a secretária remota não é uma voz robótica, mas sim uma pessoa real realizando atendimentos em nome do seu negócio.

Considerando as semelhanças entre essas duas profissionais, pode surgir a dúvida: mas então, qual contratar? Tudo depende das necessidades da sua empresa e um comparativo de custos pode ser o diferencial que você precisava para definir isso.

Alguns empreendedores podem afirmar que precisam de uma secretária ou recepcionista presencial para receber pacientes ou clientes, por exemplo. Nesse caso, contar com um profissional que seja CLT pode ser a melhor alternativa.

Mas, pode ser que com o passar dos anos, essa recepcionista esteja sobrecarregada, já que o volume de atendimentos aumentou e não consegue dar conta de todas as suas funções. 

Nesse caso, em vez de contratar alguém para trabalhar ao lado dela, é possível pensar em uma assistente virtual em home office.

Funções de uma assistente virtual

  • atendimento telefônico receptivo e ativo;
  • prospecção de clientes;
  • agendamento e confirmação de consultas ou reuniões;
  • gerenciamento do e-mail;
  • estratégia de pós-vendas e pesquisa de satisfação;
  • trabalhos administrativos, como contar a pagar e a receber, orçamentos, etc.

Além disso, dependendo do serviço que você contratar, pode ter a opção de atendimento telefônico do secretariado virtual por 24 horas. Ou seja, mesmo que seus clientes liguem fora do horário comercial, podem ter as suas solicitações respondidas.

São benefícios que devemos considerar, certo? Mas, com certeza, algo que não podemos deixar de lado é o comparativo de custos. Qual o salário base da secretária executiva? E os custos de uma assistente virtual? Como avaliar essas questões? Veremos a seguir.

Comparativo de custos: secretária CLT x secretária remota

A contratação de um colaborador CLT consiste em pensar nos diferentes pontos, além do piso salarial de secretária. Isso porque, como sabemos, existem outras questões legais que influenciam no comparativo de custos.

Um dos maiores exemplos são os encargos trabalhistas, que incluem o 13º salário, férias remuneradas, vale transporte, licenças e até mesmo a rescisão contratual. Além disso, também temos os encargos sociais, que são os encaminhados ao governo, como FGTS e INSS.

Muitos itens para serem considerados, certo? Além disso, o piso salarial de secretária pode depender de acordo com a sua profissionalização, sindicato ao qual faz parte e o nível do cargo.

Por exemplo, segundo dados levantados pela Catho, a média salarial para secretárias no Brasil, de acordo com o cargo é:

  • Técnico em Secretariado: R$ 1.441
  • Secretária: R$ 1.382
  • Secretária Executiva: 2.977
  • Secretária Comercial: R$ 1.257
  • Secretária Escolar: R$ 1.485
  • Secretária Financeira: R$ 1.420

Se você está pensando qual a carga horária de uma secretária, o mais comum é que varie de 40h a 44h semanais, podendo trabalhar de segunda a sexta ou segunda a sábado, mudando apenas quantidade de horas trabalhadas por dia.

Então, pensando no comparativo de custos, como tudo isso funciona para a secretária remota? Temos uma planilha completa sobre este assunto, baixe gratuitamente agora mesmo!

Como funciona a secretária remota na Prestus?

O que podemos adiantar é que na Prestus, por exemplo, existe um plano mensal com atendimento 24 horas que inclui:

  • atendimento humano, personalizado e receptivo;
  • atendimentos simultâneos;
  • transferência de chamadas;
  • acesso à área de clientes;
  • diversas integrações disponíveis;
  • realização total ou parcial de ligações ativas.

Ou seja, é uma grande economia para a sua empresa quando consideramos os dois formatos de atendimento.

Além disso, com as secretárias remotas, você não precisa se preocupar com o local ou ferramentas de trabalho, sendo um custo ainda menor na contratação desse profissional.

A Prestus é a primeira e maior empresa de Secretárias Compartilhadas no Brasil, atendendo em nome de mais de 500 organizações com total sigilo e prestatividade. 

As secretárias virtuais da Prestus:

  • são profissionais especializadas no atendimento ao cliente;
  • atendem o telefone no nome da empresa;
  • aplicam o questionário de atendimento receptivo;
  • encaminham os recados por e-mail e/ou SMS;
  • em caso de urgência, transferem a ligação ou acionam técnicos de plantão;
  • oferecem um atendimento humanizado;
  • fazem o pós-venda.

Ou seja, são uma alternativa real, com serviço profissional, proporcionando um atendimento personalizado aos seus clientes, por um preço acessível a empresas de qualquer porte e atendimento 24 horas. Conheça a Prestus e saiba mais sobre os nossos planos.